/ Notícias / Alunos da Medicina passam a contar com aulas de anatomia em 3D
Alunos da Medicina passam a contar com aulas de anatomia em 3D
05.02.2018 | 17:47 | #medicina
Alunos da Medicina passam a contar com aulas de anatomia em 3D
Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contarão com um novo aliado nas aulas de anatomia: a Mesa Sectra. A partir deste semestre, os 180 calouros já poderão usufruir do aparelho que possibilita a compreensão da anatomia humana através de imagens tridimensionais, além de permitir a manipulação das imagens geradas e a exploração individual dos sistemas anatômicos.

O aparelho auxiliará a instrução dos discentes na disciplina de anatomia humana, tanto na parte teórica como na prática, visto que, além de ampliar as possibilidades de estudo, permite que a informação técnica seja partilhada por diversos acadêmicos simultaneamente, estendendo as possibilidades pedagógicas. De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UCPel, Regina Bosembecker, a ferramenta possibilita o aprendizado de múltiplas formas, acompanhando a tecnologia da área. “A Mesa Sectra irá enriquecer o ensino nas aulas de Morfofisiologia”, comenta.

Outro benefício da nova aquisição será a aproximação do acadêmico da UCPel, já no primeiro ano da graduação, com novas tecnologias de geração e manipulação de imagens corporais tridimensionais. Essa é uma realidade crescente e de aplicação prática nas ciências da saúde.  “O futuro médico terá a oportunidade de desmistificar a compreensão da anatomia humana através da visão tridimensional”, explica o professor de Morfofisiologia, Wladimir Duarte.

Na prática, o acadêmico terá acesso a todos os ângulos das estruturas estudadas, já que o aparelho oferecerá mais um recurso para o aprendizado. O aluno poderá estudar, por exemplo, os detalhes de um coração no interior do corpo virtual se utilizando do efeito de translucidez das paredes do tórax.

Redação: Rafaela Rosa

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?