Apresentação

O VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (VIII SENALE) realiza-se de 16 a 18 de novembro de 2016. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas e pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Linguagens Verbo-Visuais e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, tem como tema LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS.

O evento pretende dar continuidade ao bem sucedido trabalho que se vem fazendo historicamente, qual seja o de promover a interação entre profissionais dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores de instituições universitárias, com vistas ao estudo e ao ensino de língua materna e de língua estrangeira. Além disso, visa a propiciar a reflexão acerca de novos campos e áreas de pesquisa e ensino que envolvem linguagens, abarcando as diversificadas teorias e práticas de linguagem que hoje povoam o universo acadêmico e o mundo como um todo.

Mantendo seu caráter pragmático, centra-se mais uma vez na incidência de diferentes teorias sobre práticas discursivas e sociais, implicadas nos processos de ensino e de aprendizagem de línguas/linguagens. Nesta nova edição, pretende enfocar mais especificamente as múltiplas relações entre linguagens, identidade e práticas sociais na vida social e nos ambientes profissionais, acadêmico e escolar. As novas dinâmicas sociais vêm revolucionando a sala de aula, um dos focos do SENALE. Isso é bem perceptível no que se refere à linguagem, mas também no tocante a novas possibilidades de interação entre professores e alunos, bem como ao uso de recursos pedagógicos mais compatíveis com os novos perfis dos alunos. Cabe dar uma resposta ao desafio que esses novos perfis trazem ao ensino, que não comporta o apego a hábitos arraigados nem pretensas certezas absolutas.Para isso, o evento pretende, congregando as instituições proponentes – UCPEL, UFPEL e IFSUL – colaborar, de maneira mais eficaz, para o progresso do ensino de língua materna e estrangeira nos diversos níveis.

O VIII SENALE busca promover propostas que, ao tentar inovar, considerem a necessidade de relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade de novos recursos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras e para além delas. Partindo das relações entre produção científica na área da ciência linguística e práticas sociais, especialmente pedagógicas, busca indicar novas formas de atuação numa perspectiva crítica na qual nem práticas costumeiras nem novas práticas sejam consideradas inquestionáveis.

Com esse objetivo, esta sua 8ª edição propõe, mais uma vez, uma programação que contempla a dimensão teórico-pragmática das atuais e principais concepções linguísticas, suas possibilidades e limites de aplicação. Haverá palestras, mesas-redondas,comunicações em simpósios e minicursos a serem desenvolvidos por pesquisadores e estudantes de diferentes instituições universitárias, além da apresentação de pôsteres por alunos de graduação.

Avisos

  • Informamos que os certificados do SENALE 2016, foram publicados neste link

  • Encerrada a recepção de textos completos para os Anais do VIII SENALE.
    Os certificados vão demorar. Não somos nós que os fazemos.
    Atestados: solicite atestados do VIII SENALE ao email ppgl@ucpel.edu.br

  • A página do PPGL no Facebook tem informações sobre o envio de textos completos para os Anais do VIII SENALE.
    Atestados: solicite atestados do VIII SENALE ao email ppgl@ucpel.edu.br

  • ISBN do Caderno de Resumos: 978-85-7590-185-4

  • O Caderno de Resumos de Simpósios está disponível no link Simpósios. A parte de Pôsteres, que será incluída ao final da de Simpósios, está em preparação.

  • VIII SENALE - ENVIO DE TEXTOS COMPLETOS - INSTRUÇÕES para SUBMISSÃO À REVISTA Linguagem e Ensino - Edição Especial

    Submissão de artigo à Edição Especial LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS (Volume 20, n. 3, 2017)
    Até 31 de março de 2017. Sujeito a avaliação e aprovação ou não.
    Não são aceitos textos já enviados para os Anais.
    As normas e o link de submissão estão aqui
    Não serão aceitos textos que não sigam essas normas.

  • VIII SENALE - ENVIO DE TEXTOS COMPLETOS - INSTRUÇÕES ANAIS

    Entrega de trabalho completo para os Anais do VIII SENALE:
    Até 28 de fevereiro de 2017.

    Todos são publicados, mas implica não submeter à Revista.
    Apenas para o email senale@ucpel.edu.br
    Linha de Assunto: ANAIS VIII SENALE

    Atenção: Outras linhas de assunto não serão consideradas pelo sistema.
    O envio para outro email será ignorado.

    Solicitamos a colaboração de quem já enviou e/ou entregou no sentido de reenviar seguindo estritamente estas instruções

  • Lançamento do Livro: DIALOGISMO: BORDAS, FRONTEIRAS, IMPRECISÕES, SENTIDOS.
    » Acesse o e-book gratuito

  • Edição anterior: VII SENALE

Programação

Saiba mais.

[...]

Mais

Saiba mais detalhes sobre o evento.

[...]

Desenvolvido por Núcleo Web
Comunicação e Relacionamento

Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000