/ Notícias / Posto do Cejusc na UCPel realiza mais de 90 atendimentos no primeiro semestre
Posto do Cejusc na UCPel realiza mais de 90 atendimentos no primeiro semestre
26.06.2017 | 17:34 | #direito
Posto do Cejusc na UCPel realiza mais de 90 atendimentos no primeiro semestre
O Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), localizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou 95 atendimentos neste primeiro semestre. As principais demandas atendidas versaram sobre pensão alimentícia, divórcio, cobrança de aluguéis, casos de vizinhança e reclamação de consumidor.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito, professora Ana Luiza Berg Barcellos, na área de mediação familiar foram 60 atendimentos, sendo 21 exitosos, 9 inexitosos, 4 desistências e 26 marcados para ocorrer. Na Mediação Cível ocorreram 10 atendimentos, com 6 exitosos e 4 inexitosos. Foram registrados na área de Conciliação 25 atendimento, com 7 êxitos, 12 não conseguiram alcançar o sucesso e 6 ainda estão marcados para ocorrer. 

Um dos pontos positivos dos atendimentos realizados através do Cejusc é o restabelecimento do diálogo entre mediandos ou conciliandos. “Na justiça comum há um juiz que julga, já na autocomposição são os próprios mediandos ou conciliandos que decidem como querem resolver o conflito. Na autocomposição todos devem sair ganhando, o que é diferente de um processo judicial” avalia a docente. 

Boa parte dos atendimentos encaminhados ao Posto partem do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UCPel, principal espaço de atuação dos acadêmicos do curso de Direito. Nas sessões de mediações ou conciliação encaminhadas para o Cejusc, os assistidos permanecem sendo acompanhados pelos acadêmicos da UCPel durante todo o processo. 

A disponibilização desse serviço à população é uma parceria entre a UCPel e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O Cejusc representa a facilitação do acesso à justiça, incentivando o diálogo e alcançando a efetividade de direitos de modo célere e eficaz. O atendimento prestado é pré-processual e não e necessária a retirada de ficha. Também não é necessária a presença de um advogado e o atendimento é totalmente gratuito. 

O Posto do Cejusc na UCPel fica localizado no Prédio Santa Margarida, rua Padre Anchieta, 1.274, entrada pela rua Dom Pedro II. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação. Mais informações podem ser obtidas em ucpel.edu.br/vestibular.

Redator: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?