/ Notícias / Evento na UCPel debate os desafios das políticas sociais em Cuba
Evento na UCPel debate os desafios das políticas sociais em Cuba
Evento na UCPel debate os desafios das políticas sociais em Cuba
Analisar o atual cenário das políticas sociais em Cuba é a intenção do painel que ocorre na próxima quarta-feira (30), às 19h, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para debater as transformações sociais e as políticas atuais da ilha socialista. O docente da Universidade Marta Abreu de Las Villas de Cuba, Jaime Ruiz, será o convidado do evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Católica e pelo curso de Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ruiz irá abordar quais são os desafios, impasses e as possibilidades junto a atual conjuntura cubana que coloca de um lado as intervenções da economia globalizada capitalista e, de outro, a viabilidade para manutenção e execução das políticas sociais em Cuba. O professor da UCPel responsável pela mediação do evento, César Costa, adianta que dentro da área da política social será feita avaliações sobre os desmontes dos direitos sociais brasileiros, levando em consideração o cenário econômico que está sendo enfrentado. 

O professor convidado também deverá abordar os desafios da realização do trabalho cooperativo em um regime socialista. “Hoje, existe um diálogo com a economia capitalista que coloca para o estado cubano novas questões, novas possibilidades. Nosso convidado vai retratar alguns cenários que o século XXI apresenta”, explica o docente da UCPel.  

A atividade integra uma série de eventos realizados pelo PPG em Política Social para promover o debate político no âmbito universitário. A expectativa de Costa é que o evento tenha boa participação do público, especialmente devido à oportunidade de demonstrar como outros países entendem as políticas sociais. “Esperamos que público, de fato, queira discutir e apresentar temas que possam refletir também a realidade do Brasil. Através do compartilhamento da realidade cubana, que tem políticas sociais avançadas nas áreas da saúde, educação e direitos socais, queremos contribuir com a visão de mundo do público presente”, programa.

O painel, intitulado “As Políticas Sociais de Cuba: limites e desafios”, ocorrerá na sala 425C do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373). Interessados em participar do evento podem realizar sua inscrição diretamente na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão do Campus I até o dia 30. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para quem deseja receber certificado de horas será cobrado o valor de R$ 6.

Redator: Alisson Lopes 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?