/ Notícias / Farmácia da UCPel está com novo currículo
Farmácia da UCPel está com novo currículo
15.10.2024 | 18:05 | #farmacia
Farmácia da UCPel está com novo currículo Foto Leandro Lopes

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) anuncia uma reformulação significativa no Curso de Farmácia, a ser implementada a partir de 2025. A nova estrutura curricular do curso, que tem nota máxima no conceito do Ministério da Educação (MEC), foi desenvolvida para atender às exigências do mercado.O curso, que conta com aulas teóricas e práticas, visa proporcionar uma formação sólida e abrangente para os futuros farmacêuticos.

"O objetivo principal dessa reformulação é ajustar o curso às áreas de maior crescimento, como a farmácia clínica e a farmácia estética", explica Daniel Schuch da Silva, coordenador de Educação Continuada e Extensão da UCPel e membro do colegiado do curso de Farmácia. Ele também destaca que a nova matriz curricular possibilita ao aluno atuar em diversas áreas, como farmácias comerciais, hospitais e até mesmo na indústria farmacêutica.

Um dos grandes diferenciais da UCPel é o foco prático, com estágios 100% presenciais em áreas como atenção primária à saúde, farmácia hospitalar, drogarias e farmácias de manipulação, além de laboratórios de análises clínicas. "Queremos reforçar que a prática é o nosso grande trunfo. Os alunos têm acesso a cenários reais de atuação, como o Hospital Universitário São Francisco de Paula, que é uma estrutura própria da UCPel", afirma Elemar Maganha, coordenador do curso de Farmácia.

A nova matriz também mantém o compromisso com a curricularização da extensão, garantindo que 10% da carga horária seja destinada a atividades de extensão, o que complementa a formação acadêmica com experiências reais de atuação.

A reestruturação foi motivada pela necessidade de se adaptar às demandas do mercado de trabalho. O curso de Farmácia visa atender tanto alunos que buscam uma primeira graduação, quanto aqueles que já possuem experiência na área e desejam aprimorar seus conhecimentos. “O curso é noturno que permite a conciliação entre trabalho e estudos”, destaca Maganha como mais um dos atributos da graduação.

"Com a reformulação, a expectativa é que o curso de Farmácia atraia um número ainda maior de alunos, oferecendo uma formação que alia teoria, prática e empregabilidade que chega próximo aos 100% em um mercado em plena expansão.

Redação Online

Ao se inscreverem nesta modalidade, os candidatos deverão realizar prova online — na forma de redação em Língua Portuguesa. A prova, com duração de até duas horas, poderá ser realizada imediatamente após a inscrição ou em outra oportunidade, a critério do candidato — desde que as vagas para o curso pretendido não estejam esgotadas. Neste caso é possível optar por outro curso de seu interesse, se nele houver vaga disponível.

Nota do Enem

Os candidatos que quiserem ingressar na UCPel a partir da nota do Enem não precisam realizar uma prova. No ato da inscrição, pelo Portal do Inscrito, os candidatos devem apenas informar o ano em que participaram do Exame. Serão aceitos os resultados do Enem de 2016 a 2024.

Reescolha

A opção reescolha é dirigida ao público que tenha prestado Vestibular de Verão, Vestibular de Inverno ou Vestibular Agendado na UCPel, no período entre os anos de 2021 e 2024, sem a necessidade de realizar qualquer prova.

Redação Débora Borba