/ Notícias / Museu de História Natural da UCPel é fonte para pesquisa de doutorado
Museu de História Natural da UCPel é fonte para pesquisa de doutorado
Para estudar contaminantes ambientais em aves aquáticas, a doutoranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabiane Bergmann, conta com o suporte do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para a realização de necropsia para coleta de material científico. O estudo de Fabiane pretende verificar se aves aquáticas de até oito espécies, entre elas a Amazonetta Brasiliensis, Dendrocygna Viduata e Phimosus Infuscatus, estão ou não contaminadas por pesticidas e metais pesados.

A doutoranda conta que escolheu a Católica devido à estrutura oferecida para a realização deste tipo de trabalho e pelos profissionais que atuam na Instituição. Com a parceria, o Museu também ganha, pois parte do material recebido para o estudo até o momento, composto por 24 indivíduos de três espécies, será incluído no acervo científico permanente do local. “Esse material que estamos coletando será disponibilizado para outros pesquisadores”, informa a bióloga e laboratorista da UCPel, Maria Helena Vaz.

Atualmente, ambientes aquáticos estão sendo modificados e devido a isso, essa população de aves pode estar contaminada. “Algumas vezes, dependendo da dose, o organismo dessas aves consegue reverter essa contaminação”, explica. Caso isso não ocorra, essas substâncias podem alterar o gene/DNA dessa população e prejudicar de alguma forma as próximas gerações.

No momento, a doutoranda realiza na UCPel a coleta de separação do material, que será analisado na UFSM. “Já tenho cerca de 50% da amostra necessária para a minha tese”, conta. Ela ainda deverá retornar à UCPel antes do fim do ano para a necropsia de mais uma remessa de aves, que virão de municípios como Sentinela do Sul, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Museu
O Museu de História Natural da UCPel conta com dois tipos de acervo: o didático, onde os animais encontram-se em posições naturais, e o científico, onde pesquisadores interessados em verificar detalhes de determinadas espécies podem utilizar o material. São mais de 35 mil espécimes catalogadas.

O local está aberto à visitação da comunidade, e funciona das 8h às 11h30min e das 13h às 18h30min, na sala 219 C (Campus I da UCPel – Rua Gonçalves Chaves, 373). Agendamento de visitas para grupos, assim como outras informações, podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8289.