/ Notícias / Professora da UCPel participa de conferência sobre Ética, Medicina e Direito
Professora da UCPel participa de conferência sobre Ética, Medicina e Direito
21.11.2017 | 10:28 | #medicina #direito
Professora da UCPel participa de conferência sobre Ética, Medicina e Direito
A diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Ana Cláudia Lucas, participou do 11º Encontro de Comissões Técnico Disciplinares das UNIMED’s RS. Com o tema ‘Ética, Medicina e Direito’, Ana discutiu tópicos relacionados ao erro médico, ao termo de consentimento informado, ao prontuário médico e indicação de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs). 

A conferência contou com a presença de médicos integrantes das Comissões Ético Disciplinares das Unimed’s, advogados e integrantes das assessorias jurídicas dessas unidades. Conforme a docente, o convite para participar da ocasião surgiu pelo Presidente da Comissão Técnico Disciplinar da Unimed Federação RS, Guilherme Sander, ao reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior. “O convite foi feito ao reitor solicitando que a Católica nomeasse um representante para proferir uma palestra. Então, recebi de Bachettini o convite para realizar a explanação na Conferência”, explica.

Ana destaca que o encontro foi uma ótima oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos. “Os temas debatidos são relevantes na perspectiva da chamada Compliance Médica – exigência de que os profissionais da área médica conheçam e se comportem de acordo com as regras e normativas éticas e jurídicas. Desvio ético e/ou jurídico impacta na prestação de assistência à saúde, ocasionando danos à sociedade, aos profissionais na área da saúde, ao paciente, aos hospitais ou clínicas médicas, assim como às operadores de planos de saúde”, ressalta.  

O 11º Encontro de Comissões Técnico Disciplinares ocorreu na sexta-feira (17), na Unimed Federação RS, em Porto Alegre. 

Redação: Alisson Lopes 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?