/ Notícias / LEPS/UCPel seleciona alunos para novo projeto sobre acolhimento de imigrantes e refugiados na região
LEPS/UCPel seleciona alunos para novo projeto sobre acolhimento de imigrantes e refugiados na região
LEPS/UCPel seleciona alunos para novo projeto sobre acolhimento de imigrantes e refugiados na região
O Laboratório de Estudos Psicossociais Cidades Seguras e Direitos Humanos (LEPS) seleciona estudantes de Psicologia e Pedagogia para integrar novo projeto, intitulado Clínica da Interculturalidade. As inscrições, via e-mail, ocorrerão entre primeiro e 05 de outubro. O LEPS é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel).

Atendimento psicológico e na área de educação a imigrantes e refugiados estão entre os principais objetivos do novo projeto do LEPS. Segundo a coordenadora do grupo, professora Márcia Esteves de Calazans, o trabalho pretende contribuir para estratégias de acolhimento e integração na região sul, principalmente em Pelotas. "Os atendimentos se darão por meio de escuta qualificada que considera a dimensão cultural na busca do equilíbrio dinâmico da pessoa", explica.

O modelo de atendimento se baseia em um dispositivo clínico utilizado na rede de saúde pública de Québec, no Canadá. Formado por terapeutas de diferentes profissões e origens culturais, o grupo de intervenção funciona como um envelope cultural, que protege e promove espaço de transição entre dois mundos. "A ideia é, através de suporte psicológico e cultural, restaurar importantes aspectos da identidade", completa a coordenadora.

Alunos interessados por pesquisa no âmbito da psicologia social e cultural, imigrações, fronteiras e multiculturalismo podem se inscrever. No ato da inscrição, o candidato deve enviar o link do Currículo Lattes e carta de motivação, com trajetória acadêmica e interesse pelo projeto e LEPS, para o e-mail lepscidadesseguras@gmail.com. Os critérios de seleção e o processo completo podem ser conferidos no edital, disponível aqui.

O LEPS Cidades Seguras e Direitos Humanos acolhe diversas áreas do conhecimento. No novo projeto, as linhas de pesquisa "Gênero, Raça, Classe e Políticas Públicas" e "Violências Urbanas, Cidades Seguras e Saúde Mental" se interseccionam entre diversos tipos de discriminações sofridas pelas minorias.

Redação: Piero Vicenzi


Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?