/ Notícias / Evento da UCPel aponta tendências para o cenário de 2018
Evento da UCPel aponta tendências para o cenário de 2018
27.09.2017 | 11:37 | #institucional
Evento da UCPel aponta tendências para o cenário de 2018
Mapear alguns dos possíveis cenários para o ano de 2018 nas áreas Sociopolítica, Economia, Políticas Públicas, Inovação, Agronegócio e Educacional será o propósito da terceira edição do evento 2018 – Cenários, Tendências e Desafios. Marcada para ocorrer no dia 05 de outubro, às 14h, no Auditório Dom Antônio Zattera, a série de painéis proposta pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá contar com a presença de pesquisadores e profissionais de mercado aptos a traçar possíveis caminhos ao atual cenário instável do país. 

Abrirá a programação do evento a apresentação do panorama Sociopolítico. A diretora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), Elis Radmann, será a responsável por tentar identificar como a região sul enfrenta e enxerga o momento político instável do país. Devido sua experiência na gestão do Instituto, a socióloga poderá interpretar a movimentação sociocomportamental, socioeconômica e sociopolítica da região e do estado.

Na sequência, o tema a ser abordado será sobre Economia e Políticas Públicas. O Superintendente de Riscos e Economia do Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, e o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Felipe Garcia Ribeiro, serão os responsáveis por traduzir cenários que influenciam a vida de todos. “O professor Felipe vai mostrar formas de melhor direcionar a criação de políticas públicas para sua otimização, especialmente em momentos de restrição financeira”, adianta o professor da UCPel, Ezequiel Insaurriaga Megiato.  

Inovação e Agronegócio segue tendo espaço no evento como em anos anteriores.  Os convidados serão o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Paulo Gastal, e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ênio Giotto. De acordo com Megiato, o pesquisador da UFSM deverá criar um elo entre agronegócio e inovação. 

Finaliza o evento a participação da consultora, ex-diretora da Capes e egressa da UCPel, Carmen Moreira de Castro Neves. A convidada irá traçar um cenário educacional para 2018. Na avaliação de Megiato, o evento pode ajudar gestores a mapear a previsibilidade dos cenários a médio prazo. “Os dados abordados no evento podem ajudar nas definições do planejamento estratégico e auxiliar gestores a antever o cenário futuro a tempo de se preparar para ele”, pontua.  

O evento é voltado para gestores tanto da iniciativa pública quanto privada, lideranças da região, empresas, entidades de classe, acadêmicos e instituições. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site ucpel.edu.br/cenarios. As vagas são limitadas. 

14h – Abertura 
Professor Ezequiel Megiatto

14h15min 
Panorama Sócio Político - Elis Radmann - Diretora do IPO

14h45min
Painel 1 – Economia e Políticas Públicas
Alexandre Englert Barbosa - Superintendente de Riscos e Economia do Sicredi
Felipe Garcia Ribeiro - Professor e coodenador PPG em Economia da UFPel

16h15min – Intervalo 

16h30min 
Painel 2 - Inovação e Agronegócio
Paulo Gastal - Presidente Executivo do MBC - Movimento Brasil Competitivo
Ênio Giotto - Professor e pesquisador UFSM

19h  
Cenário Educacional
Carmen Moreira de Castro Neves - Consultora e ex-Diretora da CAPES

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?