/ Notícias / Cetres/UCPel promove roda de conversas entre usuários e pesquisadora de Portugal
22.09.2020 | 16:15 | #cetres

Na próxima sexta-feira (25), o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza evento virtual entre seus usuários e a fisioterapeuta e pesquisadora Marlene Rosa, do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. A roda de conversas ocorre às 16h através do Google Meet.

A relação entre a UCPel e a pesquisadora ocorreu por intermédio do educador físico Márcio Strelow Mendes, que era aluno do curso de Fisioterapia e realizou intercâmbio em Portugal. Durante essa experiência, conheceu a pesquisadora e comentou sobre o Cetres, despertando o interesse de Marlene em conhecer o trabalho junto aos idosos de Pelotas.

Marlene desenvolve pesquisas em prevenção e promoção de saúde em idosos por meio de atividades lúdicas, mais especificamente jogos. Possui a empresa Agilidades, que realiza terapias recreativas como meio de treinar a função motora, cognitiva e social em pessoas com algum grau de incapacidade e fragilidade.

Interação e criatividade

O bate-papo de sexta-feira promete ser realizado através da troca de saberes e vivências entre a pesquisadora, que comentará sobre seus estudos e aplicação prática, e os usuários do Cetres, que devem compartilhar experiências pessoais.

Mendes, que também participará da conversa, adianta que esses relatos ajudarão a criar um jogo de prevenção a dores. Diferentes profissionais, como psicólogos, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores físicos, irão contribuir na elaboração da proposta lúdica.

Este será o primeiro de outros encontros previstos para ocorrer junto ao Cetres. Em outubro, a fisioterapeuta portuguesa participa de uma das atividades da programação dos 30 anos do projeto de extensão. Será uma mesa redonda com os professores da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.

Redação: Max Cirne