Ajudar entidades e projetos sociais a arrecadar alimentos, roupas, brinquedos, produtos de higiene, para distribuir à quem precisa. Essa é a ideia principal do Balcão Solidário, uma ação do projeto de extensão Direito na Rua do curso de Direito da UCPel. Retomada no início de junho, a iniciativa está recebendo doações para o projeto “Muito além de uma marmita” - que distribui alimentos para moradores de rua, e para o Comitê de Desenvolvimento do Dunas.
Reativado pelas alunas do 1° e 3° semestres do Direito, Ana Carolina Valente e Polyane Dornelles, o Balcão Solidário, além de fazer doações diretas, atua, também, como um intermediador entre quem doa e quem auxilia famílias e pessoas em vulnerabilidade social. “O balcão quer incentivar e viabilizar doações de pessoas físicas ou jurídicas para repassar à comunidade pelotense”, explica Ana Carolina.Para auxiliar o projeto “Muito além de uma marmita” e o Comitê de Desenvolvimento do Dunas, que receberão as doações no próximo mês, o Balcão está priorizando a arrecadação de alimentos e produtos de higiene.
A primeira ação do Balcão Solidário de 2021 foi junto a uma família moradora do bairro São Gonçalo. As estudantes souberam da situação enfrentada por avó e neta, que têm renda apenas do programa social Bolsa Família, durante atendimento jurídico realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo Ana Carolina, em pouco tempo o Balcão Solidário arrecadou alimentos, roupas, brinquedos e até mochila para doar às duas.
As pessoas ou empresas que quiserem colaborar com o Balcão Solidário, podem enviar mensagem para os seguintes perfis no Instagram:
Também é possível fazer contato pelo telefone:
(53) 98147-1535 (Direito na Rua).
Redação: Alessandra Senna