/ Notícias / Acadêmicos da Odontologia utilizarão impressora 3D para confecção de biomodelos
Acadêmicos da Odontologia utilizarão impressora 3D para confecção de biomodelos
29.05.2018 | 13:06 | #odontologia
Acadêmicos da Odontologia utilizarão impressora 3D para confecção de biomodelos
Começaram os testes para utilização da impressora 3D na construção de guias cirúrgicos odontológicos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir da nova tecnologia, casos clínicos atendidos por acadêmicos do curso de Odontologia poderão contar com o apoio da ferramenta para a recomposição do design do sorriso do paciente.

Responsável pelas primeiras impressões, o professor do curso de Odontologia, Gregori Boeira, explica que a utilização da impressora ocorrerá assim que a primeira turma do curso avançar para os últimos semestres da graduação. “Em um primeiro momento, vamos utilizá-la para fazer enceramento. Em casos mais complexos, a impressora será usada mais adiante”, explica. 

Através do enceramento em software, utilizado para a realização de planejamento virtual, será possível redesenhar o sorriso do paciente digitalmente para logo em seguida realizar a impressão. De acordo com Boeira, a partir do plano de tratamento, a impressora imprime guias cirúrgicos que demonstram a posição correta dos implantes. “Através da tecnologia consigo ainda determinar outro tamanho para os dentes,visando uma nova formação para o sorriso do paciente”, complementa.

A impressora 3D adquirida pela UCPel imprime através de filamentos. A prótese dentária impressa, por exemplo, poderá ser utilizada como prova para melhor adequação da prótese final. O docente ainda frisa que dentistas terão que conviver cada vez mais com a tecnologia em consultórios. “Nossos acadêmicos terão vantagem em já ter esse contato durante a formação. Normalmente, estudantes das faculdades de odontologia do Brasil não têm acesso a esse tipo de tecnologia”, comenta. 

Outro ponto positivo do uso da tecnologia na odontologia é a agilidade no processo, reduzindo o tempo entre enceramentos e provas. A impressora 3D pode ser utilizada para a dentística, voltada para devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética; ou no caso de cirurgias guiadas, como a cirurgia de buco-maxilo-facial. Os modelos impressos proporcionais auxiliam a simular o que será aplicado na boca.  

Além disso, o uso da impressora poderá associar diversas áreas da odontologia, como dentística, prótese e implantodontia. “Poderemos oferecer aos acadêmicos uma interdisciplinaridade maior”, completa Boeira. Ainda de acordo com o docente, a tecnologia torna os processos odontológicos acessíveis devido aos baixos preços dos materiais utilizados.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?