/ Notícias / Plataforma para contratação de profissionais da construção terá apoio do Ciemsul/UCPel
Plataforma para contratação de profissionais da construção terá apoio do Ciemsul/UCPel
13.07.2018 | 11:31 | #edr #ciemsul
Plataforma para contratação de profissionais da construção terá apoio do Ciemsul/UCPel
A ideia de facilitar a contratação de profissionais da construção civil motivou o acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Samuel Holz, a criar a FacilitaPRO. Aprovada para incubação interna, a startup contará com aporte do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul).

Através da plataforma, o empreendedor pretende reunir profissionais especializados em todos os níveis da construção: da aprovação de projeto a um serviço manual. "Vai de pedreiro, pintor, arquiteto, topógrafo, geólogo, construtora, empreiteira, engenheiro civil e elétrico", completa.

Para solicitar o serviço, o interessado deverá acessar o site, com versão adaptada para celulares, e responder um questionário, com objetivo de detalhar a demanda. Após, o pedido será encaminhado aos profissionais especializados na área. Aqueles que aceitarem a solicitação poderão contatar o cliente. "Será uma forma de comparar diversos orçamentos e escolher o melhor custo-benefício", explica.

A plataforma irá ofertar o serviço de forma gratuita aos clientes. Já os profissionais, apesar de se cadastrarem sem custo, pagarão uma taxa de até 50 reais para entrar em contato com o consumidor. Além disso, deverão encaminhar documentação para comprovar antecedentes criminais, a não restrição junto ao SPC e a experiência profissional. "O objetivo é a contratação de profissionais qualificados para a satisfação do cliente", afirma.

Conforme o acadêmico, uma pesquisa de mercado apontou que o principal fator para buscar um serviço online é a confiança. "Exigir comprovação dos profissionais é um diferencial da FacilitaPRO", frisa. Os profissionais ainda terão um perfil na plataforma para publicar informações como currículo, indicações de outras empresas, fotos e avaliações dos usuários.

Sem data definida para o lançamento do site, Samuel trabalha na captação de profissionais para pré-cadastro. Os interessados podem preencher nome, e-mail e telefone de contato na página www.facilitapro.com. Também, busca um programador para entrar como sócio na empresa no desenvolvimento da plataforma.

A mentoria e o apoio administrativo oferecido pelo Ciemsul motivou Samuel a buscar a incubadora. "Já vi muitas empresas incubadas formadas com sucesso", pontua. Outra parte é o networking entre as startups, em função do modelo coworking oferecido. "Conhecer pessoas nessa área é justamente o que eu preciso", completa o acadêmico.

Pela aprovação no modelo interno, FacilitaPRO utilizará o espaço físico da incubadora no Pelotas Parque Tecnológico, a partir de agosto. A fase inicial, de pré-incubação, terá duração de seis meses e servirá para validar o modelo de negócio. Após, o empreendimento começará a ser impulsionado por 18 meses e poderá ser estendido para 24.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?