/ Notícias / Arquitetura e Urbanismo da UCPel e a empresa Dimensio lançam aplicativo na 46ª Feira do Livro
Arquitetura e Urbanismo da UCPel e a empresa Dimensio lançam aplicativo na 46ª Feira do Livro
09.11.2018 | 11:11 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura e Urbanismo da UCPel e a empresa Dimensio lançam aplicativo na 46ª Feira do Livro
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará presente na 46ª Feira do Livro de Pelotas. A partir da próxima segunda-feira (12), em um estande da Feira, o patrimônio arquitetônico de Pelotas poderá ser visitado em três dimensões (3D) através da tecnologia da realidade aumentada e também da montagem de maquetes de papel.

A ação é fruto de uma parceria entre a empresa Dimensio – Design e Tecnologia, o Programa de Extensão Apoio às Práticas Patrimoniais e o Projeto Pelotas de Papel. A união dos trabalhos se deu no desenvolvimento do aplicativo e do livro Turismo Virtual em Pelotas, com lançamento oficial marcado para o dia 16 de novembro, às 19h, na Feira do Livro.

De acordo com uma das desenvolvedoras da ferramenta, Beatriz Gioielli, a escolha do lançamento no evento se deu pela união do livro com a tecnologia, proporcionada pelo aplicativo. “Hoje em dia as pessoas deixaram um pouco de se envolver com os livros, por ter o celular, então nós juntamos tudo: a proposta da Feira do Livro com a tecnologia que as pessoas estão buscando”, conta.

A ideia de desenvolver um aplicativo sobre o patrimônio arquitetônico de Pelotas surgiu do intuito de tornar lúdico o acesso da população, conforme explica Beatriz. “Quem passa na frente dos casarões vê a fachada, mas não tem a noção tridimensional dos prédios. Acreditamos que o patrimônio é um ponto muito forte na cidade que precisa ser explorado”, justifica.

Conheça o Turismo Virtual em Pelotas

Através do aplicativo, o usuário poderá manusear alguns prédios do entorno da Praça Coronel Pedro Osório, Mercado Público, Mercosul, Lyceu Riograndense e Catedral Metropolitana São Francisco de Paula ao apontar o celular para o livro. 

Com a ferramenta, o telefone se torna uma lente entre o material físico e a maquete 3D. “A proposta é interagir direto com o modelo e trazer intimidade com os prédios por segurar eles nas mãos”, acredita Beatriz.

Outra usabilidade do aplicativo é a possibilidade de realizar um tour pelos prédios. A ferramenta possui informações e galeria de fotos de cada um dos 10 locais disponibilizados neste primeiro momento. Além disso, em cada um deles há um adesivo de check in e, ao visitar as construções, o turista ganha pontos e libera conquistas, como jogos. Ainda, é possível fazer o download da planificação das maquetes para a montagem em papel.

O aplicativo Turismo Virtual em Pelotas está disponível para o sistema android. Porém, a usabilidade dos check ins irá entrar no ar a partir de segunda-feira (12). Já a interação através da realidade aumentada poderá ser acessada após o lançamento oficial, na sexta-feira (16). O livro físico, utilizado para a visualização em 3D, será distribuído gratuitamente no estande na Feira do Livro e também no Centro de Informações ao Turista, no Mercado Público.

Pessoas interessadas em conhecer o aplicativo fora de Pelotas podem baixar e acessar a galeria de fotos, informações e modelos 3D, disponíveis na biblioteca virtual.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?