/ Notícias / Health UX Lab da UCPel promove a união do ensino, da pesquisa e da indústria
Health UX Lab da UCPel promove a união do ensino, da pesquisa e da indústria
07.06.2024 | 14:05 | #institucional #edr
Health UX Lab da UCPel promove a união do ensino, da pesquisa e da indústria

O Health UX Lab - Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para Saúde, do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é uma proposta criada em parceria com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a Lifemed, que busca o desenvolvimento tecnológico da região e a qualificação dos futuros profissionais da saúde. O projeto conta com recursos do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Convênio/Termo de Colaboração: SICT 21/2022).

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a inovação na zona Sul do Estado através da avaliação de segurança no uso de equipamentos eletromédicos produzidos pela indústria da saúde, conforme as normativas da ANVISA. O laboratório apresenta uma estrutura hospitalar completa para a realização de ensaios de validação e usabilidade utilizando o método da simulação. A simulação se caracteriza por imitar situações do cotidiano em ambiente controlado, o que permite avaliar equipamentos mais complexos, das classes de risco III e IV (ANVISA) utilizados especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O laboratório de Simulação (SIMLAB) existe desde 2016 com a proposta de ser uma ferramenta adicional a ser utilizada no ensino em saúde, inicialmente nas áreas da medicina e enfermagem, proporcionando aos estudantes o treino e o desenvolvimento de habilidades em manequins antes de entrar em contato com pacientes reais, garantindo a segurança no atendimento aos pacientes e qualificando estes alunos.

Os ambientes simulados estão distribuídos em 147m², com salas que comportam 20 alunos cada uma, sendo identificadas como: Sala de atendimento ginecológico e parto, Sala de emergência e sutura, Sala de comunicação e consulta, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermaria. Ainda, em prédio anexo ao laboratório, existe a área da Unidade Básica de Saúde Simulada (UBS).

Para a coordenadora do projeto, Ana Cristina Kraemer, o Health UX Lab, além de oferecer um grande serviço para a comunidade, se torna um espaço essencial para o aprendizado dos alunos do curso de Medicina. “É um avanço tecnológico obtido com a união do ensino, da pesquisa e da indústria”, pontua.

Segundo o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Fábio Castro Neves, o laboratório tem como objetivo montar uma estrutura completa de simulação de ensaios de validação e usabilidade em ambiente controlado para avaliar tecnologias, equipamentos e produtos da nossa região, não só de fabricantes, mas também de prestadores de serviços. “O Health UX Lab ficará aberto para todo o Brasil, são pouquíssimas estruturas que têm essa condição de fazer ensaios como esse. Somos privilegiados nessa questão e acreditamos que possa ser uma forma rentável também para a universidade, estamos entrando em outra área, não só a acadêmica.”

A pesquisadora do projeto, Larissa Daneluz, exaltou a importância da iniciativa. “Estou adorando fazer parte, tendo em vista que aprendo diariamente sobre um assunto do qual não tinha muito conhecimento. Fizemos vários treinamentos com profissionais muito qualificados e referência na área de usabilidade de dispositivos médicos e assim pudemos obter a expertise de especialistas em usabilidade”, relata.

A bolsista mestranda, Cíntia Protzen Fonseca, considera um privilégio participar de um projeto que visa trazer para a região a perspectiva de oferecer um serviço completo para avaliação de equipamentos e tecnologia em saúde. “Essa experiência tem me proporcionado vivência significativa de aprendizado com grupos interprofissional, focando em pesquisas em base de dados científica, realizando dinâmicas para elaboração de cenários para testes simulados de desempenho de usabilidade, de confiabilidade e de avaliação clínica, além de reuniões para discussão de ideias que auxiliam na elaboração de documentos que atendam aos requisitos legais para equipamentos eletromédicos”, avalia.

Redação: Betânia Bierhals

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?