/ Notícias / Docente do curso de Filosofia participa de congresso internacional
Docente do curso de Filosofia participa de congresso internacional
23.10.2017 | 16:26 | #filosofia
Docente do curso de Filosofia participa de congresso internacional
O professor do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Paulo Gubert, participará entre os dias 06 e 08 de novembro do V Congresso Iberoamericano sobre o pensamento de Paul Ricoeur, que ocorrerá na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo. Gubert será expositor na mesa-redonda intitulada “A Refiguração da Vida pela Narrativa”. Na mesma ocasião, o docente ainda será responsável por apresentar dois trabalhos. 

Em seu primeiro trabalho, intitulado “O perdão difícil: Ricœur sobre a relação entre vingança, justiça e reconhecimento”, o docente explica que embora a sociedade viva imersa em uma permanente realidade de tensões e conflitos, as experiências de reconhecimento por meio do perdão – que, neste contexto parecem impossíveis – são difíceis e raras. “Estas experiências, no pensamento de Ricœur, podem ser entendidas como tréguas, melhorias, ou ainda, como clareiras que, se não cessam com os conflitos, ao menos não permitem que a vingança e a violência tenham a última palavra”, explica. 

O seu segundo trabalho, intitulado “Da pluralidade à singularidade: a bioética em Ricœur e Engelhardt”, possui coautoria com o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Marcelo Bonhemberger. O artigo tem como objetivo ressaltar os pontos de aproximação entre Ricoeur e Engelhardt, demonstrando o ponto de interseção entre ambos os autores, especialmente por oferecer uma resposta ao desafio de como adequar a singularidade dos casos individuais à pluralidade de princípios éticos.  

Conforme explica o docente da Católica, na quinta edição do Congresso, a questão da hermenêutica em Ricœur abarca problemas éticos, tais como a questão do mal, da identidade pessoal, da responsabilidade, da ação e do reconhecimento mútuo. “O propósito do evento é estimular a comunidade pesquisadora, tanto em âmbito nacional, quanto internacional, a um aprofundamento em relação aos elos existentes entre a Hermenêutica e a Ética a partir da obra de Paul Ricœur, evidenciando seus desdobramentos filosóficos decorrentes destas reflexões”, informa. 

O V Congresso Iberoamericano sobre o pensamento de Paul Ricoeur visa aprofundar o debate sobre o pensamento do filosofo francês, reconhecidamente um dos mais importantes pensadores do século XX. Informações como inscrições, apresentação do evento e programação completa podem ser conferidas através deste site.   

Redação: Alisson Lopes

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?