/ Notícias / UCPel integra Observatório de Bioética da CNBB
UCPel integra Observatório de Bioética da CNBB
13.11.2018 | 10:54 | #institucional
UCPel integra Observatório de Bioética da CNBB
Diversos Institutos e Instituições de Ensino Superior uniram-se com um propósito em comum: mapear a vulnerabilidade humana no Rio Grande do Sul. Com grupos multidisciplinares de profissionais e pessoas da comunidade, o Observatório de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende responder, através da ciência e da razão, os fatores que resultam na vulnerabilidade humana no estado.

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra a lista das Instituições do Observatório por meio do idealizador do projeto e diretor do Instituto Superior de Formação Humanística, Dom Ricardo Hoepers, e do comitê multidisciplinar de bioética. A comissão será responsável por mapear na região os três eixos de atuação do Observatório: início da vida, final da vida, políticas públicas e alocação de recursos.

Conforme Dom Ricardo, o primeiro eixo, início da vida, aborda questões como aborto, reprodução assistida e uso de células tronco. No eixo final da vida, serão trabalhadas eutanásia, distanásia, cuidados paliativos e envelhecimento humano. O acesso das pessoas à saúde e as doenças neurológicas e crônicas farão parte das discussões do terceiro eixo de atuação. “São temáticas que ainda não estão resolvidas no Brasil, áreas que precisam ser bem delineadas, então queremos ver como isso se dá no Rio Grande do Sul”, explica.

Dentro de cada eixo, o Observatório pretende desenvolver ações em duas etapas. A primeira delas é o levantamento das pesquisas desenvolvidas nas Universidades para divulgação e discussão de dados com a população. No segundo momento, o objetivo é a participação da comunidade ao propor novas temáticas para os estudos acadêmicos. “É uma parceria entre a comunidade e a universidade, uma complementando a outra nas necessidades reais das pessoas”, afirma.

O Observatório de Bioética da CNBB foi lançado em 7 de novembro, em Passo Fundo. As atividades e pesquisas podem ser acompanhadas através do site observatoriodebioetica.ucpel.edu.br e página no Facebook. Além da comissão na UCPel, o grupo conta com comitês em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo.

As Instituições participantes são: Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Meridional (Imed), Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (Fasurgs), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Hospital da Cidade de Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?