/ Notícias / Curso de Engenharia Civil da UCPel comemora 50 anos de história
Curso de Engenharia Civil da UCPel comemora 50 anos de história
30.05.2018 | 12:43 | #engenharia-civil
Curso de Engenharia Civil da UCPel comemora 50 anos de história
Pioneiro no interior do Rio Grande do Sul, o curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebra, em 2018, 50 anos de história. Para dar início as comemorações, uma Missa em Ação de Graças será realizada na quarta-feira (06), às 18h, na Capela do campus I da Universidade.

Palestras, descerramento de placa, audiência pública e jantar darão continuidade ao aniversário até setembro. De acordo com o professor do curso, Gilberto Cunha, eventos acadêmicos e sociais buscarão motivar a comunidade universitária e geral. "Teremos duas palestras sobre as reformas dos estádios da copa do mundo de 2014 e uma motivacional na área da engenharia", conta.

Para o coordenador do curso, professor Ricardo Terra, a graduação da UCPel sempre se diferenciou por possuir laboratórios referência na região. "O curso iniciou com um laboratório de análise de materiais, ativo até hoje como um dos mais atuantes no sul do estado", afirma. Além disso, foi também pioneiro na criação do Escritório Modelo - sendo o primeiro do país ainda em funcionamento.

De acordo com o professor Marco Antônio Moreira, os laboratórios do curso são responsáveis por certificar importantes obras em Pelotas e região. "Obras como estradas, edifícios e até mesmo aterro do Shopping Pelotas passaram pelo nosso controle tecnológico", comenta. Trabalhos de extensão com outras prefeituras também estão na lista de ações do curso, como a revitalização do Porto de Santa Vitória do Palmar, da Igreja de Piratini e do Hospital de Pedro Osório.

Outro diferencial conquistado ao longo de meio século de história, apontado pela professora Christiane de Freitas, são os professores atuantes no mercado de trabalho. "Tudo isso, somado ao serviço prestado oportuniza aproximação do acadêmico com empresários e o meio profissional", complementa.

E, para continuar sua trajetória de conquistas, o curso de Engenharia Civil da UCPel se programa para estar alinhado com os modelos mais modernos do país, conforme fala o coordenador. "Estamos em busca de novos laboratórios, equipamentos e qualificação de salas de aulas. O atual momento é de inovação tecnológica", finaliza.

História e Memória

Em 1967, o engenheiro Isidoro Halpern foi convidado, pelo então reitor da UCPel, Dom Antônio Zattera, a organizar e coordenar um curso na área de ciências exatas e tecnologia. Um ano depois, em 04 de junho de 1968, o curso de Engenharia Civil da Católica se tornou reconhecido, através do decreto 62.817.

No decorrer de 50 anos, destaca-se por possuir um dos melhores laboratórios de Resistência de Materiais da região sul do Estado, aliado a outros, como Laboratório de Instalações Hidrossanitárias, Conforto Ambiental, Topografia, Geotecnia e Computação Gráfica. Já a interação com a sociedade, através de grande atuação em questões técnicas, é um dos diferenciais da constituição do Escritório Modelo de Engenharia.

E, para manter viva essa história, o curso pretende construir memória afetiva entre as diferentes épocas, através da internet e redes sociais. Em breve uma fanpage será lançada para integrar e interagir testemunhos e fotografias de alunos e ex-alunos, professores e profissionais.

Confira a programação de atividades

Missa em Ação de Graças
Local: Capela do Campus I
Data e horário: 06 de junho, às 18h

Palestra "Técnicas de reparo estrutural - o estudo de caso do Estádio Maracanã", com Dennys Maicon Frank
Local: Auditório Dom Antônio Zattera
Data e horário: 11 de junho, às 19h

Palestra "A engenharia e seus desafios", com João Morsch
Local: a confirmar
Data e horário: 31 de julho, às 19h

Descerramento de placa
Local: Jardim do Campus I
Data e horário: 07 de agosto, às 17h

Palestra "Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão", com Antônio Sérgio de Resende
Local: Auditório Dom Antônio Zattera
Data e horário: 20 de agosto, às 19h

Audiência Pública
Local: Câmara de Vereadores de Pelotas
Data e horário: a confirmar

Jantar/festa
Local: San Sebastian - Salão de Eventos
Data e horário: 22 de setembro, às 20h

Redação: Piero Vicenzi

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?