/ Notícias / Docente da UCPel participa de Seminário na UERJ
Docente da UCPel participa de Seminário na UERJ
16.10.2017 | 18:31 | #servico-social
Docente da UCPel participa de Seminário na UERJ
A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Andrea Heidrich, participará nesta quinta-feira (19) do I Seminário Nacional de Serviço Social e Saúde Mental e Drogas: Políticas Públicas e Direitos Humanos, que ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Andrea será expositora na mesa-redonda intitulada “Política Pública de Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Serviço Social”. No mesmo evento, ainda será lançado o livro "Serviço Social, Saúde Mental e Drogas: Políticas Públicas e Direitos Humanos”, em que a docente é autora de um dos artigos que compõem a obra.

No evento, Andrea irá abordar o processo da reforma psiquiátrica brasileira através de um estudo sobre a trajetória do cuidado e da visão sobre a loucura na sociedade, as transformações desse significado até a atribuição de doença mental. Vai explorar, também, o percurso da preocupação com a loucura no Brasil, o surgimento dos primeiros hospitais psiquiátricos e das primeiras ações públicas de saúde mental. 

Sua participação como autora da obra coletiva "Serviço Social, Saúde Mental e Drogas: Políticas Públicas e Direitos Humanos”, consiste em um artigo que analisa a história da construção do movimento da reforma psiquiátrica brasileira, desde o surgimento, no final da década de 1970, até a implementação da Política Nacional de Saúde Mental. 

De caráter acadêmico e profissional, o evento é organizado por uma rede nacional de assistentes sociais e pesquisadores, que desde 2010 vem se articulando, constituindo e debatendo trabalhos acadêmicos em torno de pesquisas no campo da saúde mental e drogas. Conforme explica Andrea, o evento marca o resultado da articulação dos profissionais em Serviço Social na área abordada. “Neste espaço, conseguiremos traçar rumos e estratégias que beneficiam o fortalecimento da produção integrada sobre o assunto”, explica. 
 
O I Seminário Nacional de Serviço Social e Saúde Mental e Drogas conta com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ). Mais informações estão disponíveis através do link https://www.facebook.com/events/142500366334618/.

Confira a programação do seminário:

8h – Inscrição no Local e confirmação da Inscrição pela Internet (Gratuita)

9h – Mesa de Abertura: CFESS, ABEPSS, ABEPSS-Leste, CRESS-RJ, ENESSO, Faculdade de Serviço Social da UERJ, NEMLA-RJ e Comissão Organizadora.

9h30min – Conversatório 1:
Política Pública de Saúde Mental, atenção psicossocial e Serviço Social
Andréa Heidrich (UCPEL),
Eduardo Vasconcelos (UFRJ),
Marco José Duarte (UERJ),
Neilanza Mica Coe (UERJ),
Tathiana Gomes (UFF).
Coordenação: Rachel Gouveia (UFRRJ)

12h30min - ALMOÇO

14h -  Conversatório 2:
Desinstitucionalização em Saúde Mental e Direitos Humanos
Graziela Scheffer (UERJ),
Lúcia Rosa (UFPI),
Miriam Dias (UFRGS),
Rachel Gouveia (UFRRJ).
Coordenação: Tathiana Gomes (UFF)

16h30min - Coversatório 3:
Serviço Social, Drogas e Direitos Humanos
Raquel Coelho (UERJ),
Rita Cavalcante (UFRJ),
Warllon Barcelos (UEMG).
Coordenação: Marco José Duarte (UERJ)

18h– Lançamento do Livro/Seminário pela Editora Papel Social:
Serviço Social, Saúde Mental e Drogas. (Org.) Marco José Duarte, Rachel Gouveia e Tathiana Gomes (Noite de autógrafos com presença dos/as autores/as)

19h – Conferência Magna:
Balanço da Política Nacional de Saúde Mental, álcool e outras drogas.
Prof. Dr. Pedro Gabriel Godinho Delgado (FM/IPUB/UFRJ)

Redação: Alisson Lopes 
 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?