/ Notícias / Professora da UCPel apresentará trabalho no Congresso dos Pesquisadores Negros
Professora da UCPel apresentará trabalho no Congresso dos Pesquisadores Negros
06.07.2017 | 11:24 | #institucional
Professora da UCPel apresentará trabalho no Congresso dos Pesquisadores Negros
A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Carla Avila, participará do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (III COPENE SUL). Com o tema “Negras e negros no Sul do Brasil – Desenvolvimento, Patrimônio e Cultura Afro-brasileira”, o evento dará destaque para a produção científico-acadêmica e saberes vivenciais de negros dos três estados da Região Sul. O encontro, que é itinerante, nesta edição ocorrerá de 10 a 13 de julho, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Consta na programação do evento a apresentação do artigo da docente da UCPel, intitulado “Quando todo mundo quer ser pardo, o que fazer? O controle social ao acesso das políticas de ações afirmativas nas universidades federais.” A apresentação ocorrerá em conjunto com a professora doutoranda em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cátia Barcellos. 

Conforme explica Carla, seu trabalho aborda temáticas como o ingresso em universidades através da política de cotas raciais e o problema das fraudes nessa política de reparação aos negros. “A lei 10639/2010 nos propicia construir espaços para o debate no meio acadêmico, sobre os dilemas das desigualdades raciais ainda existentes em nossa sociedade, que ainda precisa conhecer e reconhecer a diversidade constituinte de nossa cultura para assim aprendermos a respeitar o diferente”, comenta.

A programação completa do evento está disponível no site http://copenesul.com.br/, mesmo local em que as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho. 
 
Redator: Alisson Lopes

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?