/ Notícias / Novo projeto de doutorado profissional em Saúde Coletiva da UCPel é aprovado pela CAPES
25.09.2024 | 16:06 | #medicina
Novo projeto de doutorado profissional em Saúde Coletiva da UCPel é aprovado pela CAPES Foto Leandro Lopes

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresenta o novo doutorado profissional em Saúde Coletiva, alinhado ao planejamento estratégico institucional. O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para transformar o contexto social e de saúde em suas áreas de atuação, incorporando a pesquisa e o conhecimento científico à prática profissional.

Com infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e cooperação com instituições nacionais e internacionais, o doutorado oferece um programa atualizado. O foco é a melhoria das condições de saúde da população, baseada nas etapas do ciclo vital.

O curso está organizado em três linhas de pesquisa: atenção à saúde no ciclo vital, avaliação de serviços e tecnologias de saúde, e promoção e educação em saúde. A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, ofertadas anualmente de forma flexível. Para concluir o programa, o aluno deve completar 46 créditos, sendo 25 deles de disciplinas obrigatórias e 14 de optativas. Créditos adicionais podem ser atribuídos a produtos técnicos desenvolvidos durante o curso, relacionados ao tema adotado pelo discente.

O egresso terá competências e habilidades desenvolvidas para identificação de problemas de saúde socialmente relevantes, por meio da utilização das ferramentas metodológicas, e para a formulação de estratégias de intervenção que visam redução das desigualdades e melhora das condições de saúde da população em todas as etapas do ciclo vital, promovendo a articulação entre universidade e o mundo do trabalho, especialmente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a coordenadora do projeto, Luísa de Oliveira, o novo doutorado em Saúde Coletiva da UCPel é uma consolidação do trabalho que a universidade vem desenvolvendo na área da saúde. "Nós nos preparamos durante bastante tempo para contribuir com mais esse nível de formação dos profissionais de saúde, alinhado à missão da UCPel e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde", pontua.

"Esse doutorado tem a ‘cara da Católica’, por ser multiprofissional e voltado para a prática, além da pesquisa. Ele se diferencia do modelo acadêmico por seu foco na aplicação prática no mundo do trabalho e no sistema de saúde, formando tanto pesquisadores quanto profissionais capacitados a atuar diretamente no campo˜, disse Luísa.

O novo doutorado profissional em Saúde Coletiva da UCPel visa capacitar profissionais com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios da saúde pública, promovendo impactos positivos na sociedade.

Redação Betânia Bierhals