O ano de 2024 foi de desafios, união e transformação. Foi também de superação. E para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o cenário não foi diferente.
Pelos corredores da UCPel, milhares de vidas se cruzaram. Alunos, professores, colaboradores, histórias entrelaçadas. Projetos nasceram, conquistas foram celebradas e desafios enfrentados. A música abriu o ano, ecoando notas de esperança no Festival Internacional Sesc de Música. E, então, os planos começaram a tomar forma.
Mas 2024 não foi um ano comum. O Rio Grande do Sul viveu o maior desastre climático dos últimos tempos. Entre perdas humanas e materiais, repletas de momentos de dor e de luta, surgiram histórias de esperança, de reconstrução, de entregas e de investimentos. “Em 2024 exercemos nossa fé e nossa solidariedade. Foram muitas mãos, diferentes áreas do conhecimento e um único propósito: ajudar. Juntos, enchemos os corações de centenas de famílias com boas energias e muito amor, e nossas estruturas tornaram-se abrigo para quem precisava. Definitivamente foi um ano de superação”, avalia o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior.
E enquanto a UCPel acolhia, também construía. A Cidade do SUS ganhou vida, com o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. “Entregamos mais de 40 consultórios, um investimento que devolve à comunidade um cuidado gratuito e humano”, aponta o reitor.
E os investimentos não param por aí. O Hospital de Simulação se encaminha para ser o maior hospital de simulação realística do Rio Grande do Sul, impulsionando o desenvolvimento tecnológico como apoio à educação da região. Outros novos laboratórios estão em plena obra, já entrando na fase final, para - somados aos já inaugurados - completarem a estrutura da Cidade do SUS.
A Rádio Universidade iniciou um processo de remodelação e esteve presente em momentos decisivos do município. A estrutura dos campi da UCPel recebeu investimentos de acessibilidade e tecnologia, com espaços novos e modernos.
Pelos corredores, a UCPel recebeu a maior edição do Salão Universitário, com palestrantes renomados, eventos internacionais e semanas acadêmicas. “Celebramos a ciência, a arte, a vida. De palestras a MBAs, de doutorados a novas possibilidades, sempre reafirmando o que somos: um palco da transformação”, conta Bachettini.
A universidade prosseguiu com seu desenvolvimento, mantendo foco no avanço educacional, no suporte à comunidade acadêmica e no progresso regional. Em 2024 foram realizados projetos estratégicos que refletem o compromisso com a melhoria contínua e o engajamento social. “Fizemos investimentos significativos nas pessoas do nosso time, em infraestrutura, tecnologia, acessibilidade, capacitação docente. Tivemos iniciativas pioneiras no Hospital Universitário São Francisco de Paula que reafirmam a dedicação e o compromisso da UCPel em fornecer um ambiente educacional de qualidade e de promover uma interação positiva com a comunidade”, lembra o reitor.
Ao completar 64 anos, a UCPel embalou a comunidade com música, cultura, encontros e serviços, coroando as conquistas de um período tão desafiador como este de 2024. “São 2,3 mil empregos diretos, mais de 2,6 mil empregos indiretos, oito mil fornecedores e 4,5 mil alunos. O que nos move é uma energia que transcende essas questões naturais do número. Aqui os alunos se multiplicam, os professores se multiplicam, os funcionários se multiplicam e isso é muito bom de trabalhar. E em 2025 seguiremos juntos, por novos e melhores tempos”, finaliza.
Redação Marcela Santos