/ Notícias / UBS Areal I completa um ano sob administração da UCPel
UBS Areal I completa um ano sob administração da UCPel
15.03.2019 | 11:09 | #medicina #enfermagem #odontologia
UBS Areal I completa um ano sob administração da UCPel
A Unidade Básica de Saúde Areal (UBS) Areal I completou um ano sob administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em 2018, a unidade contabilizou cerca de seis mil consultas, mil a mais se comparada ao ano de 2017. Diariamente, a população conta com atendimento de acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem.

De acordo com o professor e coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, Cayo Lopes, o maior desafio enquanto instituição é atender as demandas dos pacientes com qualidade. “Também facilitar o acesso e garantir saúde para a população, além de construir vivências práticas aos acadêmicos”, acrescenta.

Em média, 15 pacientes são atendidos por turno na UBS Areal I. Assim como em outras unidades administradas pela Católica, a UBS adota o modelo portas abertas, sem a necessidade de retirada de ficha para realização do atendimento. “Nossa população é de 2800 pessoas e toda a comunidade já foi atendida”, afirma.

As demandas mais solicitadas na unidade são voltadas à saúde do idoso e ao tratamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Atendimentos em situações agudas como dor de garganta, febre, mal estar, também estão entre os mais requisitados. Além disso, os médicos e acadêmicos realizam ações programáticas como pré-natal e puericultura. 

Para realizar acompanhamento integral, os agentes de saúde visitam as residências da área e cadastram o grupo familiar, coletando diversos dados como nome completo, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade com foto. Com isso, é possível verificar a existência de crianças, gestantes, idosos e demais pessoas com doenças crônicas na comunidade. 

Dessa forma, a unidade obtém um diagnóstico geral da população e um controle dos serviços ofertados. Além disso, o cadastramento prévio facilita a marcação de consultas.

Ensinar atendendo

Os atendimentos realizados pelos acadêmicos da UCPel começam desde o primeiro ano do curso de Medicina em modelo observacional. Nos anos seguintes, os alunos são inseridos na rotina da unidade conforme o grau de adiantamento acadêmico. Para a estudante de medicina, Jaqueline Garcia, a experiência de estágio é fundamental para exercitar as teorias na prática. “Acredito que a nossa vivência seja muito construtiva e positiva. Somos preparados para o mercado de trabalho, o que transmite segurança no futuro”, afirma.

O agendamento de consultas da UBS Areal I é realizado presencialmente na própria unidade, localizada na Rua Apolinário de Porto Alegre, 290, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na quinta-feira, os agendamentos são realizados somente das 8h às 12h. Para realizar o agendamento é preciso estar munido do cartão do SUS, documento com foto e número do prontuário, se houver.
Além da UBS Areal I, as UBS’s Sanga Funda, Fátima, Py Crespo, União dos Bairros e Pestano também são administradas pela UCPel.

Redação: Victoria Priotto

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?