/ Notícias / Convite à Reflexão
Convite à Reflexão
02.10.2018 | 18:20 | #capelania-e-identidade-crista
Convite à Reflexão
Sínodo “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”

Paz e Bem, galera! Hoje vamos bater um papo sobre o Sínodo dos Bispos, que ocorrerá neste mês de outubro, e que vai falar sobre as Juventudes. Vamos dar uma olhada sobre o tema e as intenções que a Igreja tem ao abordar a realidade juvenil e a dimensão vocacional presente nessa etapa da vida. Bora lá?

O que é um Sínodo?

A palavra sínodo vem do latim sinodus, e quer dizer “encontro”, “reunião”, ou em sentido mais amplo “fazer um caminho juntos”. É um encontro dos bispos convocado pelo Papa para tratar de assuntos considerados importantes para a caminhada da Igreja.
Daí os sínodos serem preciosos acontecimentos na vida de nossa Igreja.

O Papa Francisco, juntamente com os Bispos representantes das Igrejas do mundo inteiro, terá um tempo para debater e refletir sobre a temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Este tema nos atinge de cheio, no bom sentido da expressão. Somos jovens e caminhamos na direção de uma fé sempre mais madura e autêntica (deve ser nosso desejo, ao menos). Como caminhantes, devemos optar pelos caminhos que nos farão felizes, nos realizarão como pessoas humanas. 

Estamos numa fase da nossa vida em que as possibilidades de escolha estão o tempo todo batendo à porta do nosso coração: que caminho seguir? Que direção tomar? Qual é minha missão? São questões como essas que, muitas vezes, nos tiram o sono, não é mesmo? Por causa desses elementos que constituem nossa fase existencial, o Sínodo ligará os três temas: juventude, fé e vocação.

O Papa Francisco, na sua carta aos jovens por ocasião da apresentação do documento preparatório para a 15ª Assembleia dos Bispos, nos diz o seguinte:

“Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!» (Gn 12,1). Hoje estas palavras são dirigidas também a vós: são palavras de um Pai que vos convida a sair a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha”.

O convite do Papa é muito claro: deixar nossa terra, ou seja, deixar nossa comodidade, nossas maneiras preconcebidas de pensar a realidade. Sair em busca de nossos ideais com coragem e responsabilidade. Assumir a nossa missão. Mas para tudo isso, é necessário DISCERNIMENTO.

Discernir à luz da fé

Se precisamos assumir nossa missão no mundo, precisamos antes compreender qual a missão que temos. O que Deus me chama a fazer, a ser no mundo atual? O discernimento exige de nós uma escuta da vontade de Deus. E onde é que Ele fala?
Como nos fala? Isso cada um de nós deve desenvolver a sensibilidade de perceber. Deus pode me chamar de muitas formas, para as mais variadas missões. Ser pai, ser mãe, ser padre, ser irmã religiosa, ser irmão religioso, ser leigo a serviço da comunidade... Tudo nos vem de Deus e é para Ele que devemos olhar se quisermos responder com sinceridade ao seu chamado.

Vamos rezar para que esse Sínodo traga muitas luzes para a Igreja, no sentido de compreender os jovens e deixar-se tocar pelos desafios que os tempos trazem à vida eclesial em relação à evangelização da juventude.

Lembrando que o Sínodo começa dia 03 e vai até o dia 28 de outubro, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.

São João Bosco, padroeiro dos jovens, interceda por todos nós. Sejam abençoados! Paz e Bem!
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?