/ Notícias / Alunos da Enfermagem da UCPel capacitam equipe de UBS
Alunos da Enfermagem da UCPel capacitam equipe de UBS
20.07.2021 | 13:45 | #enfermagem
Alunos da Enfermagem da UCPel capacitam equipe de UBS

Como retribuir o acolhimento para a realização de um estágio? Compartilhando conhecimento, segundo os alunos do 9° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas, Marcio André Martins e Gerson Lange. Os dois, com a supervisão de professores, resolveram ensinar à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo, onde estagiaram, técnicas de atendimento de urgência como forma de agradecer pelo o que aprenderam durante a prática universitária.

A ideia surgiu, conta Márcio, ao perceberem que os profissionais precisavam se atualizar para esse tipo de atendimento. Como ele e o colega, Gerson, além de estudantes de Enfermagem são também socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), resolveram ensinar as técnicas de primeiros socorros à equipe que todo o dia atende dezenas de pacientes. “Queríamos retribuir o acolhimento e conhecimento  nos passado na UBS, e através dessa capacitação vimos que seria uma boa forma de retribur”, diz Márcio.

Foi então que a dupla, utilizando manequins adultos e pediátricos, capacitou oito profissionais da UBS. Segundo o médico da unidade de saúde e professor do núcleo de Saúde Coletiva do curso de Medicina da Católica, Alexandre Moch, os alunos ensinaram técnicas de suporte básico de vida, em especial o atendimento à parada cardiorrespiratória em adultos e crianças. ”Embora sejamos uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, muitas vezes somos a equipe que presta o primeiro atendimento no domicílio e já tivemos alguns episódios de parada cardiorrespiratória dentro da unidade, sendo de fundamental importância estarmos capacitados”, relata o professor.

Para a gerente de atenção básica da UBS, Jéssica Buchweitz, a atuação acadêmica no processo de trabalho em saúde é muito rica, ocorrendo a troca de saberes entre profissional e aluno. “Quando os estudantes são expostos à atividades de educação, se sentem valorizados e pertencentes àquele espaço, além de proporcionar vivências e conhecimento aos profissionais da Unidade”, frisa ao elogiar a iniciativa dos alunos da UCPel.

Redação: Alessandra Senna