/ Notícias / UCPel adere às metodologias ativas de aprendizagem
UCPel adere às metodologias ativas de aprendizagem
15.02.2018 | 15:20 | #medicina
UCPel adere às metodologias ativas de aprendizagem
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se prepara para receber um novo espaço voltado ao aprendizado em equipes. A sala 407C, no Campus I, está em obras para facilitar a adoção da metodologia Team-Based Learning (TBL ou aprendizagem baseada em equipe). Esse método de ensino já é utilizado em diversos lugares do mundo e tem foco na solução de problemas. 

O novo espaço vai contar com quatro telas e projetores. Nesse ambiente, os professores tornam-se mediadores do processo de aprendizagem, enquanto o aluno adquire autonomia e participa ativamente na construção do conteúdo. De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin, a adesão à TBL vem da “determinação em formar profissionais competentes em todos os aspectos: técnico, humano e ético”. 

O processo da TBL funciona a partir de um contexto ou situação analisado individualmente em um estudo prévio pelos alunos. Depois de responder a um conjunto de testes referentes ao contexto em questão, as escolhas individuais são compartilhadas e as equipes formadas. A partir disso, cada grupo discute as alternativas em busca de um consenso. Essas alternativas são debatidas por um ou mais professores para, então, serem apresentadas pelos estudantes no formato de oficinas, jogos ou dramatizações. 

E, para favorecer essa aprendizagem colaborativa, os professores também irão passar por treinamentos. Educadores de diversos cursos vão ser capacitados não só para a TBL, mas para metodologias ativas de aprendizagem. “A ideia é “diversificar e qualificar os processos educacionais de formação”, frisa Chatkin. Os primeiros alunos a trabalhar com a metodologia serão os de medicina, já no primeiro semestre de 2018. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?