» Acesse o Caderno de Resumos de Simpósios
SIMPÓSIO 1
A SALA DE AULA ORIENTADA POR PROJETOS DE APRENDIZAGEM E PELO DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTOS: REFLEXÕES SOBRE OS (NOVOS) PERFIS DE PROFESSORES/AS
SALA C309
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR(ES)/A(S) |
11:00-11:15 |
O ensino de inglês através de um projeto de multiletramentos: a busca do engajamento do aluno no ensino fundamental |
Gisele Langaro Soares |
11:15-11:30 |
A Pedagogia de Projetos na Pós-Graduação em Ensino na Saúde: Redação Científica e Gêneros do Discurso |
Alexandre do Nascimento Almeida |
11:30-11:45 |
A Experiência de Formação para a Docência em Língua Inglesa em uma Universidade de Ciências da Saúde |
Ana Luiza Pires de Freitas |
11:45-12:00 |
O desenvolvimento de profissionais docentes para o século XXI: comunidades de aprendizagem promovendo novos perfis de professores |
Cristina Gibk |
12:00-12:15 |
A vivência de projetos de aprendizagem no contexto de ensino de língua: a formação docente que transborda seus espaços institucionalizados |
Cristiane Maria Schnack |
SALA C426
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR(ES)/A(S) |
11:00-11:15 |
ENSINO INTERDISCIPLINAR: Estudo de caso em uma escola municipal de Pelotas |
Marilia Dias Treicha |
11:15-11:30 |
A FORMAÇÃO DOCENTE E USO DAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
Cleide Martinez da Silva Martins, Ana Paula de Araújo Cunha |
11:30-11:45 |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES |
Jossemar de Matos Theisen e Veronice Camargo da Silva |
11:45-12:00 |
Um olhar complexo sobre os novos perfis de professores frente ao letramento digital. |
Letícia Berneira Cardozo |
12:00-12:15 |
Trabalho docente e participações contingentes |
Taiane Malabarba |
SIMPÓSIO 2
A VOZ IMPRIMINDO SENTIDOS
SALA C419
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
A VOZ DO ALUNO: REAFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DE UM DIZER |
Michele Lemões da Silva Santos |
11:15-11:30 |
ANÁLISE DA FALA DE UMA MÃE PRESA: relações entre cárcere e maternidade |
Luciana Iost Vinhas |
11:30-11:45 |
A PROSÓDIA ASSINALANDO SENTIDOS NO DISCURSO DA DEFESA. |
Clóris Maria Freire Dorow |
11:45-12:00 |
ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PROSÓDIA DA REPRESENTAÇAO DO DISCURSO OUTRO (RDA) |
Jael Sanera Gonçalves |
12:00 – 13:30 |
Tempo para debate |
Todos |
SIMPÓSIO 4
CORPO E DISCURSO: possibilidades de interpretação
SALA C426
Dia 16/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
10:00-10:15 |
Discurso, gênero e suas (inter)relações |
Ane Cristina Thurow |
10:15-10:30 |
O corpo: espaço de fronteira e resistência |
Cássia R Gonçalves |
10:30-10:45 |
Quando um corpo obeso se faz visível: uma análise discursiva |
Dagma Colomby |
10:45-11:00 |
O diabo, a moda e o corpo em almanaques católicos de língua alemã na primeira metade do século xx |
Imgart Grützmann |
SALA C412
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
10:00-10:15 |
Práticas discursivas sobre a sexualidade na escola: processo em (des)construção |
Jorge André Nogueira Alves |
10:15-10:30 |
Transfeminicídio: o gênero da violência |
Laura Nunes Pinto |
10:30-10:45 |
Tipo uma menina: estereótipo feminino e formas de subjetivação |
Patrícia Luiza Gonçalves Trindade |
SIMPÓSIO 5
CULTURA, TERRITORIALIDADES E CORPO
SALA C410
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
10:00-10:15 |
O CORPO COMO DISPOSITIVO DE VISUALIZAÇÃO: exercícios de interpretação |
Ângela Mara Bento Ribeiro |
10:15-10:30 |
IMAGENS EM REDE: o corpo enquanto espaço de significação na mídia |
Camila Borges dos Anjos |
10:30-10:45 |
FRONTEIRAS DA INTERCULTURALIDADE: Zona rural de Pelotas-RS e suas etnias |
Cristiane Bartz de Ávila |
10:45-11:00 |
O CORPO SUICIDA E A SOCIEDADE: Uma visão sistêmica |
Gabriela Kanaan da Silva |
11:00-11:15 |
MAX E OS FELINOS: novela de Moacyr Scliar |
Mariza Neli Leites de Souza |
11:15-11:30 |
A CULTURA DOS CORPOS EM UM ESPAÇO DELIMILITADO |
Rosana Martins dos Santos |
SIMPÓSIO 6
DISCURSOS E DOCÊNCIA: INTERFACES ENTRE ANÁLISE DE DISCURSO, PESQUISA E EDUCAÇÃO
SALA C418
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
Permanência e negociações: efeitos de sentidos de ser/estar professor na escola |
Leonidas Roberto Taschetto e Dóris Maria Luzzardi Fiss |
11:15-11:30 |
(Não) Ser professor: efeitos de sentidos da permanência do professor na escola |
Marcos Salmo Silva de Lima |
11:30-11h45 |
Estágio curricular e identidades docentes: reverberações de um acontecimento |
Sandra Regina de Moura |
11h45-12h |
Acerca dos limites epistemológicos da análise de discurso francesa: processos constitutivos da disciplina enquanto dispositivo de produção de conhecimento |
Maria Eugênia Zanchet Bordignon |
SALA C401
Dia 18/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
14:00-14:15 |
“Professores Olímpicos”: implicações para a formação docente e para o discurso |
Fabíola Ponzoni Balzan |
14:15-14:30 |
Discurso docente e movência de sentidos: o ciclo de vida dos professores de escolas públicas |
Valéria da Silva Silveira |
14:30-14h45 |
Ensino de Português e a formação da cidadania: uma análise dos discursos políticos e pedagógicos dos sujeitos e das instituições |
Kelly da Silva Fernandes |
14h45-15h |
A leitura em contexto escolar: discurso docente |
Michele Lemões da Silva Santos |
SIMPÓSIO 7
MÍDIA, LINGUAGENS E POLÍTICA
SALA C415
Dia 16/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
LIBERDADE DE EXPRESSÃO: representações de público e privado em discurso jurídico |
Amanda Canterle |
11:15-11:30 |
CONTRIBUICÃO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS PARA PESQUISA EM COMUNIDADES ONLINE: um estudo de conversações em foruns do Scratch |
Carolina Campos Rodeghiero |
11:30-11:45 |
ARGUMENTAÇÃO POLÍTICA EM REDE: os discursos dos candidatos à prefeitura de Pelotas no Facebook |
Felipe Bonow Soares |
11:45-12:00 |
ESCOLHAS LINGUÍSTICAS NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES: “Deus” e “democracia” em uma votação na câmara dos Deputados |
Jéssica Cantele de Freitas |
12:00-12:30 |
Debate |
Todos |
|
|
|
|
SALA C415 |
|
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
A IMAGEM DISCURSIVA E O LETRAMENTO MEDIÁTICO: a questão do ethosna argumentação no contexto da formação docente. |
Ivani Cristina Silva Fernandes |
11:15-11:30 |
TEXTOS QUE PRODUZEM TEXTOS: escrita, multimídia e interfaces |
Lucianna Busato Salles |
11:30-11:45 |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: LITERATURA, CINEMA E CANÇÃO |
Luana Poliana da Silva |
11:45-12:00 |
ENCONTROS, PENSAMENTOS E ESCRITAS DE SI: Para além de uma formação acadêmica em Arte |
Viviane Rodrigues |
12:00-12:30 |
Debate |
Todos |
SIMPÓSIO 8
DISCURSOS, LINGUAGENS E IDENTIDADES: PROFESSORES(AS), QUEM SOMOS?
SALA C412
Dia 16/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
TEACHER SELFIES:autobiografias na construção identitária de professores de línguas |
Ana Paula Alba Wildt |
11:15-11:30 |
CONFLITOS EM SALA DE AULA: confissões de uma professora |
Camila Quevedo Oppelt Mariana Lima Terres |
11:30-11:45 |
REGIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: Os impactos do intercâmbio na construção da identidade do futuro professor de LE |
Fabrício Dias de Andrade |
SALA C334
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
DE FRONTEIRAS: Aflições de uma Professora Iniciante no Magistério Superior em torno do Ensino da Língua Inglesa em um Pequeno Campus Fora de Sede |
Helena Beatriz Mascarenhas de Souza |
11:15-11:30 |
TORNAR-SE PROFESSOR DE LÍNGUAS – NARRATIVAS SOBRE IDENTIDADES DOCENTES |
Letícia Fonseca Matheus Trindade Velasques |
11:30-11:45 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: instância constitutiva do ser professor(a) de línguas |
Luciani Salcedo de Oliveira |
11:45-12:00 |
O FILME VAI COMEÇAR: reflexões acerca do ser professor e a sua representação no cinema |
Raphael Albuquerque de Boer |
SIMPÓSIO 9
ENSINO DA LIBRAS: TEORIAS E PRÁTICAS
SALA C410
Dia 16/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
CINELIBRAS: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
Karina Ávila Pereira |
11:15-11:30 |
POR UMA TERMINOLOGIA EM LIBRAS COMPARTILHADA NA DISCIPLINA DE LIBRAS: PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS TERMINOLÓGICOS |
Francielle Cantarelli Martins |
11:30-11:45 |
SINAIS EMERGENCIAIS E SUA CONVENCIONALIZAÇÃO: AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM COMO ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA LÍNGUA |
Mayara Bataglin Raugust |
SALA C315
Dia 17/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
CURSO DE LETRAS LIBRAS: DISCIPLINA DA LITERATURA SURDA |
Fabiano Souto Rosa |
11:15-11:30 |
DISCUSSÕES DE CURRÍCULO NA ESCOLA DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
Rubia Denise Islabão Aires |
11:30-11:45 |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR SURDO BILÍNGUE NO ÂMBITO ACADÊMICO |
Diogo Souza Madeira |
11:45-12:00 |
PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NO/PELO DECRETO FEDERAL Nº 5.626/2005 |
Angela Nediane dos Santos |
Simpósio 10
ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE E AGIR DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INTERFACES DE PESQUISA
SALA C408
Dia 16/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
DA PRÉ-LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTOS: uma proposta de trabalho com o gênero editorial nas perspectivas do interacionismo sociodiscursivo e linguística textual |
Lucas Saldanha da Cruz (UFSM) |
11:15-11:30 |
O RESUMO PRODUZIDO NO MEIO ACADÊMICO SOB A LUZ DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA |
Biolange Oliveira Piegas (UFPel) e Susane da Silva Costa (UFPel) |
11:30-11:45 |
INVESTIGAÇÃO DA PROGRESSÃO TEXTUAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSIVO MÉDIO |
Paola Tassinari Groos (UFSM) |
11:45-12:00 |
SIMILARIDADES TRANSLINGUÍSTICAS ENTRE PORTUGUÊS E INGLÊS: os phrasal verbs |
Renan Castro Ferreira (UFPel) e Isabella Mozzillo (UFPel) |
12:00-12:15 |
LINGUÍSTICA DO TEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Vaima Regina Alves Motta (UFSM) |
SALA C247
Dia 17/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: da prescrição à concretização |
Ana Maria de Mattos Guimarães (UNISINOS) e Taiane Malabarba (UNISINOS) |
11:15-11:30 |
PRODUÇÃO ORAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: uma proposta com foco nas múltiplas habilidades dos aprendizes |
Jairo de Oliveira (Unipampa) e Valesca Brasil Irala (Unipampa) |
11:30-11:45 |
ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA: conto de fadas e adaptação seriada de Once Upon a Time como recursos |
Marcelo Santos da Rosa (URI/FW) |
11:45-12:00 |
ANÁLISE DA IMAGEM DO LOCUTOR DO TEXTO A PARTIR DE MECANISMOS COESIVOS E ARGUMENTAÇÃO EM UM EXEMPLAR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO |
Luciane Carlan da Silveira (UFSM) |
12:00-12:15 |
A ARGUMENTATIVIDADE NA REDAÇÃO DO ENEM: uma reflexão |
Susane da Silva Costa (UFPel) e Cleide Inês Wittke (UFPel) |
SALA C334
Dia 18/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
14:00-14:15 |
FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS DO ALUNO DO ENSINO BÁSICO: desencontros e desafios |
Alessandra Baldo (UFPel) |
14:15-14:30 |
(FORM)AÇÃO DOCENTE: um olhar para a elaboração de atividades de leitura e escrita em projetos didáticos de gênero |
Anderson Carnin (UNISINOS) |
14:30-14:45 |
EXPECTATIVAS E DESAFIOS DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: narrativa de uma experiência sobre alfabetizar na perspectiva do letramento |
Marta Campelo Machado (UFPel) e Helenara Plaszewski Facin (UFPel) |
14:45-15:00 |
AUTOAVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL NO ENSINO MÉDIO:uma experiência a partir da Linguística do Texto |
Lara Niederaurer Machado (UFSM) e Vaima Regina Alves Motta (UFSM) |
15:00-15:15 |
UM ESTUDO ACERCA DO BILINGUISMO: crenças na visão do bilíngue e do monolíngue |
Júlia Costa Mendes (UFPel) |
15:15-15:30 |
O BILINGUISMO PORTUGUÊS-POMERANO EM CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO EM ARROIO DO PADRE- RS: a alternância de código, a opinião da família e a reação da escola |
Mônica Strelow Vahl (UFPel) |
15:30-15:45 |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA VIA ENSINO E PESQUISA |
Cleide Inês Wittke (UFPel) |
SIMPÓSIO 11
ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO FRONTEIRIÇO: A LÍNGUA, A ESCOLA E O POLÍTICO
SALA C339
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
10:00-10:15 |
A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA NA DISCIPLINA “COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM |
Adriele Salgado dias |
10:15-10:30 |
O ESTADO NOVO E A POLÍTICA LINGUÍSTICA DE SILENCIAMENTO |
Luciana Vargas Ronsani |
10:30 – 10:45 |
UN ESPACIO DE ENUNCIACIÓN FRONTERIZO: el habla de Herrera de Alcántara y Cedillo |
María Josefina Israel Semino |
10:45-11h |
O ESPAÇO ENUNCIATIVO FRONTEIRIÇO NA COMUNIDADE DE TRANQUERAS - URUGUAI: do contato lingüístico ao âmbito escolar |
Alexander Severo Córdoba |
11h - 11: 15 |
AS PRIMEIRAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A INCLUSÃO DO ESPANHOL NA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MEDIO: “ENTRE LETRAS E ARMAS”, OS DISCURSOS FUNDADORES |
Ana Lúcia Cavalheiro Recuero |
SALA C230
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
10:00-10:15 |
A DINÂMICA E A VALORAÇÃO DAS LÍNGUAS EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES |
Maria Nilse Schneider |
10:15-10:30 |
LINGUAGEM E PODER: Práticas discursivas e a constituição de identidades linguísticas no contexto escolar |
Itânia Flávia da Silva, |
10:30 – 10:45 |
LA MOROCHA: A PRESENÇA DO ESPANHOL NO “VOCABULARIO GAÚCHO” DE ROQUE CALLAGE |
Felipe Echevarria |
10:45-11h |
Dicionário Compartilhado de Língua de Fronteira e Práticas de Linguísticas Fronteiriças |
Eliana Rosa Sturza |
SIMPÓSIO 12
Fonética/Fonologia: Aquisição e Variação da Linguagem
SALA C323
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11h-11h15 |
Condicionamento fonológico de /l/ sobre /r/ no processo de aquisição do rótico coronal do PB: evidências fonético-acústicas |
Viviane Peres de Jesus Lino |
11h15-11h30 |
Um estudo sobre o desenvolvimento da consciência morfológica: produção e reconhecimento de afixos do PB por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização |
Veridiana Pereira Borges |
11h30-11h45 |
Produção e percepção dos sons [R] e [X] do espanhol por brasileiros estudantes de espanhol como segunda língua |
Ângela Maria Kolesny |
11h45-12h |
Aquisição das vogais nasais [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiros de FLE: uma análise acústica |
Bruna Teixeira Correa |
12h-12h15 |
Prótese vocálica em contexto sibilante com consoante: fenômeno antigo em línguas românicas |
Gilson Ramos Lopes Neto |
12h15 – 12h30 |
Estudo da vocalização da lateral em posição de coda na região de Antônio Prado |
Cintia Vitória de Azambuja |
SALA C228
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11h-11h15 |
A múltipla manipulação de voice onset time (VOT) em teste de identificação de plosivas surdas do inglês por brasileiros americanos |
Camila Motta-Avila |
11h15-11h30 |
Representações fonéticas e fonológicas das vogais /i/ e /I/ do inglês (L2) por aprendizes |
Juliana Maschendorf Thomaz |
11h30-11h45 |
Tonicidade, tonalidade e tom: fonemas e prosodemas indispensáveis ao novo perfil do/da professor/a de inglês como Língua Estrangeira |
Paulo Leôncio da Silva |
11h45-12h |
Redução e apagamento vocálico no falar Pelotense |
Fernanda Peres Lopes |
12h-12h15 |
Influências do Pomerano na percepção dos róticos em Língua Portuguesa |
Felipe Bilharva da Silva |
12h15-12h30 |
As fricativas do espanhol de Montevidéu – Uruguai |
Javier Eduardo Silveira Luzardo |
SALA C331
Dia 18/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
13h30min – 14horas |
Vogais postônicas não-finais no português brasileiro falado nas cidades da fronteira Brasil-Uruguai |
Gabriela Tornquist Mazzaferro |
14h-14h15 |
Aspectos fonético-fonológicos do acento secundário no espanhol |
Alessandra Santos Solé |
14h15-14h30 |
Aula de fonologia: harmonizando teoria e prática |
Marisa Porto do Amaral |
14h30-14h45 |
Efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção de padrões de VOT das plosivas iniciais do inglês por aprendizes argentinos |
Ubiratã Kickhöfel Alves |
14h45-15h |
Percepção fônica de línguas não nativas e seus desdobramentos para uma representação simbólica complexa |
Reiner Vinicius Perozzo |
15h-15h15 |
Algoritmos de aprendizagem e variação linguística: a aquisição da nasal velar por aprendizes de inglês como língua estrangeira |
Athany Gutierres |
15h15-15h30 |
Influências grafo-fônico-fonológica e acesso lexical: uma abordagem dinâmica |
Vivian Fialho |
15h30-15h45 |
Multilinguismo e acesso lexical: uma abordagem dinâmica |
Aline Behling Duarte |
15h45-16h |
Fricativa /S/ do português brasileiro do RS: aspectos duracionais |
Sabrina Silveira Costa |
16h-16h15 |
Aquisição das vogais do francês por falantes nativos do português brasileiro: uma análise à luz da Teoria da Otimidade Estocástica |
Cíntia da Costa Alcântara |
16h15 – 16h30 |
Fonologização das consoantes palatais na diacronia do português |
Aline Neuschrank |
Simpósio 13
FUNÇÕES E ESPAÇOS DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: QUESTIONAMENTOS, CONTRIBUIÇÕES E DESCONSTRUÇÕES
SALA C315
Dia16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
INGLÊS EM ONGS: entre o fracasso e a possibilidade |
Paula Telles da Costa Fernandes |
11:15-11:30 |
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: uma análise histórica |
Katia Simonetti dos Santos e |
11:30-11:45 |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ensinando e aprendendo num mundo sem fronteiras |
Christiane Heemann e Margarete Belli |
11:45-12:00 |
DESIGN THINKING PARA EDUCADORES: estudo de aproximações com o Ensino de Inglês |
Sandra Beatriz Méndez Torres |
12:00-12:15 |
A PERCEPÇÃO DE CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA SOB VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL |
Valéria Zanetti Ney |
12:15-12:30 |
DISCUSSÕES |
TODOS |
SALA C226
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
UM CONVITE NECESSÁRIO: a presença do corpo na sala de aula |
Hilário I. Bohn |
11:15-11:30 |
QUANDO O CORPO INGRESSA EM SALA DE AULA MAS O ROSTO DO ALUNO NÃO POSSIBILITA O ENCONTRO BAKHTINIANO |
Lúcia Valquíria S. Grigoletti |
11:30-11:45 |
O PAPEL DO PROFESSOR NA SALA DE AULA: peça fundamental no processo de ensino e de aprendizagem? |
Vanessa Doumid Damasceno |
11:45-12:00 |
ESCOLA SEM PARTIDO: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
Sabrina Hax Duro Rosa |
12:00-12:15 |
INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: do olhar para o ENEM a uma proposta didática voltada ao letramento crítico |
Noemi Lopes da Silva |
12:15-12:30 |
DISCUSSÕES / ENCERRAMENTO |
TODOS |
Simpósio 14
GESTOS DE LEITURA EM ANÁLISE DE DISCURSO
SALA C247
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00 - 11:15 |
TATUAGEM FUTEBOLÍSTICA: os efeitos de sentidos e suas possíveis implicações |
Naiara Souza da Silva |
11:15 - 11:30 |
Refletindo sobre efeitos de sentido produzidos em discursos veiculados em um cartum sobre Aylan Kurdi |
Andrêssa dos Santos Galvão |
11:30 - 11:45 |
HISTORICIDADE E EFEITOS DE SENTIDO DE TECNOLOGIA EM NAQOYQATSI |
Priscilla Rodrigues Simões (UNISUL) |
11:45 - 12:00 |
A LEI Nº 11.645 E OS INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE UM LIVRO KAINGANG |
Bruna Cielo Cabrera |
12:00 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
SALA C224
Dia 17/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00 - 11:15 |
FORMAÇÃO DISCURSIVA E POSIÇÕES-SUJEITO NA CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS A RESPEITO DO PARTO NO BRASIL: uma análise a partir do jornalismo diário |
Aline Reinhardt-Silveira |
11:15 - 11:30 |
DISCURSIVIZAÇÃO EM SALA DE AULA SOBRE A MULHER |
Ana Paula Fagundes G. de Almeida(UEFS) |
11:30 - 11:45 |
REVISTA JORNAL DAS MOÇAS DE 1950 E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA SOBRE TRABALHO FEMININO |
Jeany Santos de Carvalho Azevêdo (UEFS) |
11:45 - 12:00 |
BELA, RECATADA E DO LAR: formações discursivas e a posição ideológica de sujeitos |
Leonor Louro de Freitas |
12:00 - 12:15 |
A linda Ex: uma perspectiva masculina sobre o divórcio |
Marina Kerr de Barros |
12:15 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
SALA C323
Dia 18/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
14:00 - 14:15 |
Charges sobre a tragédia em Mariana (MG): efeitos de denúncia e reivindicação |
Nathalia Madeira Araujo |
14:15 - 14:30 |
A luta de classes no jornalismo brasileiro: uma análise da cobertura das eleições de 2014 no Brasil |
Eduardo Silveira de Menezes |
14:30 - 14:45 |
DICURSO DE ÓDIO E DEMOCRACIA: um gesto de leitura em Análise de Discurso |
Mariana Jantsch de Souza |
14:45 - 15:00 |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE: PARÁFRASES E SENTIDOS |
Maria Inês Gonçalves Medeiros Cordeiro |
15:00 - 15:15 |
Movimento O Sul é Meu País: o discurso separatista e suas implicações |
Stella Aparecida Leite Lima |
15:15 - 15:30 |
Uma prática de leitura: a emergência do impossível no fio do discurso |
Ercília A. Cazarin e Marilei Resmini Grantham |
15:30 – 16:00 |
DEBATE |
TODOS |
Simpósio 15
LETRAMENTO(S): LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA
SALA C230
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11h – 11h15min |
Tessitura relacional e subjetividade: um estudo semântico-enunciativo sobre o texto |
Alessandra da Silveira Bez |
11h15min – 11h30min |
Realização lógica da linguagem em notícias sobre o impeachment da presidente afastada dilma rousseff: uma análise de projeção no complexo oracional |
Elisane Scapin Cargnin e Sara Regina Scotta Cabral |
11h30min – 11h45min |
Escrita na escola básica: o ensino da organização textual a partir de articuladores textuais |
Priscila Luísa Strenzel |
11h45min- 12h |
Referenciação e textualidade: cadeias referenciais amarração de ideias no Blog |
Ana Lucia Gubiani Aita |
12h – 12h15min |
Os efeitos dos trabalhos em grupos: caminho possível para incluir e alfabetizar na perspectiva do letramento |
Thaiany D’Avila Rosa e Helena Plaszewski Facin |
12h15min – 12h30min |
Projetos de trabalho na universidade: os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos |
Maristela Juchum |
SALA C221
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11h – 11h15min |
A formação de leitores por meio das narrativas mitológicas greco-romanas |
Aline Teixeira Cavalcanti Sette e Tatyana Guerra de Souza Lira Cavalcante |
11h15min – 11h30min |
Aprodução textual em foco:desafios e possibilidades |
Dulce Cassol Tagliani
|
11h30min – 11h45min |
O simbólico no conto irlandês: uma proposta histórico-cultural de ensino de inglês para séries iniciais do ensino fundamental
|
Cristielaine Aparecida Alves de Souza |
11h45min – 12h |
O processo de apropriação de estratégias de leitura e o desenvolvimento de competências autorregulatórias |
Daiana Corrêa Vieira e Lourdes Maria Bragagnolo Frison |
12h- 12h15min |
A criação de games como um possível meio para a promoção do letramento crítico |
Vinícius Oliveira de Oliveira |
12h15min- 12h30min |
O ensino de gramática na perspectiva do funcionalismo linguístico |
Tatiana Pimpão |
SALA C321
Dia 18/11/16 | TÍTULO |
AUTOR |
14h – 14h15min |
Formando leitores: projeto de leitura diária em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental |
Juliane de Souza Nunes de Moura |
14h15min – 14h30min |
A literatura na escola: uma proposta de letramento |
Paula Renata Lucas Collares Ramis |
14h45min – 15h |
Livros didáticos de literatura brasileira e letramento literário: um diálogo é possível? |
Rossana Dutra Tasso |
15h- 15h15min |
Leitura do texto literário no ensino fundamental II: a formação de leitores por meio do gênero conto |
Tatyana Guerra de Souza Lira Cavalcante |
15h15min – 15h30min |
Práticas de letramentos nas escolas públicas |
Tânia Tofoli |
15h30min – 15h45min |
Letramento crítico e ensino de espanhol instrumental: discutindo o ensino-aprendizagem de leitura em língua estrageira |
Amanda Pinheiro Damasseno |
15h45min – 16h |
Convencionalidades x letramento crítico em um exame de proficiente em inglês acadêmico: um debate entre áreas |
Andrea Jéssica Borges Monzón Juliane de Souza Nunes de Moura |
SIMPÓSIO 16
LINGUAGEM, INTERAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
SALA C228
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
Linguagem, interação e trabalho docente |
Marcia Cristina Corrê |
11:15-11:30 |
(Re) configurações do trabalho do professor de Matemática com Modelagem Matemática na formação continuada |
Danusa de Lara Bonotto |
11:30 – 11:45 |
A construção de identidade de um professor de língua portuguesa ao longo de quinze anos de carreira |
Louise Cervo Spencer |
11:45 -12:00 |
A rede discursiva que se desenvolve em torno do agir docente |
Fabiana Veloso de Melo Dametto |
12:00 – 12:15 |
O trabalho docente representado por futuros professores: implicações da formação inicial e continuada na reconfiguração do agir discursivo |
Vanessa Bianchi Gatto |
12:15 – 12:30 |
A tomada de consciência sobre aspectos relativos à produção de textos escritos de estudantes de um curso pedagogia |
Clarice Vaz Peres Alves |
12:30 – 12:45 |
Vida cotidiana: lugar próprio para se pensar o trabalho docente e o processo de desenvolvimento e aprendizado da linguagem |
Flaviana Demenech |
12:45 – 13:15 |
Discussão sobre os trabalhos |
|
Simpósio 17
LINGUAGENS: GÊNEROS SOCIAIS, GÊNEROS TEXTUAIS E DIVERSIDADES
SALA C226
Dia 16/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
VIOLÊNCIA E LINGUAGEM DA CRUELDADE NO CONTO CONTEMPORÂNEO: uma leitura de Angu de sangue, de Marcelino Freire |
Mathias Paulus Link ; Luana Teixeira Porto |
11:15-11:30 |
IMAGENS DA CRIANÇA VIOLENTADA EM DISCURSO LITERÁRIO E PUBLICITÁRIO |
Jéssica Casarin ; Luana Magalhães Siqueira : Luana Teixeira Porto |
11:30 – 11:45 |
ANÁLISE DO FILME PELO MALO: uma sociedade racista e homofóbica |
Ângela Srocynski da Costa; Rosangela Fachel de Medeiros |
11:45 – 12:00 |
A RELEVÂNCIA DA PUBLICAÇÃO DE UMA SEGUNDA EDIÇÃO DE A INFANTA CARLOTA JOAQUINA (ROMANCE HISTÓRICO), DE 1937 |
Tamires Montoito; Eliane Terezinha do Amaral Campello |
12:00 – 12:15 |
CONCEIÇÃO EVARISTO: vivência e escritura |
Eliane Terezinha do Amaral Campello |
SALA C215
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM CINDERELA: discursos de feminilidades elaborados pelos estúdios Disney |
Olívia Pereira Tavares |
11:15-11:30 |
ANÚNCIOS DOS CLASSIFICADOS:corpos à venda |
Rita de Lima Nóbrega |
11:30 – 11:45 |
O GÊNERO TEXTUAL EM ATIVIDADES DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PRODUZIDA EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Vanessa Severo Trivisiol |
11:45 – 12:00 |
JOGO DIGITAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Sastria de Paula Rodrigues ; Bento Selau |
12:00 – 12:15 |
GÊNERO E PERFORMANCE EM A MEGERA DOMADA DE PATRÍCIA FAGUNDES |
Marina Farias Martins |
Simpósio 18
MÍDIA, IDEOLOGIA E INTERPRETAÇÃO: a (des)construção das significações
SALA C224
Dia 16/11/2016 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
Gestos de leitura e relações com o tempo: o caso do atraso |
Diego Vieira Braga |
11:15-11:30 |
Memória afetiva: casamento homoafetivo na mídia |
Gustavo Kratz Gazalle |
11:30 - 11:45 |
Mascaramento ideológico-cínico e difusão midiática |
Maria Thereza Veloso |
11:45 - 12:00 |
Escola sem partido: um funcionamento discursivo entre o dito e não-dito
|
Luciane Botelho Martins |
12:00 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
|
|
|
SALA C214
Dia 17/11/2016 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00 - 11:15 |
Ouviram do whatsapp algumas palavras plácidas: omecanismo de antecipação e a negação em dois discursos de Michel Temer |
Suélen Ribeiro Dutra |
11:15 - 11:30 |
O trabalho liberta? |
Stefany Rettore Garbin |
11:45 - 12:00 |
Análise dos discursos masculinos nas redes sociais sobre a divulgação do lançamento do filme Mulher Maravilha |
Maria Cecília Baini |
12:00 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
Simpósio 19
“MODOS DE LER, MODOS DE ENSINAR”: DO IMPRESSO AO DIGITAL
SALA C221
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00 - 11:15 |
RECONEXÃO ENTRE ESCOLA, LEITURA E LEITOR: uma prática de leitura literária na escola com o auxílio da flipped classroom |
Bibiana Zanella Pertuzzati |
11:15 - 11:30 |
O PAPEL DA CONSTRUÇÃO DE SOCIABILIDADES NO PROCESSO DE ESCRITA E DISSEMINAÇÃO DE NARRATIVAS (FAN)FICCIONAIS DE PUBLICAÇÃO ONLINE |
Catarina Maitê Macedo Machado Barboza |
11:30 - 11:45 |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM CONTEXTOS DIGITAIS: produção de releituras a partir da obra O Lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares |
Eveline Rosa Peres |
11:45 - 12:00 |
LEITORES DE CLARICE LISPECTOR NA REDE: blogs como espaços de discussão literária |
Márcia Froehlich |
12:00 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
SALA C213
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00 - 11:15 |
LER PARA ESCOLHER OU ESCOLHER PARA LER: o horizonte de expectativas dos leitores adolescentes e seus diários de leitura |
Jaqueline Thies da Cruz Koschier |
11:15 - 11:30 |
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS |
Lucas Gonçalves Soares |
11:30 - 11:45 |
DESCOBRINDO A CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DE UMA OFICINA DO PIBID/LETRAS UFPEL |
Cecilia Novack de Oliveira |
11:45 - 12:00 |
O ENSINO DE LITERATURA NOS CURSOS DE EAD |
Sylvia Furtado Felix |
12:00 - 12:30 |
DEBATE |
TODOS |
Simpósio 20
MULTILETRAMENTOS E ENSINO: ENTRE A ESCOLA E O ENSINO SUPERIOR
SALA C216
Dia 16/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00 – 11h15 |
LETRAMENTO LITERÁRIO: Uma proposta para reflexão |
Veridiana Caetano |
11h15-11h30 |
FOTOGRAFIA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: "Photo walking Tour" - pertencimento e ensino/aprendizagem em um contexto para além da sala de aula de ensino superior |
Josiane Borges de Moraes |
11h30-12:00 |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: entre a teoria e a prática |
Josiane Hinz |
SALA C212
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00 – 11h15 |
A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO |
Naura Leticia Nascimento Coelho |
11h15-11h30 |
QUEREMOS CONVERSAÇÃO: o perfil do aluno participante do projeto High School English |
Adriana Macedo Nadal Maciel |
SALA C228
Dia 18/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
14:00 – 14h15 |
LETRAMENTO ACADÊMICO: Reflexões sobre a produção escrita em cursos de graduação |
Andrea Ad Reginatto |
14h15-14h30 |
O TEXTO COMO PONTO DE PARTIDA E CHEGADA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Simone Mendonça Soares |
14h30-14:45 |
DISCURSO DAS MÍDIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões teóricas e metodológicas |
Kelli da Rosa Ribeiro |
14h45 – 15h |
A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DOS DIZERES DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURG |
Alessandra Avila Martins |
Simpósio 21
O DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS ONLINE
SALA C215
Simpósio 22
OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E AS TEORIAS LINGUÍSTICAS
SALA C221
Dia 18/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
14h-14h15 |
Análise da tradução do conto “O dia em que Urano entrou em Escorpião”, de Caio Fernando Abreu, ao espanhol, conforme as normas iniciais e operacionais, de Toury |
Artur Emilio Alarcon Vaz |
14h15-14h30 |
Estudos da tradução e línguas em contato: interfaces investigadas no conto “Dez de Dezembro” |
Clara Peron da Silva Guedes |
14h30-14h45 |
Análise da tradução do conto “Quien escucha su mal oye”, de Juana Manuela Gorriti, ao português, conforme as normas iniciais e operacionais, de Toury |
Daniele Corbetta Piletti |
14h45-15h |
Tradução literária e neutralidade: algumas reflexões teórico-práticas |
Eronilma Barbosa |
15h15-15h30 |
Análise de temas em fases discursivas de um corpus paralelo literário bilíngue |
Roberta Rego Rodrigues |
15h30-16h |
Debate |
|
SIMPÓSIO 23
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS EM DADOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
SALA C213
Dia 16/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00 – 11:15 |
SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS |
Carla Melissa Klock Scalzitti |
11: 15 – 11:30 |
PANORAMA DOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFSUL CAMPUS CAVG, À LUZ DO MRR DE KARMILOFF-SMITH |
Cristiane Silveira dos Santos |
11:30 – 11:45 |
UMA REFLEXÃO ACERCA DA AQUISIÇÃO GRÁFICA DOS DITONGOS [aj] E [ej]: dados de São José do Norte/RS |
Veronica Santos do Amaral |
11:45 – 12:00 |
AQUISIÇÃO ORAL E ORTOGRÁFICA DOS DITONGOS VARIÁVEIS [aj] E [ej] POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO |
Marco Antônio Adamoli |
12:00 - 12:15 |
A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR CRIANÇAS BILÍNGUES – POMERANO/PORTUGUÊS: um olhar para as influências fonológicas |
Marceli Tessmer Blank |
SALA B208
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00 – 11:15 |
CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO LETRAMENTO: análise de dados de coleta preliminar |
Luciana Pilatti Telles |
11: 15 – 11:30 |
BILINGUISMO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: Implicações no processo de alfabetização |
Fernanda Saggiomo Candia |
11:30 – 11:45 |
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS METODOLÓGICOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS SOBRE OS ACENTOS GRÁFICO E PROSÓDICO DO PORTUGUÊS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS |
Luanda Alvariza Gomes Ney |
11:45 – 12:00 |
OS ERROS ORTOGRÁFICOS NO GRUPO HOMICÍDIOSEM PELOTAS DA REDE SOCIAL FACEBOOK |
Rossane Maria R. Vargas |
12:00 - 12:15 |
MORFEMAS: conhecimento implícito e explícito |
Taiçara F. Canêz Duarte |
SIMPÓSIO 24
RELAÇÕES DIALÓGICAS, LINGUAGENS E PRÁTICAS SOCIAIS
SALA C212
Dia 16/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
SIGNIFICAÇÃO, IMPRECISÕES, SENTIDO |
Adail Sobral |
11:15-11:30 |
A ENTREVISTA DIALOGIZADA: um outro olhar sobre a investigação discursiva do/no ambiente de trabalho |
Cícero Augusto Kurz Lemes |
11:30-11:45 |
DA RELEVÂNCIA DO DESDOBRAMENTO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS EM MARCAS ENUNCIATIVAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
Karina Giacomelli |
11:45-12:00 |
EL REGISTRO COLOQUIAL EN LAS CLASES DE ESPAÑOL: en busca de aportes metodologicos |
Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques |
12:00-12:15 |
FRONTEIRA CHUÍ-CHUY: os hibridismos, estranhamentos e os prazeres de habitar o “entre-lugar” |
Luiza Machado da Silva |
SALA B215
Dia 17/11 |
TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
LÍNGUA, PRÁTICA SOCIAL E DIALOGISMO: as contribuições da Análise Linguística para o Ensino de Língua Materna |
Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes |
11:15-11:30 |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO PARA O TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA BÁSICA: o desenvolvimento da prática docente à luz da pedagogia dialógica |
Fernanda Taís Brignol Guimarães |
11:30-11:45 |
PRÁTICAS SOCIAIS DIALÓGICAS: interfaces culturais |
Valéria Silveira Brisolara |
11:45-12:00 |
A CONSCIÊNCIA AUTORAL ANTE O FASCISMO E A POÉTICA DE GARCÍA LORCA |
Vera Pires |
12:00-12:15 |
UMA PROPOSTA BAKHTINIANA DE ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS |
Marice Fiuza Geletkanicz |
SIMPÓSIO 25
SEMIÓTICA SINCRÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SALA C432
Dia 17/11 | TÍTULO |
AUTOR |
11:00-11:15 |
ENSINO, CULTURA E VARIANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA: uma análise de portais educacionais |
Célia Cristina Gautier Maria Xavier, Fabiane Villela Marroni |
11:15-11:30 |
“DIFERENÇAS” NOS CAMPOS DO FAZER-PERSUASIVO E DO FAZER-INTERPRETATIVO: jogos futebolísticos e sociais em sala de aula |
Gláucia Knob, Karina de Almeida Rigo, Gisandra Cemin da Rocha |
11:30-11:45 |
MODOS DE VIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: uma análise da cidade de Pelotas através da mídia impressa |
Fabiane Villela Marroni |
11:45-12:00 |
UM CONTO SEM FADAS: caminho de leitura do sincretismo verbo-visual no “era uma vez” em um gênero jornalístico |
Karina de Almeida Rigo, Gláucia Knob, Renata Andreolla |
12:00-12:15 |
CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO GAÚCHO BLAU NUNES EM CURTAS -METRAGENS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise à luz da semiótica discursiva |
Marion Rodrigues Dariz |
12:15-12:30 |
A OBJETIFICAÇÃO DO FEMININO NA PUBLICIDADE: uma análise a partir da Semiótica Discursiva |
Rodrigo Nunes Feijó |
12:30-12:45 |
CONSTRUÇÃO DO PAPEL SOCIAL DA MULHER: uma análise a partir da semiótica discursiva |
Tanier Botelho dos Santos |
Desenvolvido por Núcleo Web
Comunicação e Relacionamento