/ Notícias / Ciemsul/UCPel incuba empresa na área de Geotecnologias
Ciemsul/UCPel incuba empresa na área de Geotecnologias
12.03.2019 | 15:05 | #ciemsul
Ciemsul/UCPel incuba empresa na área de Geotecnologias
O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) incubou nova empresa. A ORE Engenharia, Geologia e Soluções pretende utilizar geotecnologias para solucionar demandas do cotidiano e de empreendimentos em áreas como Geologia, Meio Ambiente, Engenharia, Ciências Agrárias e Sociais.

De acordo com um dos integrantes da startup, o engenheiro de petróleo Eduardo Sganzerla, as geotecnologias podem ser utilizadas no cotidiano para auxiliar na implementação de novos negócios, maximização de lucros e mapeamento de zonas estratégicas para campanhas publicitárias e políticas, por exemplo. No setor agrário, podem definir zonas de manejo agrícola e florestal, identificar áreas de risco de atributos físico-hídricos e solos degradados.

A proposta inovadora da startup é usar a tecnologia para estimar, com alta precisão, variáveis custosas, gastos com amostragem e reduzir o tempo de projetos. Como diferencial, Sganzerla destaca a aplicação da geoestatística em diversas áreas de atuação. “Asseguramos uma assessoria diferenciada de análise espacial dos problemas e a prestação de serviços tradicionais de Geologia e Meio Ambiente, através de uma equipe multiprofissional”, pontua.

Dentre as expectativas, os incubados pretendem fomentar a importância da Geociência e dos profissionais que atuam na área através de dois grandes focos: ciência e divulgação. Para isso, pautarão temas como água subterrânea, cidades, desastres naturais, solos, recursos minerais, terra e saúde. O grupo também irá focar em aplicar seus conhecimentos e técnicas no setor agrário, com atuação voltada à produtividade da madeira araucária.

Os sócios construíram sua formação acadêmica na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e escolheram incubar a startup na UCPel devido aos casos de empresas bem sucedidas na área de Engenharia e Logística. “Quando fundamos a empresa, o Ciemsul estava em processo de migração para o Pelotas Parque Tecnológico, o qual dispõe de grande infraestrutura e sinergia com empresas e profissionais criativos”, afirma o engenheiro de petróleo.

Além do apoio da incubadora da UCPel, a empresa estabelece parcerias com especialistas em diversas áreas de atuação para gerar soluções efetivas e multiprofissionais. A startup foi idealizada pelo engenheiro geólogo Otávio de Lima, pelos engenheiros de petróleo Eduardo Sganzerla e Rômulo Nunes e pelo graduando em engenharia industrial madeireira, Vinícius Taborda.

Participação em evento de inovação

Entre 28 e 29 de março, a startup irá participar da Primeira Chamada de Inovação Araucária+, em Florianópolis. O evento, idealizado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadores (CERTI) e pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, reúne empreendedores e agentes da indústria que necessitam de soluções para suas demandas.

A participação é movida pela oportunidade em mostrar o potencial da empresa. “Esperamos fechar negócios com investidores e empresas florestais madeireiras interessadas em nossas soluções, assim, iremos impulsionar nosso crescimento e difundir mais áreas de abrangência. O principal objetivo é expor a ORE para empresas da Região Sul”, revela.

Redação: Victoria Priotto
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?