/ Notícias / Arquitetura da UCPel participa de webinário sobre Habitação Social
Arquitetura da UCPel participa de webinário sobre Habitação Social
29.07.2021 | 12:16 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura da UCPel participa de webinário sobre Habitação Social

A atuação do programa de extensão Sustentabilidade no Habitat Social do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel será um dos destaques do Webinário promovido pela Rede de Habitação Social de Pelotas (Rede HIS). O evento ocorre nos dias 05, 12, 19 e 26 de agosto, todas as quintas-feiras, pelo canal da UCPel no Youtube, e vai discutir o problema da habitação social.

O seminário virtual, explica a coordenadora do projeto de extensão da Católica, Joseane Almeida, pretende apresentar a REDE com a intenção de atrair mais participantes, além de abordar a legislação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social(ATHIS)- Lei n°11.888/2008 e destacar casos concretos das formas de aplicação. Ainda na programação do evento serão apresentadas experiências da ATHIS realizadas em Pelotas, inclusive pela ação extensionista da UCPel. “Precisamos disseminar a importância de construir caminhos para reduzir o problema da habitação social que, embora seja estrutural, ficou mais evidenciado a partir da pandemia.  E sobretudo estimular profissionais, estudantes e poder público para dar mais atenção ao assunto”, afirma a professora.

Sustentabilidade no Habitat Social na REDE

A REDE surgiu, relata a docente da UCPel, como forma de unir as competências dos vários envolvidos nas ações relacionadas à carência habitacional da população de baixa renda e a ausência de uma política para a redução do problema em Pelotas. O programa de extensão do curso de Arquitetura foi um dos protagonistas na criação da Rede de Habitação Social de Pelotas, grupo que conta com a participação de empresas, profissionais da área, instituições de ensino e organizações não governamentais. Durante o Webinário a coordenadora do Sustentabilidade no Habitat Social irá compartilhar as ações promovidas pela Católica junto à comunidade. “Participar do webinário como representante da UCPel na REDE é muito importante para efetivar os objetivos da extensão: promover diálogos fora dos muros da universidade e contribuir na formação de profissionais comprometidos com a realidade”, frisa a professora Joseane.

Programação do Webinário e como participar

O público-alvo do Webinário REDE HIS são profissionais e estudantes interessados na temática da habitação social, prefeituras, organizações não governamentais, vereadores e lideranças comunitárias. As pessoas que quiserem obter certificado de participação podem se inscrever durante as palestras que ocorrem das 17h às 19h. A programação do evento pode ser conferida no perfil do Instagram ou na página do Facebook da REDE HIS.

Redação: Alessandra Senna