/ Prouni
Prouni

Lista de espera Prouni 2019/2

 

O ProUni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em Instituições Privadas de Educação Superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas Instituições de Ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita de 1,5 salários mínimos para bolsas integrais, ou 3 salários mínimos para bolsas parciais; o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os Candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos. A classificação para a bolsa ProUni é feita através da nota obtida no ENEM. Informações sobre o processo ENEM podem ser obtidas em Portal do Mec.

Abaixo, a lista de documentos que deverão ser trazidos pelos pré-selecionados (conforme a disponibilidade de vaga):

 

Legislação

As Portarias do Ministério da Educação encontram-se no site do ProUni através do link a seguir: Legislação/Portarias (site MEC)

 

Bolsa Permanência

A Bolsa Permanência é um benefício com valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos – ProUni, matriculado em curso presencial com no mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 6 (seis) horas diárias de aula, de acordo com os dados do Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação. A Portaria Normativa Nº 19, de 14 de setembro de 2011, regulamenta os novos procedimentos para a concessão da Bolsa Permanência do Programa Universidade para Todos – ProUni. 

A Portaria Normativa MEC Nº 19/2011 e o Edital Nº 12/2011, bem como as demais normas legais do Prouni, encontram-se disponíveis na página eletrônica do Programa Prouni Portal "legislação".

 

Assinaturas do termo coletivo de atualização da Bolsa Prouni

As instituições de ensino superior participantes do Prouni deverão efetuar os procedimentos de atualização semestral das bolsas já concedidas, conforme o disposto no caput do art. 2º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005, e no inciso I do art. 3º da Portaria Normativa MEC nº 19, de 20 de novembro de 2008, torna público o período para efetuação da atualização de bolsas do Programa Universidade para Todos – Prouni.

 

Supervisão de Bolsistas

As informações aos Candidatos mais relevantes sobre a supervisão do ProUni encontram-se na:

Portaria Normativa nº8, de 26 de abril de 2013

 

Informações para os Candidatos

As informações aos Candidatos mais relevantes sobre o ProUni encontram-se no link a seguir: Informações aos candidatos.

 

Equipe ProUni UCPel

 

CONTATO | Informações Gerais

Campus Santa Margarida - Prouni

Horário de Atendimento:De segunda a sexta-feira: Das 10h às 19h 
Telefone:+55 (53) 2128 8247
E-mail: prouni@ucpel.edu.br

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?