/ Notícias / Gestor do Tecnopuc fala sobre ecossistemas de inovação na UCPel
Gestor do Tecnopuc fala sobre ecossistemas de inovação na UCPel
12.09.2018 | 14:43 | #edr #ciemsul
Gestor do Tecnopuc fala sobre ecossistemas de inovação na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu visita do superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Luís Audy, na noite desta terça-feira (11). Durante agenda no município, o representante da PUC conheceu o Pelotas Parque Tecnológico e palestrou para pesquisadores, professores e empreendedores sobre ambientes de inovação e parques tecnológicos.

:: Clique na foto para ver outras imagens

Audy aprovou o modelo adotado pelo Parque em Pelotas. A visita foi uma oportunidade para trocar experiências sobre áreas de inovação. “95% dos parques tecnológicos no Brasil ainda são ligados às universidades. Mundialmente, vemos um movimento em que os parques estão se descolando do próprio conceito de áreas tecnológicas”, disse. 

Na avaliação do coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves, a visita foi excelente devido o conhecimento do gestor da Tecnopuc em inovação e tecnologia. “Ele pode ver o que estamos fazendo em Pelotas. Aqui, ao contrário da capital, o parque já nasceu reunindo as universidades e instituições”, pontuou. 

Para a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, um dos pontos interessantes da atividade foi conhecer como está ocorrendo o projeto de unificação das três universidades de Porto Alegre em prol da inovação. “Foi possível observar modelos para pensarmos formas de qualificar a articulação entre as instituições daqui”, disse.  

O secretário de desenvolvimento, turismo e inovação (Sdeti), Fernando Estima, explicou que o modelo pelotense levou em consideração características como o polo educacional existente em Pelotas. “A cada ano recebemos cerca de 30 mil estudantes e precisamos contagiar esses jovens através da criação de oportunidades”, comentou.

Audy foi recepcionado pelo reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, antes da palestra realizada na Universidade. Também cumpriu agenda com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e com a diretora executiva do Parque, Rosâni Ribeiro. A atividade reuniu diversos professores e pesquisadores da UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Aliança Pelotas e empresas incubadas e empreendedores.  

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?