/ Notícias / Estudo da UCPel é premiado em Congresso Brasileiro de Pediatria
Estudo da UCPel é premiado em Congresso Brasileiro de Pediatria
01.11.2017 | 19:11 | #medicina
Estudo da UCPel é premiado em Congresso Brasileiro de Pediatria
Uma pesquisa desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi premiada como melhor trabalho científico do Rio Grande do Sul apresentado no 38° Congresso Brasileiro de Pediatria. O estudo que recebeu Menção Honrosa foi realizado pelas docentes Milene Maria Saalfeld de Oliveira e Rosângela de Mattos Muller, juntamente com a acadêmica Carolina Capellaro. 

O propósito do trabalho “Perfil da situação vacinal na primeira consulta dos adolescentes no ambulatório de hebiatria” é avaliar a situação vacinal de adolescentes na consulta realizada no ambulatório do Campus Franklin Olivé Leite, além dos fatores associados à prescrição e atualização do calendário de vacinas.  De acordo com a médica pediatra, Milene Maria Saalfeld, a necessidade da pesquisa surgiu quando a equipe percebeu a baixa procura dos adolescentes por consultas médicas. “Na época do início da pesquisa, novas vacinas estavam entrando para o calendário e queríamos ver a aceitação e saber daquelas que já faziam parte do programa,” completa.

O estudo revelou que a maioria do público pesquisado não possui a caderneta de vacinas e muitos relataram ter perdido ou não saberem o local em que está guardada, desconhecendo a situação vacinal. “A família se preocupa em fazer as vacinas dos bebês e das crianças, mas quando se trata dos adolescentes há certo descuido. No entanto, devemos lembrar que nesta fase eles estão mais expostos às situações de risco e, portanto, devem manter as vacinas atualizadas”, observa. 

Através do trabalho, o grupo concluiu que é necessário a implementação de políticas públicas que estimulem os adolescentes e suas famílias a terem acesso à informação como forma de avaliar o risco de adquirir uma doença imunoprovável. A equipe destaca que essa é uma forma de motivar e sensibilizar a população para a importância de manter a caderneta vacinal do adolescente atualizada.

O 38º Congresso Brasileiro de Pediatria foi realizado em Fortaleza, no Ceará. Simultaneamente ocorreram  os Congressos de Ensino e Pesquisa; o Simpósio de Aleitamento Materno; o Congresso de Reumatologia Pediátrica e os Encontros dos Residentes e das Ligas de Pediatria.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?