/ Notícias / Revista do PPGL/UCPel homenageia professor Hilário Bohn
Revista do PPGL/UCPel homenageia professor Hilário Bohn
Revista do PPGL/UCPel homenageia professor Hilário Bohn
Em homenagem à memória do professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel), Hilário Bohn, a Revista Linguagem & Ensino dedicou um  número do periódico a ele. O editorial conta com diversos textos do autor, além de relatar aspectos da sua personalidade.

A edição especial da revista reúne inúmeros textos de autoria e coautoria do professor. As pesquisas relatadas no periódico foram apresentadas no evento internacional e bilíngüe, realizado em 2016, em Montevidéu, denominado ‘I Simpósio Internacional Linguagens, Identidades, Corporeidades e Culturas Fronteiriças’. Os outros artigos que compõem a revista são de autoria de ex-orientados de Bohn e dialogam com as linhas de trabalho do professor, como linguagens, identidades, fronteira e alteridade.

Para o PPGL, o docente foi um dos responsáveis pela manutenção da nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Devemos muito a ele, pois orientou muitas pessoas no Brasil e no Uruguai, em diversos campos do estudo de linguagens”, conta o professor do PPGL, Adail Sobral. Além disso, Bohn esteve presente em eventos locais e internacionais, palestrando e ministrando minicursos em português e outras línguas.

Hilário Bohn era formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Obteve o título de mestre em Linguística Aplicada pela Indiana University School of Education, e doutor também em Linguística Aplicada pela School of Education da University of Texas. Foi sócio-fundador da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) e coordenador do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Foi presidente da Alab (1994-1996) e membro e vice-presidente da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA).

A revista pode ser acessada através desse link

Redação: Rafaela Rosa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?