/ Notícias / Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel integra ações do Dia do Patrimônio
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel integra ações do Dia do Patrimônio
07.08.2018 | 10:23 | #arquitetura-e-urbanismo
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel integra ações do Dia do Patrimônio
Durante três dias, Pelotas celebrará as belezas da sua história. Mais um Dia do Patrimônio ocorrerá de 17 a 19 de agosto com atividades diversificadas. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participa do evento proposto pela Secretaria de Cultura, que tem como tema “Pelotas Imaterial: saberes, fazeres e ofícios”. Palestras, circuitos e oficinas ocorrerão durante os três dias e serão gratuitas.  

A graduação da UCPel será responsável pela realização de palestras e oficina. No dia 16 de agosto, às 19h, na Sala 407C do Campus I, ocorre duas conversas. A professora Daniele Luckow tratará do tema Apresentação do Projeto Pelotas de Papel, às 19h. Logo após, às 20h15, o professor Ricardo Mendéz abordará o tema Tecnologia Digital e Patrimônio Arquitetônico de Pelotas. 

No dia 17 de agosto, acadêmicos e docentes da UCPel promovem a oficina Pelotas de Papel, com montagens de maquetes. A atividade ocorrerá às 15h na Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, localizada na Praça Coronel Osório, 2.

De acordo com a docente da UCPel, Daniele Luckow, as palestras irão abordar temas conceituais e suas aplicações no uso de recursos digitais na modelagem e planificação de edifícios patrimoniais. A oficina do dia 17 será voltada para alunos de séries iniciais de escolas públicas e privadas. “Através da construção de maquetes dos edifícios, será possível promover a apropriação e valorização do patrimônio cultural”, completa a docente.  

Promovido desde 2013 pela Secretaria de Cultura, a iniciativa auxilia à disseminação do patrimônio arquitetônico do município, através da divulgação da história da cidade às futuras gerações e ao público em geral. Para acadêmicos da UCPel que participam como monitores nas oficinas e em visitas guiadas, o Dia do Patrimônio proporciona vivência no tema e reforçam o aprendizado sobre a importância da cidade no cenário nacional.

Antecede o Dia do Patrimônio a realização de conversas, envolvendo o universo do patrimônio imaterial, sua importância e preservação. Além dos encontros prévios desde o mês de maio, a programação do evento inclui visitas guiadas a museus e atividades culturais ao ar livre. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis no link do evento. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?