/ Notícias / Alunos do curso de Psicologia produzem dicas para contribuir na readaptação de rotina
22.06.2020 | 13:25 | #psicologia #coronavirus

A abordagem da Qualidade de Vida foi ressignificada pelos acadêmicos do décimo semestre do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Novas temáticas ganharam espaço de debate durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e logo surgiu a proposta de construir conteúdos que colaborem de forma real com a nova rotina da comunidade acadêmica. A ação intitulada “Reflexões de futuros psicólogos sobre o período de isolamento” faz parte da disciplina de Qualidade de Vida, ministrada pela professora Mariana Bonati de Matos.

A docente conta que a pandemia afetou completamente a rotina da população e trouxe muitos prejuízos para a qualidade de vida de todos. “Atualmente quando pensamos sobre qualidade de vida no trabalho, surgem novos fatores que influenciam nesta variável, como a adaptação ao trabalho remoto, reorganizando o espaço e o tempo em meio às tarefas e distrações do lar. Da mesma forma, quando abordamos qualidade de vida para os estudantes, precisamos compreender que os alunos têm enfrentado dificuldades para assimilar os conteúdos frente aos diversos estímulos dentro de casa que podem dificultar a atenção ao conteúdo”, exemplifica.

Nesse sentido, os estudantes produziram dicas sobre como readaptar aspectos gerais da rotina atípica vivida atualmente e maneiras simples de minimizar os transtornos causados pela pandemia. O conteúdo sugere, por exemplo, que os alunos mantenham a preparação para a aula on-line conforme ocorreria se fossem para o ambiente universitário, vestindo roupas adequadas e evitando os pijamas. “Estando mais confortável, o cérebro estará condicionado para este momento de relaxamento e o aluno poderá inclusive estar mais sonolento e menos suscetível ao aprendizado”, aborda um dos trechos do trabalho. Além disso, os textos produzidos também reforçam a importância de pedir ajuda já que nem sempre conseguiremos passar por momentos difíceis sozinhos.

“Os alunos se sentem muito ansiosos com toda essa situação que estamos vivendo porque em breve deixarão o ambiente acadêmico e estarão prontos para atuar como profissionais da área, em meio a um momento de incerteza, falta de recursos”, acrescenta. Com boa aplicabilidade no cotidiano de alunos, professores e colaboradores, a produção também contribui no processo de formação dos futuros psicólogos descobrindo os benefícios da utilização dos meios digitais, importantes no processo de reinvenção da profissão.

Confira a seguir os conteúdos produzidos pelos acadêmicos:

Tá tudo bem se não estiver tudo bem

A importância da leitura em momentos de isolamento social

Quarentena Criativa

Manual de sobrevivência do estudante e trabalhador na pandemia

Crianças na quarentena... e agora?

Empatia e solidariedade na família durante o distanciamento social

Redação: Mariana Santos