/ Notícias / Pesquisador do PPGPSDH/UCPel publica artigo em livro sobre Paulo Freire
Pesquisador do PPGPSDH/UCPel publica artigo em livro sobre Paulo Freire
Pesquisador do PPGPSDH/UCPel publica artigo em livro sobre Paulo Freire
O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), César Augusto Costa, teve o artigo “O Alcance Teórico das Categorias ‘Exclusão e Libertação’ para a Questão Ambiental: Interlocuções entre Paulo Freire e Enrique Dussel” publicado. O trabalho compõe o livro “Educação Popular como Ato Político” (2018), da editora Karywa.

O artigo foi escrito em parceria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Loureiro. De acordo com o docente da UCPel, a pesquisa visa contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino-americano para a questão ambiental. “Paulo Freire e Enrique Dussel são referências, não somente na educação no Brasil e na Argentina, mas também nos movimentos sociais desses dois países”, explica.

César integra a linha de pesquisa Trabalho, Sociabilidades e Resistências Políticas do PPGPSDH da Católica. O pesquisador é dedicado à temática do pensamento social latino-americano e suas interlocuções com o padrão de sociabilidade e questões ambientais. 

O livro “Educação Popular como Ato Político” conta com produções de pesquisadores de todo o Brasil. Com lançamento marcado para maio, é resultado do II Fórum Paulo Freire Região Norte.

Redação: Piero Vicenzi 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?