/ Notícias / Convite a Reflexão: Dia de Finados
Convite a Reflexão: Dia de Finados
05.11.2018 | 15:46 | #capelania-e-identidade-crista
Convite a Reflexão: Dia de Finados
Dia de Finados: Recordar a certeza de nossa fé em Jesus Cristo

O dia de Finados, 02 de novembro, é uma celebração muito significativa e com uma simbologia marcante na vida da Igreja. Recordar as pessoas que amamos e que já se foram para junto de Deus é uma atitude milenar na história da humanidade. Todos os povos e culturas em todos os tempos tiveram, cada qual a seu modo, uma maneira de homenagear e relembrar aquelas pessoas que cumpriram com sua missão na Terra e partiram. Na Igreja, os cristãos atribuíram um sentido novo a esse gesto de recordar dos entes falecidos: a certeza da ressurreição que Jesus Cristo nos garante pela sua palavra e sua vida.

Podemos pensar nossa vida como uma enorme viagem. Neste mundo, todos somos viajantes, caminhando todos os dias por lugares novos, conhecendo pessoas diferentes e vivenciando diversas experiências. Quando viajamos com responsabilidade, nossos caminhos são frutuosos, floridos, não sem pedras e espinhos, é verdade, mas encontramos em cada passo motivos novos para agradecer a Deus pela bonita viagem que se chama VIDA.

Pensando nessa viagem que todos estamos a fazer, lembramos no Dia de Finados também a tantas pessoas que passaram por aqui, fazendo sua viagem da vida e voltaram para casa. Sim, porque ao final da viagem, todos voltaremos para casa. E onde é nossa casa? Junto de Deus, no colo amoroso e misericordioso de Deus. E este é precisamente o sentido de celebrar um dia em recordação dos fiéis defuntos: a certeza que temos de que ao final desta bela viagem da vida, crendo no amor e no perdão de Deus, confiamos a Ele as pessoas que amamos, sem deixar de lembrá-las com amor.

Alguns gestos são comuns nesse dia, como, por exemplo, o gesto de levar flores aos túmulos de nossos entes queridos. Esse gesto simboliza nosso carinho e amor pelas pessoas que passaram pela nossa vida fazendo a diferença. Além disso, as flores simbolizam a vida, que não termina na morte, mas se renova. Como reza a Liturgia da Igreja, no ritual das exéquias: “Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito nosso corpo mortal, nos é dado nos céus um corpo imperecível”.

O Dia de Finados é um convite a todos nós para que vivamos com fé e alegria a nossa vida, tendo sempre presente que nossa passagem pelo mundo é um momento bastante curto, mas que nascemos para algo muito maior e mais duradouro: a vida junto de Deus, que nos ama e nos fez por amor e para o amor.

Neste mês celebramos também o II Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco no dia 19 de novembro de 2017. O Dia Mundial dos Pobres desafia a todos como Igreja, e ainda mais, como sociedade, a olharmos ao nosso redor e percebermos tantos irmãos e irmãs que sofrem por conta da desigualdade social e das diversas formas de discriminação. Não podemos, como cristãos, ser indiferentes ao sofrimento das outras pessoas. A indiferença e a insensibilidade são faltas graves em nossa vida de fé e o principal remédio contra essas atitudes é uma vida baseada no amor-doação.

Recordamos também nossa falecida aluna, Fernanda Armendaris Corrêa, do curso de jornalismo em que a missa de 7° dia ocorreu na quarta, 31/10, com participação dos colegas, amigos e professores. Acreditamos na ressurreição e na vida, pedimos que o Senhor abra as portas do céu para ela. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?