/ Notícias / UCPel promove seminários na 91° Expofeira Pelotas
UCPel promove seminários na 91° Expofeira Pelotas
04.10.2017 | 17:57 | #edr
UCPel promove seminários na 91° Expofeira Pelotas
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é parceira da 91° Expofeira Pelotas e promove três seminários no evento sobre temas relacionados à gestão pública, direito e segurança no meio rural. O evento será realizado na Associação Rural do município entre os dias 9 e 15 de outubro.

A parceria se formou devido ao estreitamento de laços que a Instituição teve com a Associação Rural de Pelotas depois do Programa Líder. O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Fábio Castro Neves, destaca que é essencial para uma universidade comunitária estar próxima da maior feira de agronegócio da região. “Precisamos estar inseridos nos meios que a nossa comunidade participa, e o agronegócio é essencial na nossa região”, comenta.

O primeiro seminário organizado pela UCPel recebe o título “Seminário de Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial”, e será realizado no dia 9 de outubro, no auditório Juntos para Competir. No primeiro painel, o professor da UCPel, Ezequiel Megiato, irá abordar a mecânica de desenvolvimento e a economia da região Sul. A segunda palestra será mediada pela direção da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), com o propósito de estimular o engajamento cívico e o protagonismo do empresariado. O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, também participa das atividades. Relatos das experiências na Prefeitura Municipal e no curso feito recentemente no exterior serão tópicos da sua fala. Quem encerra o primeiro dia é o ex-presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, com o tema “Brasil e RS: o que vem depois da crise”. 

O segundo dia de atividades traz o “Seminário Interdisciplinar de Direito Aplicado ao Agronegócio”. O professor Jairo Halpern irá falar sobre as leis e as responsabilidades que o empresário rural tem ao contratar terceiros para a prestação de serviços. O segundo painel será comandado pelo professor Igor Zibetti, e irá abordar as formas em que a sucessão de bens pode ocorrer. A última palestra será ministrada pelo professor Matheus Kuskoski e apresentará os contratos mais adequados para serem utilizados na área do agronegócio. Os painéis serão realizados no dia 10 de outubro, também no auditório Juntos para Competir.

A atividade que encerra a participação da UCPel na Expofeira será mediada pelos professores Fábio Raniere e Odiomar Teixeira, e terá como tema a “Gestão de Segurança em Propriedade Rural”. Os docentes irão abordar aspectos de gestão aliada à tecnologia e equipamentos que possam garantir a segurança do empresário rural. O painel será realizado no dia 11 de outubro, na Casa da Amizade.

A UCPel ainda apoia outros três seminários que completam a programação da feira. No dia 10 de outubro, das 9h às 17h30min, no Auditório Juntos para Competir, será ministrado o “III Seminário de Gestão Ambiental”. No mesmo dia, às 14h, no Núcleo Angus, o público poderá participar do “Seminário de Vitivinicultura”. No dia 12, às 14h, na Casa da Amizade, o seminário “Cenários da Produção Leiteira” encerra a jornada de eventos que contam com o apoio da Universidade. 

As atividades propostas pela 91° Expofeira Pelotas em parceria com a UCPel são gratuitas. 

Redação: Rafaela Rosa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?