/ Notícias / UCPel sedia seminário sobre educação, profissionalização e cidadania
UCPel sedia seminário sobre educação, profissionalização e cidadania
16.08.2017 | 14:52 | #institucional
UCPel sedia seminário sobre educação, profissionalização e cidadania
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será palco do primeiro seminário sobre “Educação, profissionalização e cidadania: os desafios da socioeducação”. Promovido pela Rede Socioeducação, formada por profissionais que atuam na execução das medidas socioeducativas, profissionais da rede de saúde, educação e assistência, a atividade pretende discutir questões do atendimento dispensado aos adolescentes e seus familiares. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (18), às 8h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera.

De acordo com a assistente social do Centro de Atendimento de Semiliberdade (Casemi), Júlia Nogueira, para que a medida imposta atinja seus objetivos, é necessário provocar uma reflexão quanto à conduta infracional, proporcionando condições para que o adolescente consiga superar a conduta delituosa. “A importância em debater a temática é interessante para todos, poder público, privado e sociedade civil, visando que o atendimento dispensado aos adolescentes autores de atos infracionais seja adequado no que se refere ao caráter retributivo”, explica Júlia.

Também terá espaço no evento a apresentação das oportunidades e as perspectivas para adolescentes em conflito com a lei, especialmente no que se refere à educação, profissionalização e cidadania. O seminário conta com o incentivo da Promotoria da Infância e Juventude em discussões no Grupo Intersetorial da Rede Socioeducação, composta pela Secretaria de Assistência Social (SAS), Ministério Público (MP), Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) e Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente e a Criança (Oppac).

As inscrições para o seminário “Educação, profissionalização e cidadania: os desafios da socioeducação” serão feitas presencialmente na data do evento. Para mais informações acesse o link http://bit.ly/2vTH8uO.

Confira a programação:

8h30min – Credenciamento
9h – Abertura (Composição da mesa de autoridades e apresentação cultural: Atividade desenvolvida com os adolescentes internos do CASE Pelotas, através de parceria com a secretaria da cultura e associação do hip hop de Pelotas).
10h – Sinase (Silvia Helena da Silva Chaigar, especialista em Serviço Social da Família, pós graduanda em políticas públicas e socioeducação e facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz).
11h – Socioeducação em Cena (Edio Ranieri da Silva, doutor em Psicologia Social e Institucional).
12h – Intervalo para almoço.
14h – Medida Socioeducativa em meio aberto (Aline Crochemore Hillal de Maicá, especialista em atenção psicossocial no âmbito do SUS).
15h – Medida Socioeducativa em semiliberdade (Júlia Garcia Nogueira, especialista em Direito da Criança e do Adolescente e Facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz).
16h – Intervalo (Coffe break).
16h30min – Medida Socioeducativa de Internação (Fabiana Rosa Soares, especialista em saúde da família, especialista em educação inclusiva e facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz e Margarida Silveira, especialista em Direito Civil e Processual Civil).
17h30min – Encerramento.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?