/ Notícias / Professor do PPGL/UCPel finaliza estágio pós-doutoral
Professor do PPGL/UCPel finaliza estágio pós-doutoral
Professor do PPGL/UCPel finaliza estágio pós-doutoral
O professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), Adail Sobral, concluiu estágio pós-doutoral na Université de Paris VIII – Vincenne no mês de setembro. O trabalho intitulado "La philosophie première de Mikhaïl Bakhtine – indications de lecture” - A filosofia primeira de Bakhtin: indicações de leitura – ganhará versão em português e deverá ser publicado em breve. 

Durante o estágio pós-doutoral, o docente da UCPel desenvolveu um roteiro sobre o livro ‘Para uma filosofia do ato’, escrito pelo teórico russo da linguagem Mikhail Bakhtin, um dos responsáveis pela criação da concepção dialógica da linguagem. “Essa obra faz uma discussão filosófica sobre como uma filosofia primeira, ou seja, uma filosofia que sirva de base ao estudo filosófico dos seres humanos, deve descrever os atos humanos no mundo”, comenta.

O trabalho de Sobral destaca aspectos vitais do livro do teórico russo. “A base foi a francesa com tradução de trechos para o português, mas também foram consideradas duas versões em italiano, uma em inglês, uma em espanhol e uma em português (essa teve trechos reproduzidos para que o leitor possa identificar de que partes o livro fala)”, informa. 

O roteiro pretende facilitar a leitura do livro, considerado denso, em três níveis: panorâmico, que dá indicações gerais sobre o livro; analítico, que amplia o primeiro ao ir além da linearidade do texto e buscar suas interrelações; e um nível sintético, de discussão propriamente dita. De acordo com o docente, a compreensão do texto de Bakhtin vai auxiliar pesquisadores que trabalham com a concepção dialógica de linguagem. 

O professor da UCPel também coordena juntamente com a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Karina Giacomelli, o Laboratório de Estudos Avançados da Linguagem (LEAL) do PPG em Letras da Católica. 


Redação: Rita Wicth – MTB 14101 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?