/ Notícias / UCPel aplica prova do Vestibular 2018 para Medicina e Odontologia
UCPel aplica prova do Vestibular 2018 para Medicina e Odontologia
26.11.2017 | 14:27 | #medicina #vestibular #odontologia
UCPel aplica prova do Vestibular 2018 para Medicina e Odontologia
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou neste domingo (26) o Vestibular 2018 para os cursos de Medicina e Odontologia. A prova tradicional transcorreu com normalidade para cerca de 3 mil candidatos que disputam as vagas. Nesta edição, o processo seletivo teve índice de abstenção de 7%. 

A movimentação começou por volta das 6h30min com a chegada dos primeiros candidatos. Muitos deles viajaram em excursões exclusivamente para realizar a prova na UCPel. É o caso da estudante Georgia Andrade, que mora em Curitiba e entrou na disputa por uma das vagas para o curso de Medicina.  “A boa nota do curso, que foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com 4, é um dos pontos que me motivou a participar do vestibular aqui”, conta. 

Neste processo seletivo, o curso de Odontologia oferece 40 vagas. Já o de Medicina passou a ofertar 180 vagas, a partir do aval dado pelo MEC para expansão do curso, o que tornou a UCPel a maior escola médica do Rio Grande do Sul. A prova teve duração de 5 horas e foi composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Os candidatos puderam escolher entre três propostas de redação que trouxeram como tema a “Saúde gratuita no Brasil”, “O poder da mídia televisiva” e “Os laços parentais”. No segundo vestibular para Medicina, o estudante Gustavo Abreu afirma ter saído com uma boa expectativa da prova. “Achei que mudou bastante neste ano, principalmente Português e Literatura. Gostei, achei uma prova boa e melhor de fazer. Agora espero que dê tudo certo”, complementa.

Conforme a avaliação do coordenador do Vestibular da UCPel, professor Fabian Primo, o processo seletivo foi realizado com tranquilidade. “Tivemos o apoio e envolvimento da equipe de funcionários da Universidade e do Hospital Universitário, que auxiliaram em várias etapas do processo”. A segurança no andamento da prova também teve o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil, agentes de trânsito, Brigada Militar e Guarda Municipal. Uma equipe da Unimed também esteve presente, mas nenhuma ocorrência grave de atendimento foi registrada.

Recepção para acompanhantes

Uma estrutura para receber candidatos foi montada logo no início da manhã em frente ao prédio da UCPel. Durante a realização da prova, os acompanhantes dos vestibulandos também foram recepcionados no auditório Dom Antônio Zattera.

Durante as horas de espera, os familiares conheceram mais sobre a UCPel por meio de apresentações de projetos pedagógicos, projetos de extensão, cursos ofertados no processo seletivo e informações sobre crédito estudantil. 

Da cidade de Passo Fundo, a vestibulanda Ana Laura Afonso chegou acompanhada pelos pais que vieram apoiar a filha. “Também fizemos faculdade em Pelotas e conhecemos a tradição da UCPel. É uma forma de voltar no tempo, agora dando suporte na trajetória dela”, destacam Deise e Edegar Afonso. 

Provas, gabaritos, lista de aprovados e matrículas

Os gabaritos e as provas já estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br/resultados. Os aprovados serão conhecidos no dia 04 de dezembro.

A entrega de documentação e matrícula dos cursos de Medicina e Odontologia ocorrerá no dia 6 de dezembro, às 14h30min. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?