As transformações nas relações de trabalho e os impactos gerados à saúde física e mental do trabalhador entram em discussão, a partir deste sábado (18), no curso de extensão promovido pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel). Ainda é possível se inscrever para participar da atividade, que prossegue nos dias 1° e 15 de junho, das 8h30 às 13h, na sala 333C do Campus I.
O curso propõe uma discussão crítica de questões étnico-raciais, gênero e classe social apontando reflexões acerca desses impactos a partir da experiência dos próprios trabalhadores. Os debates contarão também com a presença de professores e pesquisadores da UCPel e de outras universidades da região.
De acordo com a técnica do Nesic, Solaine Gotardo, mais de 2 milhões de pessoas morrem anualmente devido a doenças ou acidentes relacionados ao trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho. Além disso, dados do aumento de problemas emocionais e psicológicos chamam a atenção. Projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que em 2020 a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho por parte dos colaboradores.
Interessados em entender e refletir sobre as problemáticas atuais do trabalho podem realizar inscrição através do link e também através do evento no Facebook. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo e-mail cursosdesaudedotrabalhador@gmail.com.
São responsáveis pela atividade o Grupo de Pesquisa Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), Observatório do Trabalho (UFPel), curso de Psicologia (UCPel), Diretório Acadêmico do curso de Psicologia (UCPel) e Diretório Central dos Estudantes (UCPel).
18/05
O trabalho na história: percursos e influências na saúde do trabalhador
Debatedores:
Francisco Vargas – sociólogo e professor de sociologia do trabalho da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Marlon Campos - psicólogo e pesquisador de saúde mental do trabalhador.
Cristiane Marcos – psicóloga, professora da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e pesquisadora na área de saúde mental do trabalhador.
Arilson Cardoso – professor da UCPel e médico na área de saúde coletiva e gestão em saúde pública.
01/06
Que trabalho e que trabalhadores? (gênero, questões etnoraciais, classes sociais).
Debatedores
Thaise Farias – psicóloga e pesquisadora na área de saúde mental.
Carla Ávila – socióloga e professora de sociologia da UCPel.
Karine Peres – psicóloga e professora de psicologia do trabalho da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
15/06
Contexto social, políticas públicas e saúde do trabalhador em debate - Experiências e agravos à saúde relacionada ao trabalho.
Enerstina Pereira – representante dos trabalhadores domésticos.
Ana Mara Isquierdo – advogada previdencialista.
Cléber Kickhofel – representante dos trabalhadores da alimentação.
Bianca Carla Macedo da Costa – representante dos trabalhadores da saúde.
Ledeci Coutinho – representante dos trabalhadores da educação.
Eliane Rolloff Rutz – representante dos trabalhadores rurais de Canguçu.
Redação: Karina Kruschardt