Programação Simpósios

» Acesse o Caderno de Resumos de Simpósios

 

SIMPÓSIO 1

A SALA DE AULA ORIENTADA POR PROJETOS DE APRENDIZAGEM E PELO DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTOS: REFLEXÕES SOBRE OS (NOVOS) PERFIS DE PROFESSORES/AS

SALA C309

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR(ES)/A(S)

11:00-11:15

O ensino de inglês através de um projeto de multiletramentos: a busca do engajamento do aluno no ensino fundamental

Gisele Langaro Soares
Clara Dorneles

11:15-11:30

A Pedagogia de Projetos na Pós-Graduação em Ensino na Saúde: Redação Científica e Gêneros do Discurso

Alexandre do Nascimento Almeida

11:30-11:45

A Experiência de Formação para a Docência em Língua Inglesa em uma Universidade de Ciências da Saúde

Ana Luiza Pires de Freitas
Margaret Weidenbach Gerbase

11:45-12:00

O desenvolvimento de profissionais docentes para o século XXI: comunidades de aprendizagem promovendo novos perfis de professores

Cristina Gibk

12:00-12:15

A vivência de projetos de aprendizagem no contexto de ensino de língua: a formação docente que transborda seus espaços institucionalizados

Cristiane Maria Schnack

 

SALA C426

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR(ES)/A(S)

11:00-11:15

ENSINO INTERDISCIPLINAR: Estudo de caso em uma escola municipal de Pelotas

Marilia Dias Treicha

11:15-11:30

A FORMAÇÃO DOCENTE E USO DAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Cleide Martinez da Silva Martins, Ana Paula de Araújo Cunha

11:30-11:45

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

Jossemar de Matos Theisen e Veronice Camargo da Silva

11:45-12:00

Um olhar complexo sobre os novos perfis de professores frente ao letramento digital.

Letícia Berneira Cardozo

12:00-12:15

Trabalho docente e participações contingentes
em sala de aula de inglês como língua adicional

Taiane Malabarba


 

SIMPÓSIO 2
A VOZ IMPRIMINDO SENTIDOS
SALA C419

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

A VOZ DO ALUNO: REAFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DE UM DIZER  

Michele Lemões da Silva Santos

11:15-11:30

ANÁLISE DA FALA DE UMA MÃE PRESA: relações entre cárcere e maternidade

Luciana Iost Vinhas

11:30-11:45

A PROSÓDIA ASSINALANDO SENTIDOS NO DISCURSO DA DEFESA.

Clóris Maria Freire Dorow

11:45-12:00

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PROSÓDIA DA REPRESENTAÇAO DO DISCURSO OUTRO (RDA)

Jael Sanera Gonçalves

12:00 – 13:30

Tempo para debate

Todos

 


 

SIMPÓSIO 4    
CORPO E DISCURSO: possibilidades de interpretação
SALA C426

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

Discurso, gênero e suas (inter)relações

Ane Cristina Thurow

10:15-10:30

O corpo: espaço de fronteira e resistência

Cássia R Gonçalves

10:30-10:45

Quando um corpo obeso se faz visível: uma análise discursiva

Dagma Colomby
Elisane Pinto da Silva Machado de Lima

10:45-11:00

O diabo, a moda e o corpo em almanaques católicos de língua alemã na primeira metade do século xx

Imgart Grützmann

SALA C412

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

Práticas discursivas sobre a sexualidade na escola: processo em (des)construção

Jorge André Nogueira Alves

10:15-10:30

Transfeminicídio: o gênero da violência

Laura Nunes Pinto

10:30-10:45

Tipo uma menina: estereótipo feminino e formas de subjetivação

Patrícia Luiza Gonçalves Trindade

                                                                                                                                                     


 

 

SIMPÓSIO 5
CULTURA, TERRITORIALIDADES E CORPO
SALA C410

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

O CORPO COMO DISPOSITIVO DE VISUALIZAÇÃO: exercícios de interpretação

Ângela Mara Bento Ribeiro
Naiara Souza da Silva

10:15-10:30

IMAGENS EM REDE: o corpo enquanto espaço de significação na mídia

Camila Borges dos Anjos

10:30-10:45

FRONTEIRAS DA INTERCULTURALIDADE: Zona rural de Pelotas-RS e suas etnias

Cristiane Bartz de Ávila
Maria de Fátima Bento Ribeiro

10:45-11:00

O CORPO SUICIDA E A SOCIEDADE: Uma visão sistêmica

Gabriela Kanaan da Silva

11:00-11:15

MAX E OS FELINOS: novela de Moacyr Scliar

Mariza Neli Leites de Souza

11:15-11:30

A CULTURA DOS CORPOS EM UM ESPAÇO DELIMILITADO

Rosana Martins dos Santos

 


 

SIMPÓSIO 6
DISCURSOS E DOCÊNCIA: INTERFACES ENTRE ANÁLISE DE DISCURSO, PESQUISA E EDUCAÇÃO
SALA C418

 

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

Permanência e negociações: efeitos de sentidos de ser/estar professor na escola

Leonidas Roberto Taschetto e Dóris Maria Luzzardi Fiss

11:15-11:30

(Não) Ser professor: efeitos de sentidos da permanência do professor na escola

Marcos Salmo Silva de Lima

11:30-11h45

Estágio curricular e identidades docentes: reverberações de um acontecimento

Sandra Regina de Moura

11h45-12h

Acerca dos limites epistemológicos da análise de discurso francesa: processos constitutivos                 da disciplina enquanto dispositivo  de produção de conhecimento

Maria Eugênia Zanchet Bordignon

                                                             SALA C401

Dia 18/11/2016

TÍTULO

AUTOR

14:00-14:15

“Professores Olímpicos”:  implicações para a formação docente   e para o discurso

Fabíola  Ponzoni Balzan

14:15-14:30

Discurso docente e movência de sentidos: o ciclo de vida dos professores  de escolas públicas 

Valéria da Silva Silveira

14:30-14h45

Ensino de Português  e a formação da cidadania: uma análise dos discursos políticos e pedagógicos   dos sujeitos e das instituições

Kelly da Silva Fernandes

14h45-15h

A leitura em contexto escolar: discurso docente

Michele Lemões da Silva Santos
Clóris  Maria Freire Dorow
Ana Paula de Araújo Cunha

 


 

SIMPÓSIO 7
MÍDIA, LINGUAGENS E POLÍTICA

SALA C415

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: representações de público e privado em discurso jurídico

Amanda Canterle

11:15-11:30

CONTRIBUICÃO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS PARA PESQUISA EM COMUNIDADES ONLINE: um estudo de conversações em foruns do Scratch

Carolina Campos Rodeghiero

11:30-11:45

ARGUMENTAÇÃO POLÍTICA EM REDE: os discursos dos candidatos à prefeitura de Pelotas no Facebook

Felipe Bonow Soares

11:45-12:00

ESCOLHAS LINGUÍSTICAS NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES: “Deus” e “democracia” em uma votação na câmara dos Deputados

Jéssica Cantele de Freitas

12:00-12:30

Debate

Todos

 

 

 

 

SALA C415

 

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

A IMAGEM DISCURSIVA E O LETRAMENTO MEDIÁTICO: a questão do ethosna argumentação no contexto da formação docente.

Ivani Cristina Silva Fernandes

11:15-11:30

TEXTOS QUE PRODUZEM TEXTOS: escrita, multimídia e interfaces

Lucianna Busato Salles

11:30-11:45

DIÁLOGOS POSSÍVEIS: LITERATURA, CINEMA E CANÇÃO

Luana Poliana da Silva
Maria Thereza Veloso

11:45-12:00

ENCONTROS, PENSAMENTOS E ESCRITAS DE SI: Para além de uma formação acadêmica em Arte

Viviane Rodrigues

12:00-12:30

Debate

Todos

 


 

SIMPÓSIO 8
DISCURSOS, LINGUAGENS E IDENTIDADES: PROFESSORES(AS), QUEM SOMOS?

SALA C412

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

TEACHER SELFIES:autobiografias na construção identitária de professores de línguas

Ana Paula Alba Wildt

11:15-11:30

CONFLITOS EM SALA DE AULA: confissões de uma professora

Camila Quevedo Oppelt

Mariana Lima Terres

11:30-11:45

REGIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: Os impactos do intercâmbio na construção da identidade do futuro professor de LE

Fabrício Dias de Andrade

 

SALA C334

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

DE FRONTEIRAS: Aflições de uma Professora Iniciante no Magistério Superior em torno do Ensino da Língua Inglesa em um Pequeno Campus Fora de Sede

Helena Beatriz Mascarenhas de Souza

11:15-11:30

TORNAR-SE PROFESSOR DE LÍNGUAS – NARRATIVAS SOBRE IDENTIDADES DOCENTES

Letícia Fonseca
Richthofen de Freitas

Matheus Trindade Velasques

11:30-11:45

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: instância constitutiva do ser professor(a) de línguas

Luciani Salcedo de Oliveira

11:45-12:00

O FILME VAI COMEÇAR:  reflexões acerca do ser professor e a sua representação no cinema

Raphael Albuquerque de Boer

 

 

 

 

SIMPÓSIO 9
ENSINO DA LIBRAS: TEORIAS E PRÁTICAS
SALA C410

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

CINELIBRAS: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Karina Ávila Pereira
Mayara Bataglin Raugust

11:15-11:30

POR UMA TERMINOLOGIA EM LIBRAS COMPARTILHADA NA DISCIPLINA DE LIBRAS: PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS TERMINOLÓGICOS

Francielle Cantarelli Martins

11:30-11:45

SINAIS EMERGENCIAIS E SUA CONVENCIONALIZAÇÃO: AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM COMO ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA LÍNGUA

Mayara Bataglin Raugust
Jaqueline Garcia Machado

SALA C315

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

CURSO DE LETRAS LIBRAS: DISCIPLINA DA LITERATURA SURDA

Fabiano Souto Rosa
Madalena Klein

11:15-11:30

DISCUSSÕES DE CURRÍCULO NA ESCOLA DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Rubia Denise Islabão Aires
Madalena Klein

11:30-11:45

NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR SURDO BILÍNGUE NO ÂMBITO ACADÊMICO

Diogo Souza Madeira

11:45-12:00

PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NO/PELO DECRETO FEDERAL Nº 5.626/2005

Angela Nediane dos Santos

 


 

 

Simpósio 10
ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE E AGIR DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INTERFACES DE PESQUISA
SALA C408

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

DA PRÉ-LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTOS: uma proposta de trabalho com o gênero editorial nas perspectivas do interacionismo sociodiscursivo e linguística textual 

Lucas Saldanha da Cruz (UFSM)

11:15-11:30

O RESUMO PRODUZIDO NO MEIO ACADÊMICO SOB A LUZ DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA 

Biolange Oliveira Piegas (UFPel) e Susane da Silva Costa (UFPel)

11:30-11:45

INVESTIGAÇÃO DA PROGRESSÃO TEXTUAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSIVO MÉDIO

Paola Tassinari Groos (UFSM)

11:45-12:00

SIMILARIDADES TRANSLINGUÍSTICAS ENTRE PORTUGUÊS E INGLÊS: os phrasal verbs

Renan Castro Ferreira (UFPel) e Isabella Mozzillo (UFPel)

12:00-12:15

LINGUÍSTICA DO TEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Vaima Regina Alves Motta (UFSM)

 

SALA C247

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: da prescrição à concretização 

Ana Maria de Mattos Guimarães (UNISINOS) e Taiane Malabarba (UNISINOS)

11:15-11:30

PRODUÇÃO ORAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: uma proposta com foco nas múltiplas habilidades dos aprendizes 

Jairo de Oliveira (Unipampa) e Valesca Brasil Irala (Unipampa)

11:30-11:45

ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA: conto de fadas e adaptação seriada de Once Upon a Time como recursos 

Marcelo Santos da Rosa (URI/FW)

11:45-12:00

ANÁLISE DA IMAGEM DO LOCUTOR DO TEXTO A PARTIR DE MECANISMOS COESIVOS E ARGUMENTAÇÃO EM UM EXEMPLAR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Luciane Carlan da Silveira (UFSM)

12:00-12:15

A ARGUMENTATIVIDADE NA REDAÇÃO DO ENEM: uma reflexão

Susane da Silva Costa (UFPel) e Cleide Inês Wittke (UFPel)

 

SALA C334

Dia 18/11/2016

TÍTULO

AUTOR

14:00-14:15

FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS DO ALUNO DO ENSINO BÁSICO: desencontros e desafios   

Alessandra Baldo (UFPel)

14:15-14:30

(FORM)AÇÃO DOCENTE: um olhar para a elaboração de atividades de leitura e escrita em projetos didáticos de gênero  

Anderson Carnin (UNISINOS)

14:30-14:45

EXPECTATIVAS E DESAFIOS DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: narrativa de uma experiência sobre alfabetizar na perspectiva do letramento

Marta Campelo Machado (UFPel) e Helenara Plaszewski Facin (UFPel)

14:45-15:00

AUTOAVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL NO ENSINO MÉDIO:uma experiência a partir da Linguística do Texto  

Lara Niederaurer Machado (UFSM) e Vaima Regina Alves Motta (UFSM)

15:00-15:15

UM ESTUDO ACERCA DO BILINGUISMO: crenças na visão do bilíngue e do monolíngue

Júlia Costa Mendes (UFPel)

15:15-15:30

O  BILINGUISMO PORTUGUÊS-POMERANO EM CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO EM ARROIO DO PADRE- RS: a alternância de código,  a opinião da família e a reação da escola

Mônica Strelow Vahl (UFPel)

15:30-15:45

 A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA VIA ENSINO E PESQUISA 

Cleide Inês Wittke (UFPel)


 

SIMPÓSIO 11 

ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO FRONTEIRIÇO: A LÍNGUA, A ESCOLA E O POLÍTICO  
SALA C339

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA NA DISCIPLINA “COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM

Adriele Salgado dias

10:15-10:30

O ESTADO NOVO E A POLÍTICA LINGUÍSTICA DE SILENCIAMENTO
UN ESPACIO DE ENUNCIACIÓN FRONTERIZO: el habla de Herrera de Alcántara y Cedill

Luciana Vargas Ronsani

10:30 – 10:45

UN ESPACIO DE ENUNCIACIÓN FRONTERIZO: el habla de Herrera de Alcántara y Cedillo

María Josefina Israel Semino

10:45-11h

O ESPAÇO ENUNCIATIVO FRONTEIRIÇO NA COMUNIDADE DE TRANQUERAS - URUGUAI: do contato lingüístico ao âmbito escolar

Alexander Severo Córdoba

11h - 11: 15

AS PRIMEIRAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A INCLUSÃO DO ESPANHOL NA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MEDIO: “ENTRE LETRAS E ARMAS”, OS DISCURSOS FUNDADORES  

Ana Lúcia Cavalheiro Recuero

 

SALA C230

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

A DINÂMICA E A VALORAÇÃO DAS LÍNGUAS EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES

Maria Nilse Schneider

10:15-10:30

LINGUAGEM E PODER: Práticas discursivas e a constituição de identidades linguísticas no contexto escolar

Itânia Flávia da Silva,
Aline Teixeira Cavalcanti Sette

 10:30 – 10:45

LA MOROCHA: A PRESENÇA DO ESPANHOL NO “VOCABULARIO GAÚCHO” DE ROQUE CALLAGE

Felipe Echevarria

 10:45-11h

Dicionário Compartilhado de Língua de Fronteira e Práticas de Linguísticas Fronteiriças

Eliana Rosa Sturza

 


 

SIMPÓSIO 12
Fonética/Fonologia: Aquisição e Variação da Linguagem

SALA C323

 

 Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11h-11h15

Condicionamento fonológico de /l/ sobre /r/ no processo de aquisição do rótico coronal do PB: evidências fonético-acústicas

Viviane Peres de Jesus Lino
Veridiana Pereira Borges

11h15-11h30

Um estudo sobre o desenvolvimento da consciência morfológica: produção e reconhecimento de afixos do PB por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização

Veridiana Pereira Borges
Gabriela Tornquist Mazzaferro

11h30-11h45

Produção e percepção dos sons [R] e [X] do espanhol por brasileiros estudantes de espanhol como segunda língua

Ângela Maria Kolesny
Maria José Blaskovski Vieira

11h45-12h

Aquisição das vogais nasais [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiros de FLE: uma análise acústica 

Bruna Teixeira Correa
Giovana Ferreira Gonçalves
Miriam Rose Brum-de-Paula

12h-12h15

Prótese vocálica em contexto sibilante com consoante: fenômeno antigo em línguas românicas

Gilson Ramos Lopes Neto
Maria José Blaskovski Vieira

12h15 – 12h30

Estudo da vocalização da lateral em posição de coda na região de Antônio Prado

Cintia Vitória de Azambuja

SALA C228

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11h-11h15

A múltipla manipulação de voice onset time (VOT) em teste de identificação de plosivas surdas do inglês por brasileiros americanos

Camila Motta-Avila

11h15-11h30

Representações fonéticas e fonológicas das vogais /i/ e /I/ do inglês (L2) por aprendizes

Juliana Maschendorf Thomaz
Camila Motta-Avila

11h30-11h45

Tonicidade, tonalidade e tom: fonemas e prosodemas indispensáveis ao novo perfil do/da professor/a de inglês como Língua Estrangeira

Paulo Leôncio da Silva

11h45-12h

Redução e apagamento vocálico no falar Pelotense

Fernanda Peres Lopes
Maria José Blaskovski Vieira

12h-12h15

Influências do Pomerano na percepção dos róticos em Língua Portuguesa

Felipe Bilharva da Silva
Giovana Ferreira Gonçalves

12h15-12h30

As fricativas do espanhol de Montevidéu – Uruguai

Javier Eduardo Silveira Luzardo

SALA C331

Dia 18/11

TÍTULO

AUTOR

13h30min – 14horas

Vogais postônicas não-finais no português brasileiro falado nas cidades da fronteira Brasil-Uruguai

Gabriela Tornquist Mazzaferro
Viviane Peres de Jesus Lino

14h-14h15

Aspectos fonético-fonológicos do acento secundário no espanhol

Alessandra Santos Solé

14h15-14h30

Aula de fonologia: harmonizando teoria e prática

Marisa Porto do Amaral

14h30-14h45

Efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção de padrões de VOT das plosivas iniciais do inglês por aprendizes argentinos

Ubiratã Kickhöfel Alves

14h45-15h

Percepção fônica de línguas não nativas e seus desdobramentos para uma representação simbólica complexa

Reiner Vinicius Perozzo 
Ubiratã Kickhöfel Alves

15h-15h15

Algoritmos de aprendizagem e variação linguística: a aquisição da nasal velar por aprendizes de inglês como língua estrangeira

Athany Gutierres 
Roberta Quintanilha Azevedo

15h15-15h30

Influências grafo-fônico-fonológica e acesso lexical: uma abordagem dinâmica

Vivian Fialho
Cíntia Blank

15h30-15h45

Multilinguismo e acesso lexical: uma abordagem dinâmica

Aline Behling Duarte
Cíntia Blank

15h45-16h

Fricativa /S/ do português brasileiro do RS: aspectos duracionais

Sabrina Silveira Costa

16h-16h15

Aquisição das vogais do francês por falantes nativos do português brasileiro: uma análise à luz da Teoria da Otimidade Estocástica

Cíntia da Costa Alcântara
Míriam Carniato
Roberta Quintanilha Azevedo

16h15 – 16h30

Fonologização das consoantes palatais na diacronia do português

Aline Neuschrank


Simpósio 13
FUNÇÕES E ESPAÇOS DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: QUESTIONAMENTOS, CONTRIBUIÇÕES E DESCONSTRUÇÕES
SALA C315

Dia16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

INGLÊS EM ONGS: entre o fracasso e a possibilidade

Paula Telles da Costa Fernandes

11:15-11:30

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: uma análise histórica

Katia Simonetti dos Santos e
Erick Kader Callegaro

11:30-11:45

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ensinando e aprendendo num mundo sem fronteiras

Christiane Heemann e Margarete Belli

11:45-12:00

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES:  estudo de aproximações com o Ensino de Inglês

Sandra Beatriz Méndez Torres

12:00-12:15

A PERCEPÇÃO DE CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA SOB VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL

Valéria Zanetti Ney

12:15-12:30

DISCUSSÕES

TODOS

SALA C226

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

UM CONVITE NECESSÁRIO: a presença do corpo na sala de aula

Hilário I. Bohn

11:15-11:30

QUANDO O CORPO INGRESSA EM SALA DE AULA MAS O ROSTO DO ALUNO NÃO POSSIBILITA O ENCONTRO BAKHTINIANO

Lúcia Valquíria S. Grigoletti

11:30-11:45

O PAPEL DO PROFESSOR NA SALA DE AULA:  peça fundamental no processo de ensino e de aprendizagem?

Vanessa Doumid Damasceno

11:45-12:00

ESCOLA SEM PARTIDO: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

Sabrina Hax Duro Rosa

12:00-12:15

INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: do olhar para o ENEM a uma proposta didática voltada ao letramento crítico

Noemi Lopes da Silva
Valesca Brasil Irala

12:15-12:30

DISCUSSÕES / ENCERRAMENTO

TODOS

 

Simpósio 14
GESTOS DE LEITURA EM ANÁLISE DE DISCURSO
SALA C247


Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 - 11:15

TATUAGEM FUTEBOLÍSTICA: os efeitos de sentidos e suas possíveis implicações

Naiara Souza da Silva

11:15 - 11:30

Refletindo sobre efeitos de sentido produzidos em discursos veiculados em um cartum sobre Aylan Kurdi

Andrêssa dos Santos Galvão

11:30 - 11:45

HISTORICIDADE E EFEITOS DE SENTIDO DE TECNOLOGIA EM NAQOYQATSI

Priscilla Rodrigues Simões (UNISUL)

11:45 - 12:00

A LEI Nº 11.645 E OS INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE UM LIVRO KAINGANG

Bruna Cielo Cabrera

12:00 - 12:30

DEBATE

TODOS

SALA C224

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00 - 11:15

FORMAÇÃO DISCURSIVA E POSIÇÕES-SUJEITO NA CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS A RESPEITO DO PARTO NO BRASIL: uma análise a partir do jornalismo diário

Aline Reinhardt-Silveira

11:15 - 11:30

DISCURSIVIZAÇÃO EM SALA DE AULA SOBRE A MULHER

Ana Paula Fagundes G. de Almeida(UEFS)

11:30 - 11:45

REVISTA JORNAL DAS MOÇAS DE 1950 E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA SOBRE TRABALHO FEMININO

Jeany Santos de Carvalho Azevêdo (UEFS)

11:45 - 12:00

BELA, RECATADA E DO LAR: formações discursivas e a posição ideológica de sujeitos

Leonor Louro de Freitas

12:00 - 12:15

A linda Ex: uma perspectiva masculina sobre o divórcio

Marina Kerr de Barros

12:15 - 12:30

DEBATE

TODOS

SALA C323

Dia 18/11/2016

TÍTULO

AUTOR

14:00 - 14:15

Charges sobre a tragédia em Mariana (MG): efeitos de denúncia e reivindicação

Nathalia Madeira Araujo

14:15 - 14:30

A luta de classes no jornalismo brasileiro: uma análise da cobertura das eleições de 2014 no Brasil

Eduardo Silveira de Menezes

14:30 - 14:45

DICURSO DE ÓDIO E DEMOCRACIA: um gesto de leitura em Análise de Discurso

Mariana Jantsch de Souza

14:45 - 15:00

ENSINO PROFISSIONALIZANTE: PARÁFRASES E SENTIDOS

Maria Inês Gonçalves Medeiros Cordeiro

15:00 - 15:15

Movimento O Sul é Meu País: o discurso separatista e suas implicações

Stella Aparecida Leite Lima

15:15 - 15:30

Uma prática de leitura: a emergência do impossível no fio do discurso

Ercília A. Cazarin e Marilei Resmini Grantham

15:30 – 16:00

DEBATE

TODOS

 


 

Simpósio 15
LETRAMENTO(S): LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA
SALA C230

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11h – 11h15min

Tessitura relacional e subjetividade: um estudo semântico-enunciativo sobre o texto

Alessandra da Silveira Bez

11h15min – 11h30min

Realização lógica da linguagem em notícias sobre o impeachment da presidente afastada dilma rousseff: uma análise de projeção no complexo oracional

Elisane Scapin Cargnin e Sara Regina Scotta Cabral

11h30min – 11h45min

Escrita na escola básica: o ensino da organização textual a partir de articuladores textuais

Priscila Luísa Strenzel

11h45min- 12h

Referenciação e textualidade: cadeias referenciais amarração de ideias no Blog

 

Ana Lucia Gubiani Aita

12h – 12h15min

Os efeitos dos trabalhos em grupos: caminho possível para incluir e alfabetizar na perspectiva do letramento

Thaiany D’Avila Rosa e Helena Plaszewski Facin

12h15min – 12h30min

Projetos de trabalho na universidade: os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos

Maristela Juchum

 

 

SALA C221

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11h – 11h15min

A formação de leitores por meio das narrativas mitológicas greco-romanas

Aline Teixeira Cavalcanti Sette e Tatyana Guerra de Souza Lira Cavalcante

11h15min – 11h30min

Aprodução textual em foco:desafios e possibilidades

Dulce Cassol Tagliani

 

11h30min – 11h45min

O simbólico no conto irlandês: uma proposta histórico-cultural de ensino de inglês para séries iniciais do ensino fundamental

 

Cristielaine Aparecida Alves de Souza

11h45min – 12h

O processo de apropriação de estratégias de leitura e o desenvolvimento de competências autorregulatórias

Daiana Corrêa Vieira e Lourdes Maria Bragagnolo Frison

12h- 12h15min

A criação de games como um possível meio para a promoção do letramento crítico

Vinícius Oliveira de Oliveira

12h15min- 12h30min

O ensino de gramática na perspectiva do funcionalismo linguístico

Tatiana Pimpão

 

SALA C321

Dia 18/11/16

TÍTULO

AUTOR

14h – 14h15min

Formando leitores: projeto de leitura diária em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental

Juliane de Souza Nunes de Moura

 

14h15min – 14h30min

A literatura na escola: uma proposta de letramento

Paula Renata Lucas Collares Ramis

14h45min – 15h

Livros didáticos de literatura brasileira e letramento literário: um diálogo é possível?

Rossana Dutra Tasso

15h- 15h15min

Leitura do texto literário no ensino fundamental II: a formação de leitores por meio do gênero conto

Tatyana Guerra de Souza Lira Cavalcante
Itania Flávia da Silva

15h15min – 15h30min

Práticas de letramentos nas escolas públicas

Tânia Tofoli
Veronice Camargo da Silva
Jossemar de Matos Theisen

 

15h30min – 15h45min

Letramento crítico e ensino de espanhol instrumental: discutindo o ensino-aprendizagem de leitura em língua estrageira

Amanda Pinheiro Damasseno

15h45min – 16h

Convencionalidades x letramento crítico em um exame de proficiente em inglês acadêmico: um debate entre áreas

Andrea Jéssica Borges Monzón  Juliane de Souza Nunes de Moura


 

SIMPÓSIO 16  
LINGUAGEM, INTERAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
SALA C228

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

Linguagem, interação e trabalho docente

Marcia Cristina Corrê

11:15-11:30

(Re) configurações do  trabalho do professor de Matemática com Modelagem Matemática  na formação continuada

Danusa de Lara Bonotto
Ana Cecilia Teixeira Gonçalves

11:30 – 11:45

A construção de identidade de um professor de língua portuguesa ao longo de quinze anos de carreira

Louise Cervo Spencer

11:45 -12:00

A rede discursiva que se desenvolve em torno do agir docente

Fabiana Veloso de Melo Dametto

12:00 – 12:15

O trabalho docente representado por futuros professores: implicações da formação inicial e continuada na reconfiguração do agir discursivo

Vanessa Bianchi Gatto

12:15 – 12:30

A tomada de consciência sobre aspectos relativos à produção de textos escritos de estudantes de um curso pedagogia

Clarice Vaz Peres Alves

12:30 – 12:45

Vida cotidiana: lugar próprio para se pensar o trabalho docente e o processo de desenvolvimento e aprendizado da linguagem

Flaviana Demenech
Carla Melissa Klock Scalzitti

12:45 – 13:15

Discussão sobre os trabalhos

 


 

Simpósio 17
LINGUAGENS: GÊNEROS SOCIAIS, GÊNEROS TEXTUAIS E DIVERSIDADES
SALA C226

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

VIOLÊNCIA E LINGUAGEM DA CRUELDADE NO CONTO CONTEMPORÂNEO: uma leitura de Angu de sangue, de Marcelino Freire

Mathias Paulus Link ; Luana Teixeira Porto

11:15-11:30

IMAGENS DA CRIANÇA VIOLENTADA EM DISCURSO LITERÁRIO E PUBLICITÁRIO

Jéssica Casarin ; Luana Magalhães Siqueira : Luana Teixeira Porto

11:30 – 11:45

ANÁLISE DO FILME PELO MALO: uma sociedade racista e homofóbica

Ângela Srocynski da Costa; Rosangela Fachel de Medeiros

11:45 – 12:00

A RELEVÂNCIA DA PUBLICAÇÃO DE UMA SEGUNDA EDIÇÃO DE A INFANTA CARLOTA JOAQUINA (ROMANCE HISTÓRICO), DE 1937

Tamires Montoito; Eliane Terezinha do Amaral Campello

12:00 – 12:15

CONCEIÇÃO EVARISTO: vivência e escritura

Eliane Terezinha do Amaral Campello

SALA C215

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM CINDERELA: discursos de feminilidades elaborados pelos estúdios Disney

Olívia Pereira Tavares

11:15-11:30

ANÚNCIOS DOS CLASSIFICADOS:corpos à venda

Rita de Lima Nóbrega

11:30 – 11:45

O GÊNERO TEXTUAL EM ATIVIDADES DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PRODUZIDA EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Vanessa Severo Trivisiol

11:45 – 12:00

JOGO DIGITAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Sastria de Paula Rodrigues ; Bento Selau

12:00 – 12:15

GÊNERO E PERFORMANCE EM A MEGERA DOMADA DE PATRÍCIA FAGUNDES

Marina Farias Martins

 


 

Simpósio 18
MÍDIA, IDEOLOGIA E INTERPRETAÇÃO: a (des)construção das significações
SALA C224

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

Gestos de leitura e relações com o tempo: o caso do atraso

Diego Vieira Braga

11:15-11:30

Memória afetiva: casamento homoafetivo na mídia

Gustavo Kratz Gazalle

11:30 - 11:45

Mascaramento ideológico-cínico e difusão midiática 

Maria Thereza Veloso

11:45 - 12:00

Escola sem partido: um funcionamento discursivo entre o dito e não-dito

 

Luciane Botelho Martins
Ana Paula Vieira Andrade de Assumpção
Aracy Graça Ernst

12:00 - 12:30

DEBATE

TODOS

 

 

 

SALA C214

Dia 17/11/2016

TÍTULO

AUTOR

11:00 - 11:15

Ouviram do whatsapp algumas palavras plácidas: omecanismo de antecipação e a negação em dois discursos de Michel Temer

Suélen Ribeiro Dutra

11:15 - 11:30

O trabalho liberta?
Considerações sobre o trabalho junto ao referencial teórico-analíticoda AD

Stefany Rettore Garbin

11:45 - 12:00

Análise dos discursos masculinos nas redes sociais sobre a divulgação do lançamento do filme Mulher Maravilha

Maria Cecília Baini

12:00 - 12:30

DEBATE

TODOS

 

Simpósio 19
“MODOS DE LER, MODOS DE ENSINAR”: DO IMPRESSO AO DIGITAL
SALA C221

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 - 11:15

RECONEXÃO ENTRE ESCOLA, LEITURA E LEITOR: uma prática de leitura literária na escola com o auxílio da flipped classroom

Bibiana Zanella Pertuzzati
Marcelo Santos da Rosa

11:15 - 11:30

O PAPEL DA CONSTRUÇÃO DE SOCIABILIDADES NO PROCESSO DE ESCRITA E DISSEMINAÇÃO DE NARRATIVAS (FAN)FICCIONAIS DE PUBLICAÇÃO ONLINE

Catarina Maitê Macedo Machado Barboza

11:30 - 11:45

FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM CONTEXTOS DIGITAIS: produção de releituras a partir da obra O Lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Eveline Rosa Peres

11:45 - 12:00

LEITORES DE CLARICE LISPECTOR NA REDE: blogs como espaços de discussão literária

Márcia Froehlich

12:00 - 12:30

DEBATE

TODOS

SALA C213

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 - 11:15

LER PARA ESCOLHER OU ESCOLHER PARA LER: o horizonte de expectativas dos leitores adolescentes e seus diários de leitura

Jaqueline Thies da Cruz Koschier

11:15 - 11:30

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS

Lucas Gonçalves Soares

11:30 - 11:45

DESCOBRINDO A CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DE UMA OFICINA DO PIBID/LETRAS UFPEL

Cecilia Novack de Oliveira
Marilia Dias Treicha
Deliane Leivas Tavares

11:45 - 12:00

O ENSINO DE LITERATURA NOS CURSOS DE EAD

Sylvia Furtado Felix

12:00 - 12:30

DEBATE

TODOS

 


 

Simpósio 20
MULTILETRAMENTOS E ENSINO: ENTRE A ESCOLA E O ENSINO SUPERIOR
SALA C216

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 – 11h15

LETRAMENTO LITERÁRIO: Uma proposta para reflexão

Veridiana Caetano

11h15-11h30

FOTOGRAFIA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: "Photo walking Tour" - pertencimento e ensino/aprendizagem em um contexto para além da sala de aula de ensino superior

Josiane Borges de Moraes

11h30-12:00

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: entre a teoria e a prática

Josiane Hinz

SALA C212

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 – 11h15

A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

Naura Leticia Nascimento Coelho

11h15-11h30

QUEREMOS CONVERSAÇÃO: o perfil do aluno participante do projeto High School English

Adriana Macedo Nadal Maciel

SALA C228

Dia 18/11

TÍTULO

AUTOR

14:00 – 14h15

LETRAMENTO ACADÊMICO: Reflexões sobre a produção escrita em cursos de graduação

Andrea Ad Reginatto

14h15-14h30

O TEXTO COMO PONTO DE PARTIDA E CHEGADA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Simone Mendonça Soares
Bibiana Cardoso da Silva

14h30-14:45

DISCURSO DAS MÍDIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões teóricas e metodológicas

Kelli da Rosa Ribeiro

14h45 – 15h

A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DOS DIZERES DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURG

Alessandra Avila Martins
Silvana Schwab do Nascimento

 


 

Simpósio 21

O DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS ONLINE

 SALA C215

Dia 16/11/2016

TÍTULO

AUTOR

10:00-10:15

O EXCESSO NO DISCURSO DE ÓDIO DOS HATERS

Rebeca Recuero Rebs

10:15-10:30

BEM VINDO AO VALE DOS HOMOSSEXUAIS: o ciberativismo pró-gay no LDRV

Murian Ribeiro

10:30-10:45

DISCURSOS DE ÓDIO PRECONCEITO NO FACEBOOK: entre a liberdade e o crime

 Eduardo Garlet

10:45-11:00

OLIMPÍADAS RIO 2016: o discurso de ódio sofrido pelas atletas nas redes sociais

Carina dos Reis e  Sílvia Porto Meirelles Leite

11:00-11:15

SOU FEMINISTA E APOIO BOLSONARO: uma análise do discurso contraditório e suas formas de legitimação no Facebook

Natália Giusti Radtke e Letícia Schinestsck

11:15-11:30

#EstuproNãoÉCulpaDaVítima: como a hashtag foi apropriada como assinatura para diferentes narrativas sobre o corpo e a mulher no Twitter

Letícia Schinestsck e Natália Giusti Radtke

 

 

 


 

Simpósio 22

OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E AS TEORIAS LINGUÍSTICAS

SALA C221

 

Dia 18/11

TÍTULO

AUTOR

14h-14h15

Análise da tradução do conto “O dia em que Urano entrou em Escorpião”, de Caio Fernando Abreu, ao espanhol, conforme as normas iniciais e operacionais, de Toury

Artur Emilio Alarcon Vaz

14h15-14h30

Estudos da tradução e línguas em contato: interfaces investigadas no conto “Dez de Dezembro”

Clara Peron da Silva Guedes

14h30-14h45

Análise da tradução do conto “Quien escucha su mal oye”, de Juana Manuela Gorriti, ao português, conforme as normas iniciais e operacionais, de Toury

Daniele Corbetta Piletti

14h45-15h

Tradução literária e neutralidade: algumas reflexões teórico-práticas

Eronilma Barbosa

15h15-15h30

Análise de temas em fases discursivas de um corpus paralelo literário bilíngue

Roberta Rego Rodrigues

15h30-16h

Debate

 

 


 

SIMPÓSIO 23
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS EM DADOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
SALA C213

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 – 11:15

SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS

Carla Melissa Klock Scalzitti
Flaviana Demenech

11: 15 – 11:30

PANORAMA DOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFSUL CAMPUS CAVG, À LUZ DO MRR DE KARMILOFF-SMITH

Cristiane Silveira dos Santos
Ana Ruth M. Miranda

11:30 – 11:45

UMA REFLEXÃO ACERCA DA AQUISIÇÃO GRÁFICA DOS DITONGOS [aj] E [ej]: dados de São José do Norte/RS

Veronica Santos do Amaral

11:45 – 12:00

AQUISIÇÃO ORAL E ORTOGRÁFICA DOS DITONGOS VARIÁVEIS [aj] E [ej] POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Marco Antônio Adamoli

12:00 - 12:15

A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR CRIANÇAS BILÍNGUES –  POMERANO/PORTUGUÊS: um olhar para as influências fonológicas

Marceli Tessmer Blank

 

SALA B208

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00 – 11:15

CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO LETRAMENTO: análise de dados de coleta preliminar

Luciana Pilatti Telles
Susie Enke Ilha
Alexander Severo Cordoba

11: 15 – 11:30

BILINGUISMO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: Implicações no processo de alfabetização

Fernanda Saggiomo Candia

11:30 – 11:45

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS METODOLÓGICOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS SOBRE OS ACENTOS GRÁFICO E PROSÓDICO DO PORTUGUÊS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

Luanda Alvariza Gomes Ney

11:45 – 12:00

OS ERROS ORTOGRÁFICOS NO GRUPO HOMICÍDIOSEM PELOTAS DA REDE SOCIAL FACEBOOK

Rossane Maria R. Vargas
Taiçara F. Canêz Duarte

12:00 - 12:15

MORFEMAS: conhecimento implícito e explícito

Taiçara F. Canêz Duarte

 

 

 

SIMPÓSIO 24
RELAÇÕES DIALÓGICAS, LINGUAGENS E PRÁTICAS SOCIAIS
SALA C212

Dia 16/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

SIGNIFICAÇÃO, IMPRECISÕES, SENTIDO

Adail Sobral
Karina Giacomelli

11:15-11:30

A ENTREVISTA DIALOGIZADA: um outro olhar sobre a investigação discursiva do/no ambiente de trabalho

Cícero Augusto Kurz Lemes

11:30-11:45

DA RELEVÂNCIA DO DESDOBRAMENTO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS EM MARCAS ENUNCIATIVAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Karina Giacomelli 
Adail Sobral

11:45-12:00

EL REGISTRO COLOQUIAL EN LAS CLASES DE ESPAÑOL: en busca de aportes metodologicos

Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques
Katherine Pereira de Oliveira

12:00-12:15

FRONTEIRA CHUÍ-CHUY: os hibridismos, estranhamentos e os prazeres de habitar o “entre-lugar”

Luiza Machado da Silva
Hilário I. Bohn

SALA B215

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

LÍNGUA, PRÁTICA SOCIAL E DIALOGISMO: as contribuições da Análise Linguística para o Ensino de Língua Materna

Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes
Sweder Souza

11:15-11:30

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO PARA O TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA BÁSICA: o desenvolvimento da prática docente à luz da pedagogia dialógica

Fernanda Taís Brignol Guimarães

11:30-11:45

PRÁTICAS SOCIAIS DIALÓGICAS: interfaces culturais

Valéria Silveira Brisolara
Vera Lúcia Pires

11:45-12:00

A CONSCIÊNCIA AUTORAL ANTE O FASCISMO E A POÉTICA DE  GARCÍA LORCA

Vera Pires
Maria Aline de Andrade
Roberto Medina

12:00-12:15

UMA PROPOSTA BAKHTINIANA DE ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Marice Fiuza Geletkanicz 
Ângela Mara Bento Ribeiro 
Fernanda Taís Brignol Guimarães

SIMPÓSIO 25
SEMIÓTICA SINCRÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SALA C432

Dia 17/11

TÍTULO

AUTOR

11:00-11:15

ENSINO, CULTURA E VARIANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA: uma análise de portais educacionais

Célia Cristina Gautier Maria Xavier, Fabiane Villela Marroni

11:15-11:30

“DIFERENÇAS” NOS CAMPOS DO FAZER-PERSUASIVO E DO FAZER-INTERPRETATIVO:  jogos futebolísticos e sociais em sala de aula

Gláucia Knob, Karina de Almeida Rigo, Gisandra Cemin da Rocha

11:30-11:45

MODOS DE VIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: uma análise da cidade de Pelotas através da mídia impressa

Fabiane Villela Marroni

11:45-12:00

UM CONTO SEM FADAS: caminho de leitura do sincretismo verbo-visual no “era uma vez” em um gênero jornalístico

Karina de Almeida Rigo, Gláucia Knob, Renata Andreolla

12:00-12:15

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO GAÚCHO BLAU NUNES EM CURTAS -METRAGENS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise à luz da semiótica discursiva

Marion Rodrigues Dariz

12:15-12:30

A OBJETIFICAÇÃO DO FEMININO NA PUBLICIDADE:  uma análise a partir da Semiótica Discursiva

Rodrigo Nunes Feijó

12:30-12:45

CONSTRUÇÃO DO PAPEL SOCIAL DA MULHER:  uma análise a partir da semiótica discursiva

Tanier Botelho dos Santos


Desenvolvido por Núcleo Web
Comunicação e Relacionamento

Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000