/ Notícias / Desafios da educação no Brasil é tema de palestra na UCPel
Desafios da educação no Brasil é tema de palestra na UCPel
16.10.2017 | 18:56 | #edr
Desafios da educação no Brasil é tema de palestra na UCPel
O panorama educacional no Brasil foi tema do painel de encerramento do Cenários, Tendências e Desafios 2018, evento realizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A palestra foi ministrada pela consultora e ex-diretora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira de Castro Neves. 

A palestrante destacou dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na qual o Brasil se prepara para fazer parte em 2018. De acordo com a palestrante, o desempenho frágil dos estudantes brasileiros em matemática e português é uma das preocupações a respeito do ensino no país. No entanto, o cenário não é exclusividade dos brasileiros. Portugal e  Vietnan foram  países citados como exemplo por conseguirem reverter quadros semelhantes. 

A preocupação com a educação básica deve se estender às universidades, segundo a consultora da Capes, uma vez que dificuldades não sanadas na escola, principalmente em português e matemática, têm impacto negativo no desempenho dos universitários e contribuem para a evasão nas graduações. Ela ressaltou que profissões que precisam dessas matérias específicas, como as engenharias, acabam prejudicadas porque muitos estudantes desistem antes mesmo de completar o curso. “É preciso ter uma visão sistêmica e isso começa com esforços para reduzir lacunas na educação básica. Aqui mesmo no Brasil temos exemplos de escolas da rede pública que conseguiram reverter este quadro e elas devem servir de estímulo”, destacou. 

Carmen reforçou ainda que questões socioeconômicas não podem servir como uma forma de pré-determinar o destino acadêmico do aluno. Nesse sentido, ela afirmou que é preciso repensar as metodologias utilizadas no ensino atualmente, como aprender a trabalhar com múltiplas inteligências. “Nem sempre uma criança inquieta é uma criança indisciplinada. É uma questão delicada, mas os professores precisam estar preparados”, ressaltou. 

Ex-Diretora da Capes, Carmen Neves também é consultora, servidora pública federal, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?