/ Notícias / Odontologia da UCPel realiza 160 procedimentos cirúrgicos em primeiro semestre de práticas
Odontologia da UCPel realiza 160 procedimentos cirúrgicos em primeiro semestre de práticas
12.09.2018 | 15:31 | #odontologia
Odontologia da UCPel realiza 160 procedimentos cirúrgicos em primeiro semestre de práticas
Cerca de 160 cirurgias odontológicas foram realizadas pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no primeiro semestre letivo. Em aulas práticas das disciplinas de Clínica Cirúrgica I e II, os alunos executaram extrações dentárias, biópsias e remoção de patologias em 72 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o professor responsável pelas cirurgias, Lucas Borin Moura, a extração dentária ainda é um dos procedimentos mais realizados entre cirurgiões dentistas. Por isso, é importante que o estudante tenha uma base consolidada para, no futuro, executar um procedimento menos invasivo e reabilitar o paciente. "O profissional irá enfrentar essa realidade na prática privada e também em serviços públicos", diz.

Por ser o primeiro ano das práticas, os alunos realizam procedimentos simples. Mas, cirurgias complexas integram os planos do próximo ano de atividades, como a extração de dentes sisos, por exemplo. "Embora executado pelo estudante, sempre há um professor especializado supervisionando e planejando o tratamento em conjunto", explica Moura.

A acadêmica do 6º semestre, Pãmela Porto, destaca a aplicação prática multidisciplinar das aulas teóricas e a supervisão dos professores no incentivo à tomada de decisões como diferenciais da atividade. "Temos que unir a teoria e prática para solucionar as complicações que surgem ao longo do tratamento do paciente", completa. 

Nesse semestre, os atendimentos prestados pelos estudantes ocorrem nas quintas-feiras e sextas-feiras pela manhã e tarde, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite. Antes do tratamento, o paciente passa por triagem e avaliação geral da saúde e do caso. Segundo o professor, o serviço prestado é uma opção a mais para a demanda de Pelotas, com ausência de fila de espera. "Em menos de um mês o paciente é atendido, avaliado e realiza o procedimento cirúrgico, se for o caso", acrescenta.

O Campus Dr. Franklin Olivé Leite está localizado na Avenida Fernando Osório, 1586. Todo atendimento prestado pela UCPel é gratuito.

Redação: Piero Vicenzi

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?