/ Notícias / Professor e acadêmicas da Medicina lançam publicação sobre Diabetes Mellitus
Professor e acadêmicas da Medicina lançam publicação sobre Diabetes Mellitus
02.03.2023 | 11:19 | #medicina
Professor e acadêmicas da Medicina lançam publicação sobre Diabetes Mellitus

O professor e endocrinologista, Jivago Lopes, junto com as alunas do curso de medicina, Ana Laura Dajori, Antônia Lepsen e Mariana Ramos, lançam livro sobre a Diabetes Mellitus. Os exemplares serão distribuídos na primeira semana de março nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) administradas pela UCPel.

Junto com a distribuição dos livros, será realizada uma apresentação de orientações acerca da educação médica para um melhor manejo dos pacientes insulino dependentes.

Segundo o docente, a ideia do livro surgiu dos alunos da ATM 23, que durante as atividades práticas no ambulatório de endocrinologia sentiram a necessidade de trabalhar a educação em diabetes com o paciente. “Na ocasião, não tínhamos um material nosso que facilitasse esse trabalho”, enfatiza Jivago. 

A ideia de elaborar o “caderno do diabetes” surgiu através da ideia de distribuí-lo nas seis UBS’s administradas pela Católica de Pelotas. “Com isso pretendemos melhorar a adesão ao tratamento e as orientações em relação ao diabetes, de forma clara e prática”, aponta.

Para a discente, Mariana Ramos, uma das editoras do livro, o projeto é importante para reforçar o conhecimento adquirido na graduação. “Para mim como aluna, além da importância na formação médica, atuando nos projetos de extensão, também é uma maneira de  contribuir positivamente no tratamento da doença, auxiliando na comunicação e relação objetiva entre médicos e pacientes”, afirma. 


Conheça um pouco mais sobre a doença


O que é?

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.


Quais os tipos mais comuns de diabetes?

O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.


O que é diabetes tipo 1?

Em 5 a 10% dos casos de diabetes, correspondem ao tipo 1, no qual o sistema imunológico atacam as células que produzem a insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea, ocasionando aumento nas taxas de glicemia.


O que é diabetes tipo 2?

Costuma ser assintomática, e as manifestações ocorrem geralmente na idade adulta (após os 40 anos) com evolução lenta dos sintomas e possibilidade de complicações tardias (renais, oftalmológicas e neuropáticas). Ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.


O que é o pré-diabetes?

Pré-diabetes é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não caracterizam o Diabetes Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em pessoas com fatores de risco, como sobrepeso, obesidade, hipertensão e alterações nos lipídios. Nesta etapa, apesar de 50% dos usuários desenvolverem a doença, os outros 50%, por meio de incorporação de hábitos saudáveis na alimentação e prática de atividade física, poderão retardar a evolução e complicações do diabetes.


Quais os sintomas do diabetes?
 

Sintomas do diabetes tipo 1:

Fome frequente;
Sede constante;
Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
Perda de peso;
Fraqueza;
Fadiga;
Mudanças de humor;
Náusea e vômito.
 

Sintomas do diabetes tipo 2:

Fome frequente;
Sede constante;
Formigamento nos pés e mãos;
Vontade de urinar diversas vezes;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
Feridas que demoram para cicatrizar;
Visão embaçada.


Como prevenir?


A incorporação de hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade. O Ministério da Saúde adotou internacionalmente metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país.

 

Redação: Tiago Rodrigues - Com informações do site do Ministério da Saúde

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?