/ Notícias / Importância da produção de conhecimento por assistentes sociais é enfatizada na UCPel
Importância da produção de conhecimento por assistentes sociais é enfatizada na UCPel
16.05.2018 | 16:23 | #servico-social
Importância da produção de conhecimento por assistentes sociais é enfatizada na UCPel
O Dia do Assistente Social na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi celebrado, na noite de terça-feira (15), com um debate sobre os desafios encontrados na prática profissional e a importância de produzir conhecimento visando uma atuação mais efetiva. O evento recebeu as doutoras Daiane Ugoski, Rosaura da Silva, Flúvia Bastos e Leonara Stelmake.
 
O compromisso com a classe trabalhadora, em meio a um cenário de retrocesso dos direitos sociais, mobilizou a categoria que lotou o auditório. Na abertura do evento, a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Carla Araújo, destacou a importância da união dos profissionais, além de enfatizar o quanto a produção de conhecimento pode contribuir na atuação do assistente social. “A partir das pesquisas é possível projetar ações mais eficientes”.

Através do depoimento das convidadas, que falaram de suas pesquisas no processo de especialização, a Roda de Conversa enfatizou a potencialidade da categoria em desenvolver pesquisas que contribuam na transformação social. “A pesquisa para o serviço social é um instrumento fundamental para uma intervenção que não se contente em apenas minorar as necessidades sociais dos usuários”, destacou a professora Vini Rabassa da Silva. Dessa forma, segundo ela, é possível identificar estratégias que contribuam com o desenvolvimento das pessoas.

Em sintonia com a proposta nacional para a Semana do Assistente Social, o evento ainda tratou sobre a necessidade da categoria resistir em meio a um cenário de precarização das condições de trabalho. Conforme Vini, o tema deste ano emerge da realidade atual, onde a população em situação de vulnerabilidade social enfrenta dificuldades para obter as condições adequadas de vida. “Nossa categoria tem o compromisso especial com a classe trabalhadora e vai resistir a esse retrocesso de direitos que tem acontecido nos últimos anos”.

O Dia do Assistente Social na UCPel foi promovido pelos grupos de pesquisa e extensão em Política Social, Cidadania e Serviço Social e Pesquisa em Política de Assistência Social - programas de transferência de renda e gênero do PPG em Política Social e Direitos Humanos - em parceria com o curso de Serviço Social e a 10º Seccional do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Redação: Manuelle Motta
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?