/ Notícias / Curso de Farmácia da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC
Curso de Farmácia da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC
28.06.2017 | 16:29 | #farmacia
Curso de Farmácia da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC
O curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o conceito máximo de qualidade atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação da Católica foi avaliada in loco com a nota 5 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 529 cursos de graduação Farmácia existentes no país, menos de 5% possui o conceito máximo.  

O índice vai de 1 a 5 e é calculado a partir de quatro dimensões que levam em consideração itens como estrutura curricular, organização didática pedagógico, perfil do egresso, apoio ao discente, atuação do corpo docente, professores doutores, atuação do coordenador do curso, laboratórios e bibliografia disponível, por exemplo. A visita dos avaliadores do Inep ocorreu nos dias 22 e 23 de junho.

Para o coordenador do curso, professor Elemar Maganha, o comprometimento e o envolvimento de diversos setores da UCPel foram determinantes para o sucesso da análise. “Fomos avaliados em diversos itens dentro de quatro dimensões e devido à sinergia entre trabalho em equipe e estrutura da Universidade conseguimos atender todos os requisitos exigidos”, comentou.  

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, destacou que a obtenção do conceito 5 representa qualidade, aplicação do projeto pedagógico no dia a dia associado à qualidade docente e à excelente estrutura em laboratórios. A participação dos acadêmicos do curso em locais que prestam atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também foram determinantes na avaliação do reitor. 

Com mais de 50% de professores doutores, o curso de Farmácia obteve a excelente nota devido ao seu envolvimento com a comunidade. Os acadêmicos do curso têm espaço de atuação em Unidades Básicas de Saúde e no HUSFP. A próxima relação com empresas e indústrias da área também se reverte em experiência profissional para os estudantes do curso.   

A pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, lembrou da tradição do curso, que sofreu no final de 2013 uma reformulação em seu projeto pedagógico para se adequar ao novo perfil de farmacêutico solicitado pelo mercado. “Essa nota expressa que um projeto pedagógico atualizado é de extrema importância, visto que além da excelente avaliação temos um índice de empregabilidade de egressos altíssima”, destacou.  A pró-reitora ainda mencionou o investimento da UCPel na reformulação de laboratórios e da biblioteca, espaços importantes para a complementação da formação.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?