/ Clínica Psicológica
Clínica Psicológica

A Clínica Psicológica da Universidade Católica contém 13 salas de atendimentos e observações. As consultas destinam-se à população em geral, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Seus principais objetivos são capacitar os acadêmicos para a intervenção multidisciplinar no sentido de promover saúde mental; integrar as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, priorizando a reflexão, a atitude crítica e ética, além de prestar atendimento psicológico à comunidade.

Com o objetivo de atender o que preconiza o SUS enquanto niveis de complexidade, os pacientes atendidos na CP são previamente referenciados pelo que se denomina porta de entrada do serviço. O ingresso dos pacientes acontece inicialmente através de acolhimento nas UBS'S dos bairros Pestano e Nossa Sra de Fátima e no Campus da Saúde – locais da UCPel, que se destinam a formação e atenção da população. Entre os Projetos e Atividades Desenvolvidas na CP encontram-se: Psicoterapia Individual Objetivos: terapêutico, amenizar sintomas e melhora na qualidade de vida. Problemas de Aprendizagem e queixa escolar Objetivos: acompanhamento de queixas escolares e tratamento de dificuldades de específicas de aprendizagem. Facilitar o processo de aprendizagem da criança em idade escolar, a partir das dificuldades apresentadas. Auxiliar os pais, para que estes possam realizar junto a seus filhos as tarefas escolares.

 

Avaliação Psicológica

Objetivos: Avaliar a demanda a fim de verificar as suas necessidade e devidos encaminhamentos para da rede de saúde do município. Grupos de Orientação à Pais/Orientação a Pais Objetivos: Orientar em relação ao desenvolvimento evolutivo. Orientar em relação às dificuldades dos filhos e preparar os pais para que possam fazer em casa atividades que facilitem o processo de aprendizagem da criança.

 

Grupo de Habilidades Sociais

Objetivo: Desenvolver habilidades sociais, visando a importância do uso dessas na interação e participação na vida profissional do adolescente.

 

Grupos de Orientação profissional

Objetivo: auxiliar o usuário a tomar suas próprias decisões em relação à sua carreira ou profissão, a partir de atividades ou dinâmicas que buscam levá-los a refletirem sobre si mesmos, sobre as opçães existentes e, assim, possam realizar escolhas ou construir planos profissionais de melhor qualidade.

Faz uma intersecção com o Ambulatório Integrado de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental que pertence ao Programa de Pós Graduação Saúde e Comportamento

 

Projetos e Atividades Desenvolvidas

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel é um espaço universitário avançado de investigação e docência, articulando diferentes disciplinas pertinentes à saúde, promovendo, desse modo, estudos, pesquisas e ações sociais específicas dirigidas ao âmbito acadêmico e profissional. Vem realizando estudos epidemiológicos e clínicos voltados a diferentes especialidades. Dentre as áreas de atuação encontra-se a psicologia da saúde e a epidemiologia e neuroquímica dos transtornos mentais.

Horários: segunda a sexta das 8:00 às 12:00 – 14:00 às 22:00

Coordenadora: Alessandra Pontes de Almeida Peres

Contato: (53) 2128.8502

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?