Com a tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, tem feito com que as pessoas procurem, de forma mais urgente, por informações. Porém, na ânsia de saber e entender o que está acontecendo, podem acabar acessando páginas desinformativas que publicam materiais fantasiosos ou sem contexto nas redes sociais, as chamadas “fake news”. Por isso, ao procurar por notícias na internet, os especialistas orientam a importância de consumir o conteúdo feito pelos veículos de comunicação dos órgãos oficiais.
A coordenadora do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristina Porciúncula, alerta que, especialmente em momentos de crise, como o que a sociedade gaúcha está vivendo, há uma multiplicação de informações que não são reais, e há também um jogo político, econômico e social que envolve as fake news. “O jornalista precisa ser sério, mas as pessoas também têm que checar as fontes. Com a intensidade das tecnologias, percebemos que o compartilhamento se torna automático, portanto é responsabilidade de todos este cuidado”, disse.
Para o professor do curso de Jornalismo, Marcus Spohr, controlar a produção e a disseminação das fake news é um dos grandes desafios. “Ela já está conectada à má índole e à mentira, com uma intenção distorcida da verdade. Quando a informação cai na mão do cidadão comum, corremos o risco do impulso do compartilhamento sem a reflexão devida do que está escrito. Portanto, uma das primeiras orientações, é não não repassar, para assim, interromper a corrente de propagação. Podemos visitar sites oficiais para confirmar, mas isso requer tempo, e as pessoas, infelizmente, não querem disponibilizar esse tempo”.
Páginas oficiais
Se você quer acompanhar notícias oficiais, assim como conteúdos de prestação de serviço, alertas e orientações à população, procure páginas como as seguintes:
Governo Federal - https://www.gov.br/pt-br
Governo do Estado - @governo_rs e www.estado.rs.gov.br
Prefeitura de Pelotas - @prefeituradepelotas e www.pelotas.com.br
Defesa Civil - @defesacivilrs e www.defesacivil.rs.gov.br
Portos - @portosrs e www.portosrs.com.br
As páginas citadas acima, além de produzirem conteúdos diários acerca da enchente, publicam apenas informações verdadeiras e já checadas por suas equipes de comunicação. Então, na hora de compartilhar alguma notícia recebida pela internet, verifique se esta informação foi reproduzida nestes canais, ou até mesmo se já não foi desmentida por eles.
Redação Marcela Santos e Pedro Vargas