/ Notícias / UCPel recebe professora da Universidade de Coimbra
UCPel recebe professora da Universidade de Coimbra
UCPel recebe professora da Universidade de Coimbra
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a pesquisadora e professora da Universidade de Coimbra, Tereza Cunha. A docente, referência em pesquisas sobre economias lideradas por mulheres, participou de um painel realizado no auditório Dom Antônio Zattera e falou sobre o Xiquite - um sistema de poupança utilizado em Moçambique. 

Com origem na língua Changana, a expressão Xiquite significa juntar. Esse foi o nome escolhido para uma prática econômica realizada pelas mulheres em Moçambique que permite que um grupo se una para juntar dinheiro com a finalidade de financiar determinados objetivos. É um sistema baseado sobretudo na confiança, pois as integrantes precisam estar comprometidas em garantir que todas as mulheres do grupo sejam beneficiadas. Essa poupança coletiva tem servido para que as mulheres da região consigam se organizar financeiramente e levantar investimentos para as necessidades da família.  

Para Tereza, a experiência das mulheres de Moçambique tem muito a ensinar para a sociedade, principalmente em um momento em que há uma necessidade de dar mais atenção a outras formas de economia, além da convencional. “Estudar e aprender com essas experiências pode nos ajudar a promover políticas públicas mais adequadas e próximas da realidade das pessoas”, ressalta. 

A pesquisadora nasceu em Angola e vive em Coimbra, Portugal. O projeto de pós-doutorado realizado por ela, chamado Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living, marca aspectos de Moçambique, África do Sul e também do Brasil. Um dos estudos foi desenvolvido na periferia de Porto Alegre. 

Após cumprir agenda de compromissos na última semana, a docente visitou a UCPel para participar de um painel e compartilhar experiências de pesquisas em economia solidária. A atividade fez parte do lançamento da obra coletiva “Solidariedade e Ação Coletiva: Trajetórias e Experiências", escrita com a colaboração da professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/ UCPel), Aline Mendonça. O painel também contou com a presença de outro autor da obra e integrante do grupo de pesquisa Ecosol , o docente da Unisinos, Luiz Antônio Gaiger. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?